Análise: Dead by Daylight: Stranger Things Chapter 2 é uma adição modesta, mas assustadora o suficiente para os fãs

Com relativamente pouco conteúdo, o DLC é uma ótima pedida para fãs do jogo base ou da famosa série do Netflix.

em 06/02/2026
Embora seja comum termos colaborações entre mídias diferentes, alguns games conseguem manter um ritmo constante de novidades oriundas de outras fontes. Dead by Daylight é um ótimo exemplo, recebendo agora o DLC Stranger Things Chapter 2, inspirado na famosa série do Netflix. Prepare-se para adentrar mais uma vez no Mundo Invertido, pois a análise vai começar!

Um jogo longevo

Antes de falar da novidade em questão, vale uma breve revisão sobre o jogo base: Dead by Daylight foi lançado originalmente em 2016 para PC, com as primeiras versões para consoles chegando no ano seguinte. Sua proposta é relativamente simples: um jogo de sobrevivência multijogador do tipo assimétrico, tudo temperado com muitos elementos de terror.
O sistema assimétrico vem da disputa 1x4, na qual um assassino deve eliminar quatro sobreviventes. Para isso, ele deve ferir os fugitivos e pendurá-los em ganchos, de modo que sejam sacrificados para a Entidade. Já os sobreviventes precisam consertar cinco geradores para obter energia e abrirem portões para fugirem. Outras mecânicas, como habilidades, armadilhas e esconderijos, incrementam as partidas.
 
Em particular, temos diversos recursos que dependem de ativações após determinadas ações, bem como mudança na probabilidade de acontecimentos. Tudo isso aumenta ainda mais o elemento estratégia do game. Desde o seu primeiro ano, Dead by Daylight começou a receber atualizações e expansões. Uma grande parte delas foi baseada em filmes de terror, séries, livros e outros videogames.
Alguns exemplos notórios são Resident Evil, Jogos Mortais, A Hora do Pesadelo, Castlevania e, como vamos conferir nesta análise, Stranger Things. Inclusive, vale frisar que esta não é a primeira colaboração com a marca da Netflix. Em 2021, o assassino Demogorgon e os sobreviventes Steve Harrington e Nancy Wheeler, bem como outros elementos, foram disponibilizados ao jogo.

Bem-vindo a Hawkins!

Com a chegada do final da série no serviço de streaming, também chegou, em janeiro de 2026, Stranger Things Chapter 2, segundo DLC da franquia para Dead by Daylight. Vamos agora conferir essa modesta, mas interessante adição. Comecemos com os personagens adicionados, a parte mais relevante do DLC. O novo assassino do game é o Número Um, também conhecido como Vecna.
O monstro conta com duas habilidades especiais poderosas, começando pelo Ataque de Vinha. Ele permite segurar o botão de ataque para criar uma pequena área de efeito no chão; quando liberado, esse movimento causa dano em quem estiver nesse local. Já a segunda habilidade especial é do tipo 2 em 1: O Mundo Invertido permite ao Vecna viajar abaixo do chão, disparando um ataque em área grande quando retorna.
É importante frisar que esses recursos do assassino estão sujeitos a condições específicas, balanceando seus poderes significativos. O vilão também conta com três vantagens diferentes. Duas delas dificultam o conserto de geradores, enquanto a terceira pode tornar o assassino indetectável. Finalmente, Vecna tem duas skins diferentes para ser customizado.

Escolha seu favorito

Passando para os sobreviventes, Dead by Daylight: Stranger Things Chapter 2 adiciona a dupla Onze e Dustin Henderson. A primeira conta com as seguintes vantagens: agachar para poder ver as auras dos demais sobreviventes da partida; usar pontos de progressão para revelar o assassino; reduzir o som do conserto do gerador e mais velocidade na tarefa. A protagonista vem com duas skins diferentes.
Dustin também tem três vantagens para usar durante as partidas: a primeira permite preparar uma armadilha para retardar o assassino; a segunda traz 2 pontos de progressão e a possibilidade de criar um Kit Médico; a terceira é mais uma que facilita o reparo dos geradores. O personagem conta com três skins diferentes para usar.
Finalmente, o DLC também adiciona novos banner e insígnia para o jogador customizar seu perfil. A expansão acaba aqui, fora pormenores como os menus, que estão personalizados com visuais de Stranger Things. Quem perdeu a primeira expansão da marca pode adquirir os itens respectivos na loja do game.

Bom, mas faltou um pouco mais

Os personagens adicionados são bonitos e bem animados. Apesar de eu mesmo não ser um grande fã da série, é notável que as características funcionais de cada um combinam com sua origem. Mais do que isso, eles adicionam frescor ao game, que tem um elenco grande e precisa manter o equilíbrio e ineditismo entre as suas opções.
Infelizmente, apesar de serem adições positivas, os conteúdos de Dead by Daylight: Stranger Things Chapter 2 me parecem um pouco rasos. Por exemplo, não temos um novo mapa (o que está disponível, inspirado no Laboratório de Hawkins, veio no DLC anterior) ou mesmo um evento dedicado. No fim, temos uma boa pedida para fãs do game base ou da marca, mas que ficou devendo um pouco mais.

Prós

  • DLC faz bom uso da marca Stranger Things, se encaixando perfeitamente na atmosfera e jogabilidade do game base;
  • Sobreviventes Onze e Dustin funcionam bem com suas habilidades e animações, acrescentando novidades positivas para o jogo;
  • Assassino Vecna é tão assustador como na série e conta com poderes únicos interessantes de usar;
  • Demais elementos adicionados, como visuais dos menus e itens de customização, são interessantes para os fãs.

Contras

  • A quantidade de conteúdo da colaboração é relativamente reduzida e diluída entre mais de uma compra na loja do game.
Dead by Daylight: Stranger Things Chapter 2 — PC/PS4/PS5/XBO/XSX — Nota: 7.5
Versão utilizada para análise: PS5
Revisão: Johnnie Brian
Análise redigida com cópia digital cedida pela Starbreeze Publishing
OpenCritic
Siga o Blast nas Redes Sociais
Matheus Senna de Oliveira
é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 4.0).