Análise: Cats Around Us: Giant Cat é um simples e divertido jogo sobre encontrar bichanos, colorir ilustrações e resolver quebra-cabeças

Com uma pegada leve, o game de quebra-cabeça é um pouco curto, mas também bastante agradável e acessível.

em 19/01/2026
Embora muitos jogadores procurem os videogames para viver experiências imersivas e intensas, os títulos mais leves e acessíveis também têm sua cota de fãs. Cats Around Us: Giant Cat é desse último tipo, fazendo parte de uma série de joguinhos em que temos de encontrar bichanos em desenhos engraçados, fazendo uso de cores alegres e jogabilidade fácil. Pegue seu pincel favorito, pois esta análise vai começar miando!

Cadê o gato que estava aqui?

Inicialmente conhecida como Cats and Seek, a série Cats Around Us traz uma proposta simples, mas interessante: tal qual aqueles passatempos de revistinhas em quadrinhos, caça-palavras e afins, temos desenhos enormes em que estão escondidos itens a serem encontrados. Aqui, como o seu título sugere, temos que encontrar gatinhos “perdidos”.
Cats Around Us: Giant Cat é um dos tantos games que chegaram por essa franquia, lançado inicialmente em agosto de 2024 somente para PC. Agora, em janeiro de 2026, este título finalmente estreia nos consoles, com toda a pompa dos seus bichanos e cores. Não espere grandes desafios ou mecânicas de jogo profundas, mas sim uma experiência leve e agradável.
 
O título consiste em quatro grandes desenhos em estilo cartunesco, cada um contando um pedacinho de uma breve história. Basicamente, temos um gato gigante que causa o caos por onde passa e uma jovem bruxa que tenta resolver os problemas. Nada muito elaborado, mas ao menos temos um contexto para os painéis e suas ilustrações, usados ao longo de todo o game.
Em meio aos desenhos, como era de se esperar, temos muitos gatinhos para encontrar (alguns realmente estão bem escondidos). Além deles, também podemos achar peças de quebra-cabeça, que por sua vez liberam outro tipo de desafio do título. Ao encontrarmos todas as peças, precisamos montar o quebra-cabeça para liberar um novo desenho. Todos os comandos funcionam como um mouse, só que usando o analógico do controle.

Ficaram faltando mais bichanos

Os desenhos de Cats Around Us: Giant Cat são cheios de carisma, mas vazios de cores. O jogador é que deve colorir as ilustrações conforme vai encontrando gatos e peças pelo cenário, que deixa de ser preto e branco. É uma pena que não seja possível escolher cores diferentes durante esse processo, limitando a uma escolha por vez. O jogador só pode pintar o sete ao tirar uma fotografia do desenho, essa sim podendo ser colorida a contento.
O mesmo vale para os desafios com quebra-cabeças, que trazem ilustrações praticamente em preto e branco. Acredito que a ideia tenha sido deixar bem separados os tipos de desafios do game: encontrar gatos perdidos, montar quebra-cabeças e colorir fotografias das ilustrações. Considerando que o game tem essa proposta mais leve e acessível, talvez tenha sido a melhor opção.
 
A quantidade de coisas a fazer no jogo também é um ponto de atenção. Como eu comentei antes, são somente quatro desenhos diferentes disponíveis em Cats Around Us: Giant Cat. Tudo gira em torno deles: seja catar os gatos perdidos, as peças de quebra-cabeça ou as fotografias para colorir. Logo, é possível tornar a experiência repetitiva de forma relativamente rápida.
Se pensarmos no título como um jogo para crianças, creio que isso seja razoável. Inclusive, ele tem direito a interfaces descomplicadas e dicas durante as partidas. A canções do game também vêm em quatro diferentes, todas bem engraçadinhas como o game num todo — os sons dos bichanos são legais também. Para os jogadores mais hardcore, vale citar que o game tem troféus (ou conquistas) bastante fáceis, um atrativo extra para o lançamento.

Diversão sem compromisso

Seja para quem quer relaxar ou para um público mais jovem, Cats Around Us: Giant Cat vale a pena ser experimentado. Sua jogabilidade acessível proporciona desafios fáceis e agradáveis, pensados sobretudo para um público mais jovem — e que goste de gatinhos. Faltou principalmente termos mais conteúdo no geral, mas o que temos disponível cumpre seu papel: um game que brinca com gatos de forma engraçadinha e divertida.

Prós

  • Jogo traz três tipos diferentes e divertidos de desafios com pegada bastante acessível;
  • Produção audiovisual é agradável com seu estilo história em quadrinhos;
  • Interface é simples e fácil de utilizar em todas as suas opções;
  • Jogabilidade das partidas é divertida e funciona bem em todas as situações;
  • Troféus ou conquistas são bastante acessíveis para os interessados.

Contras

  • A quantidade de conteúdo é reduzida, sobretudo devido ao game contar somente com quatro desenhos para interagirmos;
  • Não é possível colorir os desenhos ao mesmo tempo que procuramos os gatos (e peças de quebra-cabeça).
Cats Around Us: Giant Cat — PC/PS4/PS5/XBO/XSX — Nota: 7.0
Versão utilizada para análise: PS5
Revisão: Ives Boitano
Análise redigida com cópia digital cedida pela Silesia Games
OpenCritic
Siga o Blast nas Redes Sociais
Matheus Senna de Oliveira
é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 4.0).