Após mais um ano recheado de metroidvanias incríveis, o comportamento gamer normal é esperar mais jogos bons no ano seguinte, não é? Em nossa sociedade da ansiedade, da difusão da informação e do hype, sempre estamos pensando no futuro. Essa atitude até pode atrapalhar o bom proveito do presente, mas, neuroses à parte, aqui está o obrigatório artigo de metroidvanias mais aguardados de 2026, pois eles merecem nossa atenção.
Além de minhas preferências pessoais enquanto grande apreciador de metroidvanias, a lista abaixo também se baseia em muita pesquisa e no acompanhamento contínuo do nicho.
Primeiro, o top 10 (com duas menções honrosas). Para completar, mais quatro títulos que ficaram de fora da lista, mas já possuem algo muito valioso: uma data de lançamento definida.
Menções honrosas
Crowsworn
- Lançamento: não confirmado
- Plataformas: PC/PS5/XSX/Switch
Jeitão de Hollow Knight, combate de Devil May Cry e arquitetura sombria de Bloodborne: Crowsworn tem pesos pesados em suas inspirações, gerando muita expectativa para que seja um grande jogo de ação e plataforma. Sinceramente, este seria o primeiro lugar da lista, mas entrou como menção honrosa porque ainda não há nenhuma indicação de que 2026 será o ano em que o teremos em mãos.
Tails of Fate
- Lançamento: 2026
- Plataformas: PC/Switch. Depois: PS5/XSX
- Demo no Steam
Alterne instantaneamente entre três guerreiros animais — raposa, coala e porco — para lutar por um belo mundo de fantasia em pixel art. Como o trailer mostra que há um overworld conectando as regiões, ainda é preciso ver mais dele para concluir o quão metroidvania ele realmente será. Por isso, consta na lista como uma menção honrosa para ficar de olho.
Versões para PlayStation e Xbox estão nos planos, assim como um modo cooperativo, mas a equipe ainda não chegou a um ponto do desenvolvimento em que pode garantir que serão feitos.
10 — Agellos 2
- Lançamento: 2026
- Plataformas: PC/PS5/PS4/XSX/XBO/Switch
Oito anos após o primeiro jogo, Agellos 2 terá a chance de aumentar a ambição, o que já pode ser visto no estilo visual, que sai dos 8-bits para os 16-bits com sprites vibrantes, novos poderes. A principal novidade é que a aventura acontece em dois reinos paralelos e contrastantes: o da Luz e o das Trevas, e será protagonizada por um herói que também tem duas formas com habilidades distintas: anjo e demônio.
9 — Alruna: End of History
- Lançamento: 1° trimestre de 2026
- Plataformas: PC
- Demo no Steam
O primeiro título, Alruna and the Necro-Industrialists é belo e interessante, mas não aproveita bem seu potencial e tem algumas decisões de design duvidosas. A sequência, Alruna: End of History, terá a chance de aprofundar as boas ideias e elevar a ambição para uma experiência mais completa — já sabemos que as salas serão em widescreen e que Alruna terá mais habilidades para superar os desafios.
8 — Mira and the Legend of the Djinns
- Lançamento: 2026
- Plataforma: PC/Switch
- Demo no Steam
Com uma pixel art tão bonita para representar uma fantasia inspirada no Marrocos, Mira and the Legend of the Djinns tem um jeitão de metroidvania retrô clássico, mas modernizado com agilidade e profundidade de combate. Prepare-se para enfrentar seres místicos com combos que permitem alternar instantaneamente entre quatro armas e quatro elementos.
Este esteve na lista do ano passado e acabou ficando para 2026, mas tudo o que vejo dele só me dá mais vontade de jogá-lo e mantém a esperança de que finalmente seja lançado.
7 — Gnaw
- Lançamento: 2026
- Plataformas: PC/PS5/XSX/Switch
- Demo no Steam
Se uma metrópole decadente habitada por dinossauros antropomórficos não for suficiente para deixar você intrigado, acrescente a queda de um meteoro de carne (!) que trouxe transformações estranhas e deixou tudo um caos. Cabo ao nosso dino resolver a questão na base da ação intensa, usando 16 poderes de combate e travessia para percorrer dezenas de áreas e enfrentar 150 tipos de inimigos em um mundo desenhado como uma história em quadrinhos.
6 — Aeterna Lucis
- Lançamento: 2026
- Plataformas: PC/PS5/PS4/XSX/XBO/Switch/Switch 2
- Demo no Steam
Se no primeiro jogo encarnamos o Rei das Trevas, em Aeterna Lucis teremos o outro lado da moeda, jogando com a Rainha da Luz. Anteriormente previsto para ser lançado em setembro de 2025, a Aeterna Studios admitiu que decidiu adiar seu Aeterna Lucis para 2026 para não precisar competir com Hollow Knight: Silksong. Sinceramente, acho melhor que tenha sido assim, dando à sequência de Aeterna Noctis mais tempo para ser aprimorada. O primeiro título, uma verdadeira obra-prima de plataforma, foi seriamente prejudicado por graves problemas técnicos em todas as plataformas, que persistem mesmo após anos do lançamento inicial.
