PS5

PlayStation 5 alcança 92,2 milhões de consoles vendidos e supera o PS3

8 milhões de consoles foram vendidos entre outubro e dezembro de 2025.

em 05/02/2026

A Sony divulgou na madrugada desta quarta-feira (5) seu relatório fiscal referente ao terceiro trimestre do ano fiscal de 2025 (outubro-dezembro), revelando que o PlayStation 5 ultrapassou a marca de 92,2 milhões de unidades vendidas globalmente desde o lançamento em novembro de 2020.


A tabela demonstra o grande impacto da pandemia e da escassez do console no primeiro ano e meio de vida do console. Após a estabilização da cadeia de suprimentos global, o PlayStation 5 vem demonstrando força no mercado. Com o desempenho alinhado ao de seu antecessor, o PS5 está apenas 2,2 milhões de unidades atrás do PlayStation 4 no mesmo período.

Com a atualização dos dados de vendas, o PlayStation 5 supera o histórico e controverso PlayStation 3, posicionando-se como o oitavo console mais vendido de todos os tempos e o quarto maior sucesso da família PlayStation. Ao que tudo indica, o aparelho deve ultrapassar as vendas do PlayStation 1 ainda em 2026. Além disso, dependendo do impacto de GTA VI e de um possível adiamento do PlayStation 6 para 2028, o console tem potencial para superar o PlayStation 4 no próximo ano.

Comparando os anos fiscais, entre outubro e dezembro de 2025, 8,0 milhões de consoles PS5 foram vendidos, o que representa um declínio de 15,79% em relação ao mesmo período do ano anterior. Naquela época, 9,5 milhões de unidades foram comercializadas, impulsionadas pelo lançamento do PlayStation 5 Pro em novembro de 2024.

O número também posiciona o PlayStation 5 como o console mais vendido do último trimestre de 2025, superando o Nintendo Switch 2, que fez 7 milhões no mesmo período. 

No setor de jogos, os números foram positivos. A Sony vendeu 97,2 milhões de cópias de jogos no trimestre, crescimento de 1,36% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Entre esses, 13,2 milhões foram títulos publicados pela própria PlayStation Studios, um aumento em relação aos 11,6 milhões do ano passado, números certamente impulsionados pelo lançamento de Ghost of Yōtei, lançado em 02 de outubro de 2025.

O número de usuários ativos mensais na PSN também subiu. A plataforma atingiu 132 milhões de jogadores ativos, 2,33% a mais do que os 129 milhões registrados no mesmo período do ano fiscal anterior.

O resultado positivo dos segmentos PlayStation e Sony Music fizeram as ações da empresa subirem 6% após a divulgação do resultado fiscal.

Não foram atualizados os números de vendas individuais de seus jogos. Olhando para o futuro, no último trimestre do ano fiscal de 2025 (janeiro/26 - março/26), a gigante japonesa tem Marathon encabeçando os títulos first-party, além de grandes projetos de parceiros, como Nioh 3 e Resident Evil Requiem.

Para o próximo ano fiscal, que se inicia em abril, a Sony abrirá o calendário com Saros, o novo título da Housemarque. A sequência do ano promete um fôlego contínuo de grandes lançamentos: Wolverine está previsto para chegar no trimestre seguinte, enquanto Grand Theft Auto VI deve encerrar o ano como o grande destaque da geração.

Fonte: Sony
Siga o Blast nas Redes Sociais
Matheus Oliveira
Entusiasta de games e cinema, sempre explorando novos gêneros e estilos enquanto acumula um backlog infinito. X e Instagram