Uma pesquisa feita recentemente pela Ampere Analysis mostrou que os consumidores de videogame gastaram mais com remakes do que com remasters nos últimos dois anos. Tendo como base jogadores de Xbox, PlayStation e Steam, o estudo apontou que remakes e remasters atraíram 72,4 milhões de jogadores, que gastaram cerca de 1,4 bilhões de dólares em jogos completos premium e micro transações.
A pesquisa analisou 42 títulos divididos em 15 remakes e 27 remasters entre janeiro de 2024 e setembro de 2025, e a média mostrou que os gastos com jogos remakes foram 2,2 vezes maiores. A Ampere aponta também que a remasterização exige um pouco menos de tempo de resposta, já que demandam menos recursos investidos e tempo, além de serem mais baratos de produzir, enquanto os remakes exigem mais em quesitos como tempo, marketing e desenvolvimento.
Outras características apontadas são que, enquanto um jogo remasterizado gera menos engajamento, um remake pode revitalizar franquias e atrair novos públicos com o lançamento.
Uma exceção sobre isso foi o remaster de The Elder Scrolls IV: Oblivion, em que os usuários gastaram 180 milhões de dólares, e o título atingiu cerca de 7 milhões de usuários nas três plataformas pesquisadas citadas.
A analista sênior da Ampere Analysis declarou que recorrer ao catálogo antigo para reviver novos títulos, tem sido uma das maneiras encontradas pelas empresas para obterem um ótimo custo-benefício com lançamentos, mas que elas precisam analisar bem os fatores para manter um equilíbrio antes de tomar qualquer decisão.
Fonte: Video Game Chronicle


