Mass Effect: possível retorno da franquia pode custar mais de 200 milhões de dólares, diz cofundador da BioWare

Em uma postagem nas redes sociais, Trent Oster também falou sobre o apoio crescente da base de fãs de Mass Effect.

em 06/11/2026
Após o anúncio da BioWare de que o estúdio estava fechando e que o novo projeto de Mass Effect havia sido cancelado, muitos fãs da franquia de RPG de ficção científica recorreram às redes sociais para descobrir como salvá-la. No entanto, o cofundador da BioWare, Trent Oster, apontou que tentar salvar a franquia poderia custar bastante dinheiro.

Após postagens no início desta semana dizendo que queria "reunir parte do grupo original novamente" após se sentir animado pelo apoio dos fãs, Oster foi ao seu perfil no X para explicar que salvar Mass Effect implicaria em um custo inicial superior a 200 milhões de dólares, pois os fãs iriam querer "o melhor do desenvolvimento AAA". Apesar disso, ele se mostrou confiante de que o jogo poderia ser desenvolvido por um valor menor do que esse.
"O componente assustador de Mass Effect é que o público vai querer o melhor do desenvolvimento 'AAA'. A estimativa é de custar mais de 200 milhões de dólares. Esse é um número grande para se comprometer logo de cara. Tem que haver um plano maior para a propriedade intelectual fazer a matemática funcionar.

Dito isso, acho que pode ser feito por bem menos do que esse valor, com uma abordagem disciplinada e uma equipe experiente."
A questão principal, no entanto, seria a disponibilidade da EA em abrir mão da propriedade intelectual de Mass Effect. O ex-produtor executivo da BioWare, Mark Darrah, acredita que a empresa pode estar disposta a se separar de Mass Effect no futuro, caso passe do "modo de controle de custos" para o "modo geração de receita", considerando monetizar a propriedade intelectual no futuro.

Fonte: Trent Oster (via X)
Siga o Blast nas Redes Sociais
José Carlos Junior
Estudante de Jornalismo, unindo duas paixões: escrita e videogames. Você também pode me encontrar no Instagram.