Você que já passou dos 30 deve saber melhor do que ninguém. Ser gamer nessa fase da vida não é mais tão fácil quanto nos tempos de escola. Muitos de nós somos maridos e esposas, pais e mães, trabalhadores e estudantes, dando o nosso melhor por quem amamos e pelas coisas que queremos conquistar. Mesmo assim, tiramos um tempo para pegar o controle e matar zumbis, explorar masmorras, fatiar demônios e cuidar das nossas plantações.
É algo que está dentro de nós. Crescemos com teclados, mouses e joysticks. Alguns até com guitarras de plástico, tapetes de dança e volantes maneiros. Sabemos os nomes de todos os pokémons da primeira geração e alguns de nós sabem até os da terceira. Só não pergunte quem é o goleiro do Palmeiras. Para responder, vamos ter que dar um google. Mas a questão é: estamos errados em continuar gostando do que gostamos?
Sobre preconceito e o que realmente importa
A resposta mais óbvia é: claro que não. Contudo, é inevitável que exista um certo preconceito de quem vê do lado de fora. Ser gamer, na fase adulta, ainda é tido como algo fora da curva. Porém, o que importa mesmo é o ponto de vista das pessoas que amamos.
É importante que elas saibam que precisamos de um tempo para nós. Isso se resolve numa conversa franca, combinando como fazer isso sem deixar de estar presente.
Provavelmente, isso implica em não passar mais o final de semana todo jogando, nem passar as madrugadas em partidas online. Porém, vamos ser sinceros: nós nem conseguimos ficar acordados mais por tanto tempo.
Sobre ser adulto e as mudanças inevitáveis
Quem nunca apagou com o controle nas mãos enquanto a ação corria solta depois de um dia cheio? Depois dos 30, isso é completamente normal. O jeito é deixar a criançada, que estava jogando com você, te xingar e detonar os inimigos sozinhos. É a vida.
Para muitos de nós, a visão também começa a dar uma decaída. Eu mesmo, em jogos de tela dividida, como Mario Kart, preciso ir mais perto da TV para enxergar direito o que está acontecendo. Pior ainda é quando colocam games como Super Smash Bros. Minha principal batalha é encontrar meu personagem no mapa antes que outro jogador me mande pelos ares. Já conheci pessoas que sentem vertigem com jogos de alta velocidade. Para falar a verdade, acho completamente compreensível.
Outra coisa muito comum que chega com a idade é a nossa mudança de interesses. Às vezes parece que o mundo inteiro está empolgado com um título e não “conseguimos achá-lo interessante”, por mais que atenda a todos os critérios que costumam nos encantar.
Antes de tudo, nós não temos que “conseguir” ter interesse em nada. Apesar de muitos títulos oferecerem reflexões dignas dos melhores livros, videogame é, primariamente, entretenimento. É feito para ser um refúgio, não uma obrigação.
Nós, adultos, temos que aceitar que nossos gostos mudam em comparação à nossa versão de 10 anos de idade. Não temos como lutar contra isso e nem precisamos. Quem nunca comprou aquele remaster 10/10 daquele jogo que amava na adolescência e acabou deixando no backlog? Eu tenho dezenas deles.
Você não está sozinho
Você, que está lendo esse texto, pode ter se identificado com tudo ou pelo menos uma parte do que escrevi aqui. Talvez esteja com a cabeça cheia de incertezas e aflições. Talvez tenha tido um bom dia e está se sentindo feliz e cheio de amor. Independentemente de como você esteja se sentindo agora, você não está sozinho.
Em todos os lugares do mundo, há milhares e milhares de gamers com mais de 30 anos passando exatamente pelas coisas que você está passando. Alguns estão levando bronca da esposa por ter ido se deitar muito tarde. Outros estão procurando por um player 2. Alguns estão em seus quartos, na casa de seus pais, jogando depois de um longo dia de estudos. Outros estão tão cansados de trabalhar que vão jogar uma partida e seus olhos vão se fechar.
Você que já passou dos 30 deve saber melhor do que ninguém. Ser gamer nessa fase da vida não é mais tão fácil quanto nos tempos de escola. Mas, seja como for, vamos seguir com força, jogando sem desanimar.
Revisão: Heloísa D'Assumpção Ballaminut






