Queimando a largada
Quando ligamos o game, não somos agraciados com uma cutscene ou filme sobre o jogo: ele corta diretamente para o menu principal, sem nenhuma introdução. Esse, na minha opinião, é um exemplo da apresentação pobre de Project Motor Racing, que não tem um estilo minimamente legal. O layout das informações e menus ficou excessivamente estático e simplista, sem qualquer charme.
Em termos dos carros, as coisas são bem melhores. O design das máquinas é muito bonito e representa bem os veículos da vida real. A seleção disponível é interessante, com categorias como GT – com modelos da Chevrolet, Chrysler e Lamborghini – e LMDh – com nomes como BMW, Cadillac e Aston Martin. Todos contam com vários modelos de pintura diferentes e informações completas do desempenho.
A já comentada simplicidade também se encontra nos modos de jogo: temos uma carreira e “fim de semana de corrida”, que são as partidas simples. Na primeira opção, precisamos cuidar das finanças de uma equipe: para isso, temos que obter patrocínios, atingir metas de performance e, obviamente, ganhar corridas. O jogador pode adquirir carros para a garagem, sempre pensando em premiações e taxas de inscrição em eventos.
O modo de partidas simples permite escolher qualquer carro e pista, customizar coisas como clima (temperatura, estação, variabilidade climática, etc), quantidade e nível dos oponentes, além do sistema da sessão. Project Motor Racing oferece uma boa gama de customizações, tanto na carreira quanto neste modo. A única ressalva é que algumas escolhas padrão são estranhas, como a necessidade de treinos livres ou qualificatórias.
Carteira de motorista obrigatória
Outra opção interessante para jogar são os desafios, com corridas de resistência e outras missões atualizadas online. Falando nisso, as disputas contra outros pilotos ao redor do mundo estão presentes, com direito a crossplay completo. Um prato cheio para quem quer o topo dos ranques mundiais ou só deixar os amigos comendo poeira.
O leitor deve estar se perguntando: como é a dirigibilidade dos carros em Project Motor Racing? Infelizmente, a resposta não é muito boa. Os veículos são um pouco estranhos de controlar, por vezes parecendo que tem um desvio aleatório para os lados. O sistema de frenagem e o controle lateral são exigentes, tal como se a física do jogo não tivesse sido bem executada (saia um pouco da pista e as coisas ficam piores).
Como o título é voltado a simulação, a jogabilidade é ainda mais fundamental, exigindo controles precisos e sólidos para que o jogador tenha sucesso. Portanto, esses problemas prejudicam bastante a experiência. É possível se divertir na direção, mas a curva de aprendizado é íngreme e longa, mais do que em qualquer título de corrida que eu já experimentei.
Tal como os games desse gênero, temos diversas opções de customização dos controles, incluindo transmissão automática, freios ABS, controle de tração, etc. É fundamental que o jogador invista tempo e dedicação aqui para encontrar seu perfil ideal de opções. Nesse sentido, ainda que a quantidade de alternativas seja positiva, faltou um tutorial robusto e detalhado para conhecermos as mecânicas do game.
Outro ponto que prejudica a experiência é a tradução para o português brasileiro. As expressões usadas são por vezes confusas, reforçando ainda mais a necessidade da tentativa e erro para aprendermos como curtir Project Motor Racing. A sensação que passa é que o título saiu ainda carecendo de mais tempo de lapidação, ou então que os produtores esperam muita dedicação ao game por parte dos jogadores.
Entre altos e baixos
As pistas disponíveis são bem variadas e trazem locais famosos de todo o mundo. Curiosamente, apesar da boa fidelidade, várias delas não têm o nome original (talvez por questões de direitos). Seja como for, temos São Paulo (Interlagos), Daytona, Spa-Francorchamps, entre outras. Por vezes alguns artefatos estranhos aparecem durante as vistas aéreas, mas nada que comprometa a experiência.
O que compromete mais é a inteligência artificial dos pilotos da máquina. Por vezes eles são agressivos demais, ignorando o jogador, ou simplesmente são muito eficientes (mesmo com dificuldade reduzida). Como o jogo é voltado para a simulação, podemos sofrer penalidades durante a corrida caso infrações como sair da pista sejam cometidas.
Outro ponto positivo do game é o seu sistema de câmeras. Não somente temos acesso a uma posição em “terceira pessoa” ou sobre o capô, mas também de dentro do cockpit. Ela dá direito até a girar a visão para os lados, proporcionando mais detalhes internos dos veículos. É interessante (e infeliz) que esse nível de qualidade não se estenda a coisas como o minimapa ou o retrovisor, que funcionam limitadamente.
O mesmo pode ser dito de forma geral: é uma pena que os 70 carros e as 18 pistas disponíveis, bem como as várias e interessantes customizações, sejam prejudicados por tantos problemas. Parece que faltou tempo de produção para certos elementos, como a qualidade da iluminação nas pistas ou a ausência de músicas legais durante as corridas. É quase como um jogo ainda em acesso antecipado: uma base sólida e com qualidades, mas que ainda carece de melhorias e ajustes em várias das suas partes.
Para um público seleto
Derrapando na sua proposta, Project Motor Racing não conseguiu entregar uma experiência competente e realista de corridas automotivas. Embora ele tenha qualidades como a sua seleção de carros e pistas, bem com as opções de customização, diversas coisas ficaram devendo. Elas incluem estilo visual nada interessante e problemas na jogabilidade e customização. No final, o game ainda é uma opção minimamente interessante para fãs do gênero, mas nada além disso.
Prós
- Jogo de corrida entrega uma experiência com boas ideias e muito potencial;
- A seleção de carros é muito boa e bonita, com veículos de várias categorias e opções de cores diferentes;
- Grande quantidade de opções para a jogabilidade durante as disputas;
- Muitas pistas disponíveis para curtir as corridas, incluindo vários traçados famosos;
- Uma boa seleção de modos de jogo que permite customizações variadas para criar seus desafios;
- Sistema cross-play e desafios online são uma boa pedida para continuar jogando.
Contras
- A apresentação geral do game é sem graça e quase feia, com menus de layout exageradamente simplistas;
- Dirigibilidade dos carros ficou aquém em vários pontos, com curvas nada intuitivas, configurações confusas e problemas na física dos carros;
- Diversos elementos ficaram devendo, tais como tradução, IA dos adversários e iluminação.
Project Motor Racing — PC/PS5/XSX — Nota: 6.5Versão utilizada para análise: PS5
Revisão: Alessandra Ribeiro
Análise redigida com cópia digital cedida pela GIANTS Software














