Impressões: Tailside: Cozy Cafe Sim aparece no mundo dos cozy games com potencial de sucesso (e cheirinho de café)

O simulador de cafeteria consegue se manter dinâmico mesmo com um loop de gameplay repetitivo.

em 12/02/2026

Você é uma raposa que acabou de se mudar para uma cidadezinha-floresta na intenção de abrir uma cafeteria. Ao chegar, é muito bem-recebida pelos habitantes locais, e aprende o básico do mundo do café. Sua nova rotina se inicia: acordar, abrir o estabelecimento, preparar e servir o que os clientes pedirem, fechar os trabalhos, ir dormir. É claro que isso não é tudo, já que também é preciso limpar e decorar o ambiente, assim como investir em novos itens e habilidades. Eis a essência de Tailside: Cozy Cafe Sim, um jogo que se anuncia muito eficientemente em seu subtítulo.

Um pacote de conforto cafeinado

Cabe destrinchar melhor o funcionamento do gameplay. A atividade principal é a de preparar os cafés a serem servidos, um ciclo simples e mecânico que se repete constantemente ao longo do jogo. Para executar essa tarefa, são necessários apenas alguns cliques nos ingredientes e nos equipamentos a serem usados. Felizmente, há uma ação que quebra o padrão de servir os espressos e os macchiatos: a arte nos lattes, onde se deve preencher um desenho com agilidade e capricho.
Conforme se progride no jogo, são desbloqueadas novas receitas com novas mecânicas e combinações de ingredientes, o que confere um dinamismo à experiência. Além disso, de vez em quando, é necessário pausar o ritmo de trabalho para recolher as xícaras sujas de café e para selecionar os grãos a serem utilizados. Mesmo assim, o núcleo do gameplay consiste em preparar e servir as bebidas quentes, o que poderia acabar por ser um processo repetitivo e maçante. Não é o caso de Tailside.

Escapando de uma armadilha comum

Após os sucessos estrondosos de Stardew Valley e de Animal Crossing: New Horizons, o gênero dos cozy games (ou jogos confortáveis, em uma tradução pouco usada) explodiu de maneira igualmente impressionante. Trata-se daquele tipo de jogo no qual não existem muitos riscos ou perigos, e pode-se aproveitar uma descontração aconchegante em uma fazenda, uma ilha ou até uma cafeteria. Tailside se encontra claramente localizado nessa linhagem, chegando a declarar isso no subtítulo.
Contudo, a quantidade avassaladora de cozy games que surgiu nos últimos anos gerou também uma reação recheada de críticas à fórmula do gênero. Para muitos jogadores, grande parte dos jogos que propõem essa vibe aconchegante acabam por produzir monotonia, por isentarem-se de elementos de progressão e de objetivos a serem perseguidos. Dessa forma, caem em uma armadilha que os torna chatos e repetitivos. É preciso destacar que Tailside escapa dessa cilada por algumas razões.

De início, há um sistema de progressão baseado em duas árvores de habilidades: uma para tornar o processo de fazer café mais eficiente, e outra para as novas receitas. Com isso, há sempre algo a se desejar nos níveis superiores do jogo. A seguir, há também uma cota diária de cafés que devem ser preparados. Não há punição se ela não for atingida, mas há uma recompensa por bebida servida acima dela. Assim, não há estresse, mas existem objetivos e incentivos à determinação e à agilidade. Some-se esses fatores ao já citado sistema de desbloqueio de receitas, e o loop de gameplay se revela bastante dinâmico.

Aconchegante até dizer chega

Mas não é só do loop de gameplay central que se faz um bom cozy game. Os fãs do gênero sabem que também é preciso ter um certo molho, frequentemente baseado nas possibilidades de customização. Novamente, Tailside não decepciona nessa área. A cafeteria pode ser toda decorada de acordo com a sensibilidade artística do jogador, com diversas opções de mobília a serem escolhidas. Ademais, existe ainda o sistema de colecionar bichinhos de pelúcia que fornece motivação para trabalhar um dia cheio no café.
Tudo isso se insere em um mundo de animais antropomórficos fofos e amigáveis, com uma série de personagens que vão se apresentando e se juntando à clientela da cafeteria. Essa terra é habitada também por criaturas mágicas, que servem de inspiração para mistérios da floresta. Com todo esse panorama, fica claro que Tailside: Cozy Cafe Sim possui um forte potencial de sucesso. Basta continuar no caminho que está, e as chances de muitos jogadores se aconchegarem no café da raposa são bastante altas.

Revisão: Beatriz Castro
Texto de impressões produzido com cópia digital cedida pela Coffee Beans Dev
Siga o Blast nas Redes Sociais
Felipe Jungstedt
Cientista social em formação, apaixonado por todo tipo de joguinho (com um amor especial pelos indies e pelos da Nintendo). Você provavelmente vai me encontrar ouvindo música enquanto jogo Spelunky 2 ou tirando a poeira de algum Zeldinha clássico.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 4.0).