5 — Lucid
- Lançamento: 1° trimestre de 2026
- Plataformas: PC
- Demo no Steam
Lucid se define como um “celestoidvania”, isto é: um metroidvania com muita plataforma de precisão no estilo de Celeste. Além da pixel art bonita e colorida, o criador solo promete que o está desenvolvendo para ser acessível, focando na eficiência da travessia: jogadores de diferentes níveis de habilidade conseguirão progredir na campanha, mas as numerosas técnicas e elementos de cenário motivarão os mais ninjas a buscar maior fluidez e velocidade sem precisar parar e tocar no chão.
4 — Fallen Tear: The Ascension
- Lançamento: 1° trimestre de 2026
- Plataformas: PC. Depois: PS5/XSX/Switch
- Demo no Steam
Após uma campanha de financiamento bem sucedida no Kickstarter, Fallen Tear: The Ascension está prestes a chegar, primeiro para PC. A aparência de desenho animado já é chamativa o bastante para merecer nossa atenção e retrata um mundo grande inspirado em RPGs, com 26 biomas e 150 tipos de inimigos, além de muitos NPCs para interagir. Vários deles unem seus destinos ao herói, ajudando-o nas batalhas com ataques especiais e habilidades passivas. Certamente, é um metroidvania de proporções ambiciosas.
3 — Well Dweller
- Lançamento: 2026
- Plataformas: PC/PS5/Switch
Well Dweller será o quarto metroidvania de Kyle Thompson e o próximo ponto em uma curva ascendente, mostrando que o desenvolvedor sabe bem o que quer e como fazer acontecer. A consistência na qualidade dos títulos anteriores (Sheepo, Islets e Crypt Custodian) e a sólida identidade narrativa e visual que marcam os jogos como divertidos, carismáticos e com uma visão de mundo positiva reforçam as expectativas de que esse será mais um jogo memorável — e, desta vez, com uma direção de arte mais sinistra para representar um conto de fadas macabro. Pessoalmente, este é o meu mais esperado do ano.
2 — Blighted
- Lançamento: 2026
- Plataforma: PC. Aguardando confirmação de consoles.
Com a dupla de jogos Guacamelee! e Nobody Saves the World, a Drinkbox Studios já provou que sabe muito bem o que faz. Sua próxima criação será Blighted, um macabro metroidvania inspirado em uma versão de fantasia sombria das terras dos povos originários do oeste da América do Norte, com visão isométrica e cores berrantes em um mundo de pesadelo, adoecido pela praga.
O trailer indica que eles se afastarão da comédia em prol de um tema sério e dramático, mas os devs também já mostraram que sabem fazer isso com um jogo menos conhecido da companhia, mas igualmente memorável: Severed. Para completar o pacote, Blighted terá gameplay cooperativo para dois jogadores.
1 — M.I.O.: Memories in Orbit
- Lançamento: 20/01/2025
- Plataformas: PC/PS5/XSX/Switch/Switch 2
MIO já chega com boas expectativas devido à sua direção de arte, com um lindo 2.5D em cell shading e uma paleta de cores encantadora. O ambiente intrigante e a ação contra enormes máquinas também são atrativos, mas a cobertura do bolo é a gameplay de plataforma ágil e desafiadora. Há algo de majestoso no conjunto desses elementos que vemos nos trailer, que fazem dele um dos metroidvanias mais promissores de 2026.
Outros metroidvanias com datas de lançamento
- The Perfect Pencil
- Lançamento: 29 de janeiro de 2026
- Plataformas: PC/Switch
- Trailer
Com visual desenhado à mão, The Perfect Pencil parece um desenho animado surrealista e imprevisível.
- Kotama and Academy: Citadel
- Lançamento: 14 de janeiro de 2026
- Plataforma: PC
- Trailer
Garotas de anime partindo para a ação rápida e fluida em cenários 2.5D.
- Tearscape
Se você já se perguntou como seria um metroidvania com visão de cima que transporta Bloodborne para o formato dos Zeldas de Game Boy Color, aqui está a resposta.
- Clockwork Ambrosia
Com pixel art e ação 2D lateral que prometem o conforto da nostalgia, a visão inclinada de cima confere profundidade aos cenários e distingue Clockwork Ambrosia de outros títulos do estilo.
O show continua
Mostrando que há vida após Silksong, 2026 promete para os metroidvanias. Agora, o que nos resta é esperar que as expectativas se concretizem, certo? Acompanhe o Gameblast para muitas análises!
Revisão: Thomaz Farias



