Se você pretende adquirir um PlayStation 5, pode ser melhor se antecipar. Segundo fontes internacionais, o console pode sofrer um novo reajuste de preço no próximo ano devido à escassez de componentes, especialmente de memória RAM — um problema que vem afetando o mercado global de tecnologia.
Atualmente, o PlayStation 5 já é mais caro do que em seu lançamento, em 2020, ao menos na Europa. Em 2022, os modelos do console receberam um reajuste de 49,99 euros, enquanto o PS5 Digital teve novo aumento em abril de 2025, passando a custar 499,99 euros.
A falta de componentes e o aumento no custo das memórias também podem impactar outras fabricantes. A Microsoft já reajustou o preço do Xbox Series X em 100 euros, elevando o valor do console para 599,99 euros e reduzindo sua disponibilidade no varejo europeu. A Nintendo, por sua vez, ainda não alterou o preço do Nintendo Switch 2 desde o lançamento, em junho de 2025.
Segundo o site Insider Gaming, essa escassez de componentes pode trazer reflexos a longo prazo, incluindo possíveis atrasos no lançamento do PlayStation 6 e do próximo console da Microsoft, embora nenhuma das empresas tenha confirmado oficialmente essas informações.
Fonte: Eurogamer



