Concord: Sony emite notificações jurídicas contra projeto que tenta reviver o jogo

Alegando violação de direitos autorais, a empresa se posiciona contra a iniciativa de fãs conhecida como Concord Delta.

em 17/11/2025
Se depender da Sony, o hero-shooter Concord continuará off-line. Ao menos é o que indica o recente posicionamento frente ao Concord Delta, versão não oficial que tenta trazer o título de volta. A empresa emitiu notificações de DMCA, sigla para Digital Millennium Copyright Act, conhecida como lei de direitos autorais dos EUA, solicitando a remoção de conteúdos divulgados associados ao projeto.


Nas últimas semanas, vídeos de gameplay e cenas do jogo encerrado pela companhia começaram a circular no YouTube. O material era fruto do trabalho de um pequeno grupo de programadores que recorreu à engenharia reversa, servidores particulares e modificações nos arquivos originais para restaurar parcialmente as funcionalidades online do título. Segundo os responsáveis pelo projeto, a versão ainda está em desenvolvimento, mas já é funcional.

Apesar de os servidores utilizados para recriar as partidas em Concord Delta não terem sido alvos da Sony, um dos modders anunciou que os convites para novos jogos devem ser suspensos por um período indeterminado.

O lançamento oficial de Concord, em agosto de 2024, representou um dos maiores fracassos comerciais recentes da Sony. Desenvolvido pelo Firewalk Studios, estúdio interno da gigante japonesa, o título teve seu modo online desligado menos de um mês após a estreia devido à baixa adesão do público.

Fonte: Gamespot
Siga o Blast nas Redes Sociais
Mateus Soares
Jornalista e pós-graduando em Produção Textual, com experiência em temas que vão de meio ambiente a tecnologia. Entusiasta do universo dos games. Por algum motivo, fã de Mass Effect: Andrômeda.