EA Sports FC: comentarista revela permissão para que EA possa gerar falas usando uma versão de IA da sua voz

Guy Mowbray confirma que concedeu à EA o direito de replicar sua voz e gerar algumas falas dos mais de 20 mil nomes de jogadores presentes no jogo.

em 20/02/2026
O uso de IA segue avançando cada vez mais nos diferentes setores e funções da sociedade, e os videogames não ficam de fora dessa realidade. E em entrevista para a BBC, o comentarista Guy Mowbray revelou que a equipe responsável pelo desenvolvimento do EA Sports FC usa uma recriação por IA da sua voz para realizar algumas das falas do jogo.

Comentarista da franquia desde o EA Sports FC 24, Guy Mowbray explicou que o ato de gravar comentários para um grande jogo com jogadores constantemente atualizados é parte de sua rotina semanal "praticamente toda semana de novembro até o início de julho". Nesse caso, a tarefa mais repetitiva que Mowbray precisa realizar, além de ler os nomes de cada um dos mais de 20 mil jogadores presentes no jogo, é fazê-lo em diferentes entonações para diferentes situações. 

E é aqui que a IA entra em ação, com a EA fazendo parte do trabalho para Mowbray, ao replicar, com autorização, a voz do comentarista para gravar alguns dos nomes para ele. Mowbray ainda revela que frases de comentário mais longas não podem ser criadas por ninguém além dele, porque precisam soar como algo que ele diria naturalmente.
"Digamos que haja um cenário em que um time esteja cruzando a metade do campo, mas não sabemos se isso vai evoluir para algo. Então, eu poderia dizer 'ah, um ataque promissor, o que eles poderiam fazer daqui' como um comentário para explicar isso – mas precisamos de 10 maneiras diferentes de fazer isso, então vou ter que pensar em mais nove maneiras de dizer. Não pode ser roteirizado para mim porque tem que estar no meu estilo e no jeito que eu diria na vida real, então tenho que pensar nessas falas por conta própria."
Sue Smith, outra comentarista do EA Sports FC, explica que, como o processo de gravação ocorre ao longo de vários meses, é difícil garantir que uma sessão de gravação soe como a anterior, algo crucial para que os jogadores acreditem que o comentário soa natural, e não linhas diferentes gravadas com meses de diferença e costuradas.
"É muito divertido quando você faz isso, mas as sessões podem ser bem intensas, durando mais de quatro ou cinco horas, e nossas vozes precisam estar perfeitas. Já houve vezes em que entramos e começamos a gravar, mas nos disseram que nossa voz não está totalmente certa, e não soa igual à última vez. Faz sentido, porque tem que soar exatamente assim dentro do jogo. Se houver qualquer tipo de variação, provavelmente soaria bem estranho, então nunca cuidei tanto da minha voz em toda a minha vida."
Em comunicado enviado à BBC, a desenvolvedora se pronunciou sobre o assunto:
"A IA faz parte há muito tempo do nosso pipeline de desenvolvimento – desde a animação até os sistemas de jogo – e continua apoiando nossas equipes na criação de experiências de futebol melhores e mais responsivas", disse um comunicado da EA à BBC. Mas quando se trata de comentários e conteúdo, é sempre uma colaboração com nosso talento – não um substituto."

Fonte: BBC

Siga o Blast nas Redes Sociais
José Carlos Junior
Unindo duas paixões: escrita e videogames. Siga-me no Instagram.