Overwatch 2 recebe Vendetta, nova heroína inspirada nos gladiadores romanos e primeira opção corpo a corpo da função Dano

Conheça mais sobre a guerreira com uma estética de loba e um gameplay com muita mobilidade e letalidade.

em 23/11/2025

Overwatch 2 conta com um grande número de heróis, o que possibilita uma variedade de opções de gameplay. Tal gama está prestes a crescer com uma inovação que promete chacoalhar as batalhas do jogo: vem aí Vendetta, gladiadora que é a primeira heroína da função Dano focada no combate corpo a corpo. O GameBlast participou de uma apresentação acompanhada de uma entrevista com os desenvolvedores do game e compartilha em primeira mão mais detalhes da novidade.

Letal e veloz: mergulho no gameplay

Vendetta porta a Presa Palatina, espada com o poder de executar um poderoso combo de três golpes (os dois primeiros mais fáceis de acertar, e o último mais estreito, mas com dano crítico). Sua primeira habilidade é a Investida Turbilhão, na qual a heroína se impulsiona para frente e executa um golpe giratório que dá dano de área de efeito. Trata-se de um bom recurso de mobilidade, útil para perseguir inimigos e finalizar os com pouca vida. 
A seguir, temos o Talho Voador, habilidade que permite à gladiadora atravessar grandes distâncias. Isso ocorre arremessando a lâmina no ar e voando em direção a ela, o que permite ainda certa mobilidade vertical para, por exemplo, acertar inimigos por cima. Dessa forma, Vendetta possui diversas opções de mobilidade para possibilitar a execução do dano corpo a corpo. 
Ela conta ainda com uma postura defensiva capaz de reduzir o dano recebido em 75% (a custo do recurso), permitindo a espera até o fim do cooldown de uma das habilidades citadas. Nessa postura, Vendetta pode usar o Gume Projetado, sua habilidade à distância que atira um projétil em arco (também a custo do recurso) e é boa para ser empregada antes de entrar propriamente em uma luta.

Tudo converge para a Habilidade Suprema de Vendetta, a Lâmina Retalhadora. Trata-se de um golpe carregado da espada que fura as defesas dos inimigos, causando mais dano quanto mais tempo se carrega (chegando a 400 de dano). Tal ataque mortal é a cereja do bolo da nova heroína de Overwatch 2, que vai abalar as disputas do jogo ao inovar com o corpo a corpo na função Dano, sendo uma personagem de alto risco e alta recompensa.

Design e inspirações: a criação de Vendetta

O artista de personagens sênior Bryan Bedford falou mais sobre as inspirações do mundo real para a criação de Vendetta, bem como para o seu design. Ela é uma gladiadora italiana, vinda dos jogos do Coliseu, o que direcionou os esforços da equipe de arte para essa estética da antiguidade romana. Existem dois elementos no cerne da criação e do design da heroína, e o primeiro são as características dos gladiadores históricos. Exemplos são a ausência de muita armadura pesada e o foco no espetáculo, além de algumas referências históricas no visual da heroína, como sua manopla e suas sandálias. A sua espada também tira inspiração da gladius romana, com um estilo Overwatch por cima que também é notável no aspecto de ficção científica de sua armadura. 
O segundo grande elemento é o tema do lobo. A loba é uma parte significativa da mitologia romana, e compõe a persona de celebridade de Vendetta no Coliseu. Trata-se de uma campeã brutal em busca de reconstruir seu próprio império, além de honrar o legado de seu pai. Ela é filha de um membro da Talon, e busca vingança pela morte do pai. A gladiadora deseja reivindicar o que considera seu por direito. Infelizmente, os desenvolvedores ainda não puderam mergulhar a fundo na sua lore, mas fique ligado nas atualizações de Overwatch 2 para mais detalhes. 

Desafios e implementações: Vendetta do papel à batalha

Ao ser perguntado sobre os desafios para equilibrar a inovação que é uma personagem corpo a corpo da função Dano, o diretor associado do jogo Alec Dawson explicou que um dos principais dilemas envolveu a mobilidade. Estabeleceram-se questões relacionadas a quanta mobilidade seria apropriada e quanta seria demais, mas já se sabia desde cedo que seriam necessárias habilidades para possibilitar a perseguição e a inserção direta de Vendetta nas lutas. Mesmo assim, constatou-se que é difícil promover nos jogadores a agressividade e a tomada de riscos necessárias para o gameplay da nova heroína, com a postura defensiva sendo um recurso para mitigar tais riscos.
Outro desafio foi garantir que a gladiadora não fosse excessivamente poderosa, encerrando lutas rapidamente demais. Buscou-se assegurar que houvesse um desafio dentro dos limites da possibilidade para os adversários de Vendetta, exigindo esforço e ajustes por parte dos desenvolvedores. Em outra resposta, Bedford adicionou que o design de áudio foi essencial na constituição da heroína, pois pistas sonoras são essenciais para saber que uma Vendetta está se aproximando, e para então tomar as medidas necessárias para sobreviver.

Vendetta chegará sem dó nem piedade ao Teste de Herói no dia 26/11, estando disponível até 01/12. Já seu lançamento definitivo no jogo será no dia 09/12. Vale destacar que Overwatch 2 está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC. 

Siga o Blast nas Redes Sociais
Felipe Jungstedt
Cientista social em formação, apaixonado por todo tipo de joguinho (com um amor especial pelos indies e pelos da Nintendo). Você provavelmente vai me encontrar ouvindo música enquanto jogo Spelunky 2 ou tirando a poeira de algum Zeldinha clássico.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 4.0).