Ubisoft Stockholm e Massive Entertainment passam por nova rodada de demissões; 55 funcionários são afetados

Essas demissões ocorrem meses depois que a Massive Entertainment foi solicitada a se submeter a demissões voluntárias com "pacotes abrangentes".

em 13/01/2026
A Ubisoft anunciou uma nova rodada de demissões, desta vez envolvendo os estúdios Ubisoft Stockholm e Massive Entertainment, e afetando 55 funcionários. Segundo a GamesIndustry.biz, um e-mail interno referiu-se a essas demissões como não relacionadas a possíveis problemas de desempenho. Além disso, a Massive Entertainment e a Ubisoft Stockholm também receberam garantias de que "a direção de longo prazo dos estúdios permanece inalterada."

Além disso, no mesmo e-mail, a Ubisoft também observou que os estúdios estão trabalhando em melhorias no motor interno Snowdrop e no Ubisoft Connect, referindo-se ao trabalho como "um projeto tecnológico inovador não anunciado" que deve "desempenhar um papel central no desenvolvimento" do motor e da plataforma digital de distribuição.

Essa nova rodada de demissões acontece apenas alguns meses depois de a Ubisoft anunciar um "programa voluntário de transição de carreira" para a Massive Entertainment, pedindo que alguns funcionários do estúdio se sujeitassem a demissões voluntárias. Os funcionários que concordassem com esse programa receberiam um pacote de indenização "abrangente" "que inclui assistência financeira e de carreira."

Curiosamente, o relatório da GamesIndustry.biz observou que esse programa voluntário de demissões fez com que alguns funcionários da Massive Entertainment aceitassem a oferta da Ubisoft. No entanto, números exatos ainda não foram revelados.

Segundo o relatório, esta será a segunda rodada de demissões afetando estúdios da Ubisoft em 2026, apesar do ano mal ter começado. A Ubisoft Halifax foi fechada no início deste mês, com 71 funcionários sendo afetados. Vale notar que o estúdio também estava em plena sindicalização, tendo formado o primeiro sindicato sob a Ubisoft na América do Norte.

O ano anterior também foi agitado para a Ubisoft quando se consideram as demissões, com a empresa tendo confirmado em um relatório de resultados em novembro que havia demitido 1.500 funcionários nos 12 meses anteriores. Essas demissões foram apontadas como parte dos esforços de redução de custos, com a meta de cerca de 200 milhões de euros em redução nos gastos base até o ano fiscal de 2026. A empresa francesa também confirmou que buscaria cortes adicionais de mais 100 milhões de euros até o ano fiscal de 2027.

Siga o Blast nas Redes Sociais
José Carlos Junior
Unindo duas paixões: escrita e videogames. Siga-me no Instagram.