Blast from the Past

Relembre a sensação de enfrentar as máquinas do dr. Ivo Robotnik em um Master System com Sonic the Hedgehog

No início dos anos 90, a Sega  buscava de qualquer maneira reverter as maldades que fizeram com seu então mascote Alex Kidd   e prossegui... (por Ok em 18/05/2013, via GameBlast)


No início dos anos 90, a Sega buscava de qualquer maneira reverter as maldades que fizeram com seu então mascote Alex Kidd e prosseguir na luta contra o bigodudo concorrente Mario. Então, lançaram Sonic the Hedgehog para o Mega Drive em junho de 1991, deixando os fãs do Master System órfãos.  Mas esta orfandade não duraria muito, pois já em outubro do mesmo ano o game foi lançado para o console de mesa de 8 bits, e em dezembro para o Game Gear.

Um ouriço que marcou época

Que Sonic, o ouriço, é um dos maiores mascotes (e certamente o mais rápido) que o mundo dos games já teve não é novidade para ninguém. O raio azul marcou época em suas buscas contra a tirania do maléfico dr. Ivo Robotnik, ao mesmo tempo que salvava os animais presos nas entranhas metálicas criadas pelo cientista.

Esta é uma tela que não será esquecida.

E no port do primeiro game, o que consagrou o ouriço, para o hardware de 8 bits, Sonic continua com aquele esquema de sempre: percorrer mundos, subir em plataformas, derrotar inimigos e coletar esmeraldas e anéis para ajudar na jornada. Nenhum jogador estava completamente satisfeito até conseguir as seis esmeraldas do caos e assistir ao final diferente.

Eu não sei para você, mas para mim Sonic the Hedgehog para Master System marcou meu início no mundo dos games. Ainda me lembro daquele dia do ano de 1994 quando meus pais chegaram com uma caixa de algo chamado Master System. O videogame já vinha com um jogo na memória (em vez dos 192 de hoje em dia), e ver aquele pequeno ouriço azul correndo pela tela era algo quase mágico. Por muito tempo joguei meu Master System sem ter comprado um cartucho sequer.

Uma aventura extraordinária

Viajar pelos seis mundos de Sonic the Hedgehog era algo fantástico. Até mesmo os veteranos da versão para Mega Drive poderiam se divertir com a versão lançada para Master System e Game Gear, que em pouco diferia - apenas alguns cenários e os gráficos um pouco mais achatados, além dos chefes um pouco mais fáceis do que no console de mesa.

Para começar, as únicas zonas coincidentes nas versões de 8 e 16 bits são Green Hill, Labyrinth e Scrap Brain, e mesmo estas têm apenas os cenários semelhantes, pois o design das fases também é diferente. Ao todo são seis fases, cada uma com três etapas diferentes, mas todas as zonas possuem uma esmeralda do caos dentro de uma das próprias etapas, e todas as terceiras etapas consistem unicamente de uma batalha contra Robotnik em uma de suas máquinas.

A já citada Green Hill Zone é a clássica e imortalizada zona dos vales verdes, onde o ouriço é levado por várias colinas infestadas de robôs. A segunda etapa consiste de uma caverna subterrânea, e Robotnik aparece em sua clássica nave voadora.

Já na zona das pontes, Bridge Zone, Sonic terá de se cuidar para não cair de um dos muitos penhascos. Cair na água aqui é fatal, e a segunda etapa é conhecida por sua câmera que se move continuamente. Robotnik aparece em uma nave aquática que atira para cima.

Jungle Zone, a zona das florestas, possui uma coloração diferente de tudo aquilo que é visto no restante do jogo, com uma miríade de árvores escuras que trazem um tom sombrio ao jogo. Aqui também há um rio onde não é possível submergir, mas em algumas áreas mais rasas pode-se andar pela água, apesar da correnteza. Nas demais, apenas utilizando um tronco flutuante. A segunda etapa foca na subida por uma cachoeira e, na terceira etapa, Robotnik aparece em uma máquina voadora que atira bolas de canhão no caminho de Sonic.

A tão famigerada fase da água é a supracitada zona dos labirintos, Labyrinth Zone, que deixa todos os movimentos mais lentos e faz o ouriço prender a respiração quando submerso. Se ficar debaixo d'água por muito tempo, ele deverá emergir ou respirar em uma bolha de ar antes que a clássica contagem que aparece em sua cabeça chegue a zero. A segunda etapa conta com uma das esmeraldas mais difíceis de serem obtidas e Robotnik aparece na terceira etapa em uma nave submarina que atira ora para cima ora para baixo com mísseis.

Scrap Brain Zone, conhecida como a zona das cidades, coloca Sonic em meio a uma labiríntica metrópole cheia de bueiros de fogo e máquinas de teletransporte capazes de fazer aqueles dez minutos passarem mais rápido. Esta é a única zona onde não é possível derrotar Robotnik, como o ovalado foge em uma plataforma voadora antes de poder ser atacado.

Finalmente, a zona da base aérea, Sky Base Zone, é a única que conta com uma música tema diferente para a primeira e a segunda etapas, e um arranjo da música tema de Scrap Brain Zone para a terceira etapa. A ambientação também é diferente para cada etapa: plataformas realmente altas onde é necessário fugir dos raios e relâmpagos na primeira; uma fortaleza protegida por máquinas sentinelas na segunda, que não tem nem mesmo anéis disponíveis; e o interior da fortaleza com a batalha final contra Robotnik na terceira.

No entanto, ao final de tudo, depois de quebrar o domo de vidro que protege Robotnik na última etapa de Sky Base Zone, o ovalado cientista foge e se teletransporta. Neste momento dois finais são possíveis, dependendo do fato de Sonic ter conseguido ou não as seis esmeraldas. Certamente um game de marcar época, Sonic the Hedgehog, não importando a versão, merece sua tentativa. Tendo sido relançado em diversas plataformas, jogar este maravilhoso game não será uma tarefa mais difícil do que derrotar o dr. Robotnik.

Revisão: Mateus Pampolha
Capa: Wellington Aciole

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google