Valve anuncia nova Steam Machine, Steam Controller e o inédito Steam Frame, confira o trailer

Valve aposta no sucesso do Steam Deck e amplia família de hardware.

em 12/11/2025
A Valve anunciou três novos dispositivos que expandem o ecossistema consolidado pelo Steam Deck: a Steam Machine, o Steam Controller e o Steam Frame, um headset de realidade virtual inédito. Todos têm lançamento previsto para o início de 2026, e prometem oferecer novas formas de acesso à biblioteca Steam e ao SteamOS, com integração total entre plataformas.

Steam Controller

Projetado para ser o controle definitivo da Steam, o novo Steam Controller é compatível com PC, Steam Deck, Steam Machine e Steam Frame (e mais!), e traz dois trackpads sensíveis ao toque, analógicos magnéticos, gatilhos analógicos, vibração háptica de alta definição, giroscópio e botões traseiros configuráveis.

O controle se conecta via Bluetooth 5.0 ou por meio do Steam Controller Puck, um adaptador sem fio de 2,4 GHz com latência total de 8 ms. Sua bateria de 8,39 Wh oferece mais de 35 horas de autonomia, e o controle pesa 292 g.

Steam Machine

A nova Steam Machine traz de volta a proposta de unir a praticidade de um console com a flexibilidade de um PC, rodando o SteamOS 3 (baseado no Arch Linux). O modelo conta com CPU AMD Zen 4 de 6 núcleos, GPU RDNA3 personalizada com 28 unidades de computação, 16 GB de RAM DDR5 e 8 GB de VRAM GDDR6, prometendo jogos em 4K a 60 FPS.

Com armazenamento NVMe de 512 GB ou 2 TB, suporte a Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.3 e Ethernet Gigabit, o hardware é voltado para alto desempenho em jogos e streaming. O design compacto (156 × 152 × 162 mm, 2,6 kg) traz LEDs RGB personalizáveis e ampla conectividade, com portas HDMI 2.0, DisplayPort 1.4 e USB-C 3.2 Gen 2.

A Valve lembra que a Steam Machine é um PC, permitindo que usuários usem outros aplicativos e até troquem o sistema operacional de acordo com seu uso.

Steam Frame

O Steam Frame é o primeiro headset de realidade virtual da Valve compatível com o SteamOS. O dispositivo pode operar de forma independente ou conectada a um PC, combinando potência e conforto. O headset utiliza um processador Snapdragon 8 Gen 3, 16 GB de RAM LPDDR5X, tela LCD de 2160×2160 por olho, taxa de atualização de até 144 Hz e lentes tipo panqueca, oferecendo campo de visão de até 110°.

O conjunto inclui alto-falantes integrados, rastreamento ocular com transmissão foveada, seis câmeras para rastreamento de movimento e Wi-Fi 7 com adaptador dedicado de baixa latência. O headset pesa 440 g e utiliza bateria de 21,6 Wh com recarga via USB-C de 45 W.

Os controles do Steam Frame contam com rastreamento completo de movimento, alavancas magnéticas, gatilhos analógicos, motores táteis, rastreamento capacitivo dos dedos e autonomia de 40 horas com pilhas AA.

Os dispositivos tem previsão de lançamento para início de 2026, ainda sem data oficial, preços e mercados onde os dispositivos estarão disponíveis.

Siga o Blast nas Redes Sociais
Lucas Simões
Designer por amor!(?) Curto motores, jogos e tecnologia. Nintendista de araque que joga Playstation e sadomasoquista do universo Souls. Estou sempre criando alguma coisa! No Instagram sou @lucascarval.