MARVEL Cosmic Invasion é um beat 'em up frenético com a possibilidade de ser jogado com até 4 jogadores. O game traz 15 personagens icônicos da Marvel para lutarem juntos contra a Onda de Aniquilação, uma perigosa ameaça para a galáxia. Seja em Nova York ou nas profundezas da Zona Negativa, a batalha pelo futuro do Universo Marvel acontecerá nas estrelas.
Os heróis mais fortes do universo se reúnem
Nessa aventura cósmica, acompanharemos heróis como Capitão América, Bill Raio Beta, Homem-Aranha, Mulher-Hulk, Nova, entre muitos outros, combatendo a frota de invasão do Vilão Aniquilador, chamada Onda de Aniquilação. A frota conta com insetos gigantes e alguns outros vilões famosos do Universo Marvel.
O elenco é bem diversificado, porém, poderiam ter explorado mais personagens distintos que fugissem um pouco dos mais famosos, como Homem de Ferro e Homem-Aranha, e usado heróis como Adam Warlock ou Capitã Marvel, que têm relação com a temática espacial.
O enredo é simples e prático, como esperado de um jogo do gênero beat 'em up, onde o foco está na jogabilidade. Mas eu fiquei surpreso com a história, pela interação de alguns heróis e até mesmo com a presença de alguns antagonistas que não esperava ver neste jogo.
No final, todos os personagens conseguiram ter seu próprio tempo para brilhar e caso o jogador não conheça o personagem, é possível ler sobre eles nos arquivos nova que ficam no cofre no menu principal que ficam no menu de extras do jogo.
Uma aventura que vai além do planeta Terra
Para conseguir deter a invasão do vilão principal, os protagonistas passarão por várias fases em locais icônicos, como Nova York, Asgard, Xandar e Wakanda, entre muitos outros. A maioria deles já apareceu nos filmes da Marvel.
Destaco como a ambientação 2D do jogo é viva, com o fundo dos cenários se movimentando e sempre alguma atividade diferente acontecendo, seja com naves pousando no reino do Pantera Negra ou com o caos de Nova York sendo invadida.
O trabalho do estúdio com esse cuidado aos detalhes é primoroso. Ele se estende aos personagens, com modelos em pixel art muito detalhados, e aos inimigos, que enchem os campos de batalha. Temos um elenco composto por Insetos, Sentinelas, agentes da A.I.M., entre outros oponentes.
Todas as fases são acompanhadas de uma trilha sonora animada que deixa cada planeta único, com faixas variando de momentos mais calmos no início da missão a mais frenéticos quando a pancadaria começa. E cada local tem uma faixa exclusiva.
A união faz a força
Marvel Cosmic Invasion é dividido em dois modos de jogo: a campanha e o Modo Arcade, que traz níveis infinitos. Ambos os modos podem ser jogados sozinhos ou com até 4 jogadores em co-op online ou local — que foi como eu joguei. Posso adiantar que, em cooperativo, a experiência só melhora. Além disso, o jogo tem crossplay, ou seja, é possível jogar com amigos de plataformas diferentes.
A jogabilidade não foge muito dos elementos que um jogo do gênero beat 'em up tem, como Streets of Rage 4 ou o mais recente Absolum. Temos fases lineares em formato de corredor, onde se pode apenas seguir em linha reta.
Cada personagem consegue fazer combos, misturando ataques fracos e fortes. Alguns podem voar, como Nova, Homem de Ferro, Phyla-Vell e Tempestade, enquanto outros, como Mulher-Hulk, Pantera Negra, Wolverine e Venom, contentam-se em ficar no chão. Além disso, cada um possui um poder especial.
Por ter um elenco grande, de 15 heróis, pensei que o estúdio poderia reutilizar golpes em mais de um dos personagens. Mas, além de, como já citei, eles serem únicos em habilidades, o jeito de jogar com cada um é diferente. Por exemplo, Tempestade é muito mais ágil e melhor para combos rápidos voando e ataques à distância, enquanto Mulher-Hulk se foca em agarrões, sendo útil para jogar inimigos contra outros.
O que diferencia este game de outros do gênero é a mecânica de Troca Cósmica. Independente de jogar sozinho ou com amigos, o jogador sempre escolherá dois heróis. Durante o combate, é possível alternar entre essa dupla, realizando golpes juntos ou especiais combinados. Cada um tem sua própria vida, e você só vai falhar na missão se ambos os personagens morrerem. O jogo é bem fácil, ficando mais complicado só nas últimas missões.
No co-op, achei que a experiência poderia ficar caótica. Porém, souberam estruturar bem as missões, tendo espaço suficiente para 4 jogadores soltarem poderes especiais e golpearem os inimigos. Só acho que os protagonistas poderiam ter uma variedade maior de golpes disponíveis. Já que temos um sistema de níveis onde os personagens liberam melhorias como mais vida, faria sentido liberar golpes novos. Assim, modos como o Arcade ficariam mais diversificados.
Adicionalmente, as missões em ambos os modos de jogo apresentam desafios opcionais. Ao completar objetivos como "derrote o chefão usando o Homem-Aranha", o jogador é recompensado com um cubo verde. Estes cubos servem para desbloquear bônus variados, incluindo: paletas de cores alternativas para os heróis (muitas delas fazendo referência a uniformes clássicos), modificações que adicionam um nível extra de dificuldade ao modo Arcade, e os arquivos dos personagens, que detalham suas origens e primeiras aparições nos quadrinhos.
Videogame na sua forma mais pura
MARVEL Cosmic Invasion é um jogo simples, com enredo divertido e um Modo Arcade completo. O título traz um elenco diverso de quinze heróis únicos em aparência e jogabilidade. Tudo isso acompanhado de fases em locais icônicos, em cores vivas, com fundos animados e uma ótima trilha sonora. Golpes adicionais aos heróis diversificariam o combate, porém isso não ofusca o brilho do jogo, que se mostra ser o videogame em sua forma mais pura: extremamente divertido.
Prós
- Gráficos cartunescos e muito detalhados, tornando cada fase única e lotada de referências bem feitas;
- Combate frenético e divertido, com possibilidade de combinar ataques para expandir os combos;
- Elenco de 15 personagens variados e únicos, sem se limitar apenas aos heróis mais famosos;
- Trilha sonora excelente, o que torna as batalhas animadas;
- O jogo traz arquivos que possibilitam o jogador conhecer mais sobre os heróis e vilões presentes nessa aventura.
Contras
- Os heróis poderiam ter uma variação maior de golpes disponíveis.
MARVEL Cosmic Invasion — PS5/PS4/XSX/PC/SWITCH/SWITCH 2 — Nota: 10Versão utilizada para análise: PlayStation 5
Revisão: Alessandra Ribeiro
Análise produzida com cópia digital cedida pela Dotemu











