Ron Gilbert, co-desenvolvedor de Maniac Mansion lamenta o fechamento da LucasArts

A Disney, que possuia os direitos sobre todas as divisões da LucasFilm desde o ano passado, fechou a LucasArts . Após o anúncio do encerra... (por Elias Trizotti de Mattos Junior em 04/04/2013, via GameBlast)


A Disney, que possuia os direitos sobre todas as divisões da LucasFilm desde o ano passado, fechou a LucasArts. Após o anúncio do encerramento da produção interna e mudança das atividades apenas para licenciamentos, um dos nomes de peso na história da empresa se manifestou com pesar. Em seu blog pessoal, o programador Ron Gilbert publicou uma nota lamentando a "morte" do estúdio, onde trabalhou por anos e desenvolveu títulos adventure que são lembrados até hoje. Confira as declarações do ex-funcionário:
"Será sempre Lucasfilm Games para mim, nunca LucasArts". [...] É difícil para mim não ficar triste. Eu não trabalho lá desde 1992, mas ainda assim, era casa para mim. Eu cresci lá. Também foi lá que aprendi quase tudo que sei sobre criação de jogos. Lá fiz amigos ao longo da vida. Foram oito dos anos mais memoráveis ​​e influentes da minha vida. Eu não seria quem eu sou hoje sem a Lucasfilm Games".
Gilbert criou a SCUMM (Script Creation Utility for Maniac Mansion), engine que foi utilizada no desenvolvimentos de games icônicos games da LucasArts, como (obviamente) Maniac MansionThe Secret of  The Monkey Island Maniac Mansion 2: The Day of The Tentacle.


Publicações de diversos sites em 2012 afirmavam que Ron Gilbert temia principalmente pelo futuro da franquia Monkey Island (qual ele criou quando empregado na LucasFilm Games), pois essa poderia ser abandonada pela Disney. O programador inclusive cogitou em dezembro de 2012, em uma entrevista ao site Eurogamer, entrar em contato com a companhia para que obtivesse novamente os direitos sobre a franquia e pudesse criar uma nova aventura.

A Disney mudou o foco na área de videogames após verificar prejuízos. Pelo que se entende através de seu comunicado, é possível  que vejamos games baseados na franquia Star Wars sendo feitos no modelo de licenciaturas, mas, e quanto aos adventures que tiveram seu auge nos anos 90? Os veremos novamente, ou estes não representariam lucro suficiente para serem "ressuscitados"?



Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. É, acho que agora nunca mais veremos um novo desses clássicos adventures.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google