Dispatch é um jogo narrativo episódico, em que as decisões do jogador moldam o destino dos personagens da história. Acompanhamos Robert Robinson, o "Mecha-Man", que não está vivendo o melhor momento de sua vida, após um acidente envolvendo supervilões. Sua única opção, agora, é trabalhar na empresa de um colega de seu pai, liderando uma equipe disfuncional de ex-supervilões, a fim de alcançar seus objetivos pessoais.
O jogo foi desenvolvido pela AdHoc Studio, formada por ex-funcionários da Telltale Games e da Ubisoft, em parceria com a famosa mesa de RPG Critical Role (a animação The Legend of Vox Machina é uma adaptação da mesa desse grupo de amigos). Como velhos costumes não mudam, seu primeiro título é dividido em oito episódios, que serão lançados semanalmente, assim como as análises. Todas as análises estão disponíveis.
Ações e consequências
O episódio 7 se chama "Retrospectiva". Robert tem que enfrentar as consequências dos últimos episódios e, como se a dificuldade de lidar com tal situação não fosse o suficiente, ele ainda precisará fazer importantes escolhas que afetarão a equipe e os personagens à sua volta.
Logo em seguida, começa o último episódio, 8, chamado "Sinergia". Sem grandes detalhes para evitar spoilers, apenas saiba que as ações do episódio 7 têm consequências imediatas neste capítulo, e teremos dois possíveis finais para encerrar a história de Dispatch. Ambas as conclusões disponíveis são ótimas, e o fator de rejogabilidade também é excelente.
Agora que chegamos à final, posso dizer que achei que o jogo teria uma variedade maior de escolhas que mudassem muito os episódios. Mas não foi o caso. Porém, essa falta de variedade é compensada com uma ótima narrativa e um elenco competente de personagens, muito bem interpretados pelas diversas estrelas que dão voz a eles, como Laura Bailey (Abby de The Last of Us, Invisível em Dispatch, Mary Jane em Marvel's Spider-Man 2).
Ambos os episódios terão momentos de coordenação da equipe. Sendo estes os últimos do jogo, eles são um verdadeiro desafio, colocando tudo o que o jogador aprendeu à prova. Temos uma última novidade no hackeamento: a presença de torres de energia que matam os antivírus caso eles cheguem perto. Achei que a situação no capítulo 8 ficou até um pouco complicada de verdade e pensei que ia perder, mas foi bom ter um desafio real neste final.
Embora eu acredite que outros membros da equipe Z como Malévola, Golpe Baixo entre outros poderiam ter sido melhor desenvolvidos, pois acabam ficando ofuscados pela Invisiva e Loira Luminar. Resta torcer para que em uma possível segunda temporada eles sejam trabalhados. O bom é que a AdHoc parece estar muito interessada nisso após as ótimas vendas do jogo.
Vale ressaltar as HQs e as artes conceituais dos episódios, que vêm como um bônus na edição deluxe e podem ser adquiridas à parte. As artes trazem curiosidades sobre a criação dos personagens e de cada episódio, além de conceitos iniciais dos visuais dos membros da Equipe-Z. Os quadrinhos apresentam informações e momentos importantes, principalmente do protagonista Robert, que tem duas edições só dele.
Infelizmente, pela primeira vez, testemunhei um bug durante o capítulo 8: as legendas trocaram de idioma durante um trecho, voltando ao inglês. Por sorte, isso não perdurou durante todos os capítulos, e consegui terminar tudo em português. Este problema deve ser resolvido em breve em uma atualização.
Uma primeira temporada fenomenal
Dispatch encerra sua primeira temporada de uma forma primorosa, entregando dois últimos episódios que ressaltam o elenco de dublagem de peso — que conta com vozes como a de Laura Bailey — uma história marcante com algumas escolhas difíceis e dois finais diferentes. A jogabilidade se mostra um verdadeiro desafio no final, testando o jogador em uma última coordenação da equipe. Mesmo tendo um bug na legenda, isso não tira o brilho do jogo.
Prós
- Várias escolhas importantes que incentivam o jogador a rejogar para ver o desenrolar delas;
- Dois finais distintos que concluem a história de forma satisfatória;
- A jogabilidade acrescenta uma última mecânica nova e entrega os momentos mais desafiadores dela.
- O elenco de dublagem se sobressai no final, mostrando todo o potencial da dublagem.
Contras
- As legendas bugam durante um trecho do episódio 8, voltando para o idioma original (o inglês), porém, este problema deve ser resolvido em breve.
Dispatch (episódios 7 e 8) — PS5/XSX/PC — Nota: 10Versão usada para análise: PlayStation 5
Revisão: Johnnie Brian
Análise produzida com cópia digital cedida pela AdHoc Studio








