Estamos novamente naquele tão querido período do ano. Tempo de decorar os ambientes, trocar presentes, comer pratos gostosos e, acima de tudo, reunir a família. Trata-se, é claro, do Natal. O mundo dos jogos não fica de fora: existem diversos games com ambientações natalinas. Cabe mergulhar na presença da festividade em dois relacionados jogos de super-herói, Batman: Arkham Origins e Marvel’s Spider-Man: Miles Morales.
Antes de tudo, a relação entre os jogos
A série Batman: Arkham construiu uma identidade própria ao longo dos dois jogos que precederam Origins. Dentre seus elementos definidores, destacam-se o combate estilo “free flow” (que permite a luta fluida com vários inimigos ao mesmo tempo) e o mundo aberto recheado de missões, colecionáveis e crimes acontecendo aleatoriamente. A aventura natalina do Cavaleiro das Trevas é um produto desse contexto, mesmo faltando o polimento de seus antecessores.
A seguir, a franquia Marvel’s Spider-Man tirou muita inspiração desses jogos do Batman, adicionando à fórmula a movimentação no balançar da teia típica do Amigão da Vizinhança. Para além dos elementos definidores já citados, vale mencionar as incessantes provocações dos inimigos durante o combate, devidamente respondidas pelas tradicionais piadinhas dos Homens-Aranha. Marvel’s Spider-Man: Miles Morales troca o protagonista, mas não o funcionamento do jogo. Tendo tudo isso em vista, conclui-se que as duas obras são relacionadas por pertencerem ao mesmo subgênero dos jogos de ação, moldado pelos Batman: Arkham e renovado pelos Marvel’s Spider-Man.
Agora, sim, a presença do Natal
Batman: Arkham Origins se passa todo na noite da véspera de Natal, enquanto Marvel’s Spider-Man: Miles Morales começa no 25 de dezembro e avança a partir daí. É preciso destacar que a temática natalina não é protagonista em nenhum dos dois jogos, mas constitui a ambientação de ambos. Tanto Gotham City quanto Manhattan estão cobertas por neve, como não poderia deixar de ser no inverno do hemisfério norte, e cheias de decorações de Natal. É interessante observar os contrastes visuais no caso da cidade do Cavaleiro das Trevas: onde normalmente reinam as gárgulas e a escuridão, surgem Papais Noéis e luzinhas coloridas.
No jogo do Batman, o Natal está muito presente nas provocações dos bandidos enfrentados pelo herói. Seja em torno de presentes ou de celebração, a temática pauta grande parte dos inimigos fadados a serem espancados pelo protagonista. Já na aventura do Homem-Aranha, o quadro se inverte: tanto Peter Parker no início do jogo quanto Miles Morales no restante brincam com a festividade, enquanto os comentários dos oponentes costumam se dirigir à novidade de ter “outro Homem-Aranha” na cidade.
O verdadeiro significado do Natal
Marvel’s Spider-Man: Miles Morales fundamentalmente mobiliza uma temática essencial para o Natal: a família. De fato, uma das cenas mais bonitas do jogo é o jantar de Natal da família Morales, do qual participam dois amigos de Miles (além de sua mãe e do próprio protagonista). São os laços de amor entre essas pessoas que fortalecem o novo Homem-Aranha para construir sua identidade e forjar seu legado de guardião do Harlem.
É possível identificar esse tema também em Batman: Arkham Origins, mesmo que de forma mais sutil. Ao longo do jogo, Batman e Alfred superam sua desconfiança mútua para se aproximarem e se apoiarem um ao outro. Mesmo sem pais, Bruce Wayne ainda tem família. Por fim, cabe citar Rio Morales, a mãe de Miles, no que tange à íntima relação entre os super-heróis e a família, o verdadeiro significado do Natal:
É isso que um herói faz. Ele é corajoso pelas pessoas que ele ama.
Revisão: Vitor Tibério






