Fable: Albion é menor que um mundo de Forza Horizon, mas com muito a ser explorado, afirma Playground Games

Apesar de ter um mundo menor que os da franquia de jogos corrida, Fable contará com "muito mais detalhes", de acordo com os desenvolvedores.

em 24/01/2026
Após sua aparição no recente Xbox Developer_DirectFable deixou parte de seus fãs hypados pelo seu lançamento. Afinal, que outro jogo triple-A permite que você mate um gigante e deixe seu cadáver apodrecendo no campo, ganhe reputações diferentes em suas várias cidades ou interaja com 1.000 NPCs? No entanto, ainda é um RPG de ação de mundo aberto, onde você pode ir a qualquer lugar e ser qualquer coisa. Mas se você está esperando por um mundo parecido com o de Forza Horizon, é melhor conter essas expectativas.

Em entrevista ao IGN, o diretor do jogo, Ralph Fulton, falou sobre o assunto:
"Então, estou acostumado a responder essa pergunta do tempo que passei no outro jogo. E a comparação é útil, na verdade, porque provavelmente não vai te surpreender saber que, em termos de apenas milhas quadradas, é menor que um mundo Horizon. Os mundos horizon são projetados para serem experimentados a 250 milhas por hora. Então, você percorre a distância muito mais rápido nesses jogos do que no nosso. No nosso jogo, você se move na velocidade de um cavalo, no máximo."
Então, enquanto a equipe de desenvolvimento está aproveitando a "experiência e tecnologia de construção de mundos" de sua outra franquia de mundo aberto (incluindo a base de código), o ritmo geral da exploração em Albion foi repensada. No entanto, Fulton assegura que o mundo "ainda é enorme."
"Ainda vai demorar muito para você conseguir [explorar totalmente]. Há muito para explorar, mas o que tivemos que fazer com este jogo foi incluir muito, muito mais detalhes do que necessariamente em um jogo Horizon. Então, você se move mais devagar, mas vê muito mais, experimenta muito mais. Acho que talvez você esteja mais imerso. Todo prédio precisa de um interior porque você poderia roubá-lo se quisesse, ou poderia comprá-lo e morar lá com sua família ou com uma das suas famílias. Então, acho que o foco foi puxado direto, e acabamos construindo detalhes muito mais ricos no nível do chão, se é que me entende."
E se você ainda está convencido de que o mundo deveria ser tão grande quanto os de Forza Horizon, Fulton tem uma história engraçada. 
"Uma das primeiras coisas que fizemos foi colocar nosso personagem Fable correndo por Surfers Paradise de Forza Horizon 3, e levou uma eternidade para chegar a algum lugar. E acho que, se ainda não tivéssemos percebido, foi nesse momento que nos ocorreu: 'Ok, vamos ter que ajustar algumas das nossas métricas aqui.'"
Com base em tudo que vimos até agora, certamente está dando frutos. De certa forma, isso também dá ainda mais peso a práticas como comprar cada imóvel e estabelecimento para se tornar proprietário. Você não está apenas cuidando (ou despejando) inquilinos que surgem do éter, mas também abrindo espaço para morarem. Isso sem falar nos 1.000 NPCs com quem você pode interagir, além do novo sistema de moralidade único. 

Infelizmente, o novo Fable não apresenta um aspecto chave da trilogia original que refletia sua natureza boa ou má dependendo de várias ações: a transformação dos personagens.
"Esse tipo de recurso de morphing de personagens, obviamente uma parte central dos jogos originais. Não está no nosso. E vou te contar o porquê. Primeiro, acho que é sobre aquele princípio de alto nível que eu estava falando, de que não existe bem e mal objetivos. E os jogos originais eram baseados em haver um bem objetivo e um mal objetivo, e você estava em algum lugar nessa escala, e isso determinava como sua aparência mudava. Para nós, isso não funciona muito. Do jeito que descrevi nosso sistema de moralidade funcionando [..] Você é coisas diferentes para pessoas diferentes, dependendo do que elas gostam ou escolhem valorizar. Então, essa é uma das razões pelas quais não funcionou."
Fable será lançado para PC, Xbox Series X|S e PlayStation 5 em algum momento do último trimestre de 2026, entre 21 de setembro e 20 de dezembro. O jogo também estará disponível no Game Pass desde o lançamento.

Fonte: IGN
Siga o Blast nas Redes Sociais
José Carlos Junior
Unindo duas paixões: escrita e videogames. Siga-me no Instagram.