Dispatch é um jogo narrativo episódico, em que as decisões do jogador moldam o destino dos personagens da história. Acompanhamos Robert Robinson, o "Mecha-Man", que não está vivendo o melhor momento de sua vida, após um acidente envolvendo supervilões. Sua única opção, agora, é trabalhar na empresa de um colega de seu pai, liderando uma equipe disfuncional de ex-supervilões, a fim de alcançar seus objetivos pessoais.
O jogo foi desenvolvido pela AdHoc Studio, formada por ex-funcionários da Telltale Games e da Ubisoft, em parceria com a famosa mesa de RPG Critical Role (a animação Vox Machinas é uma adaptação da mesa desse grupo de amigos). Como velhos costumes não mudam, seu primeiro título é dividido em oito episódios, que serão lançados semanalmente, assim como as análises.
Se enturmando com os colegas de trabalho
O episódio 5 se chama "Entrosamento". A equipe de ex-supervilões de Robert está se enturmando bem e, finalmente, trabalhando em conjunto. Após um expediente difícil no trabalho, nada melhor do que uma saída para o bar. Essa é a oportunidade perfeita para o protagonista conhecer melhor seus colegas de trabalho e, quem sabe, contar algum segredo para eles.Nesses penúltimos capítulos, escolhas mais importantes começam a aparecer em conversas mais sérias que provavelmente vão influenciar em alguns dos possíveis finais do jogo, assim como em assuntos que impactam diretamente alguns personagens. Este também foi um dos episódios com muitas músicas licenciadas excelentes, o que me passou uma vibe Guardiões da Galáxia, principalmente nos momentos de comédia.
No último episódio, comentei que queria mais momentos com outros colegas da Equipe-Z. Nesse eu recebi exatamente o que eu queria e muito mais: temos vários momentos hilários com os ex-supervilões e tudo fica ainda melhor pelo ambiente ser um bar. Finalmente um pouco mais de atenção para esses personagens e menos foco na Invisível e na Loira Luminar.
Por sinal, achei que a escolha feita no final do episódio 4 teria um impacto maior neste episódio ou uma conversa mais direta sobre o que aconteceu com determinado personagem, mas acabou ficando como um assunto superficial.
Como eu disse, o trabalho foi complicado, o que rendeu novas mecânicas nos hackeamentos para dificultar a vida. Agora, temos a presença de caminhos fechados por falta de energia elétrica, então será necessário pegar energia e manipulá-las nos locais certos para liberar os caminhos e conseguir prosseguir. Pelo menos a energia também "frita" os antivírus.
Estava tudo indo bem… até demais
O episódio 6 se chama "Movimentação". As coisas estão indo muito bem na vida de Robert Robinson: o emprego está ótimo, seus colegas estão gostando dele e uma oportunidade muito importante surge. No entanto, ela colocará em risco todo o equilíbrio que ele conquistou. Será que no final essa oportunidade vale realmente o risco?Não temos novidades em relação à jogabilidade, porém, neste episódio, a coordenação fica bem mais complicada, colocando em prática todas as habilidades de gerenciamento da equipe do jogador. Recomendo que, para facilitar, use bastante as sinergias entre os membros do time.
Também na final do episódio, temos um hackeamento complicado, com bastante antivírus para atrapalhar o jogador. Este também é um episódio extremamente importante na questão de escolhas e consequências.
Novamente, este episódio desenvolveu muito bem personagens como Malévola, Golpe Baixo, Coupé, etc., dando o devido valor a personagens tão carismáticos e interessantes. Tivemos mais momentos da equipe inteira interagindo entre si, sendo um momento ótimo poder ver a evolução dos personagens.
O final do episódio é excelente, deixando um clima perfeito para os últimos capítulos, que chegam na próxima semana (12 de novembro de 2025). Sem me aprofundar muito, apenas digo que o final prova que o AdHoc Studio e a Critical Role sabem elaborar um roteiro muito bem escrito.
Chegamos na reta final
Dispatch chegou em seus penúltimos episódios entregando mais adições ao hackeamento, dificultando um pouco a coordenação dos heróis. O jogador precisa aplicar tudo que aprendeu até o momento, e a história avança de forma excelente, com mais escolhas importantes disponíveis e um final que deixa qualquer um ansioso pelo que está por vir nos últimos capítulos.
Prós
- Adição de novas mecânicas ao hackeamento;
- Escolhas importantes, que influenciam os personagens;
- Aumento no desafio de coordenação, colocando as habilidades do jogador à prova;
- Mais desenvolvimento dos membros da equipe.
Contras
- Nenhum
Dispatch (episódios 5 e 6) — PS5/XSX/PC — Nota: 10Versão usada para análise: PlayStation 5
Revisão: Vitor Tibério
Análise produzida com cópia digital cedida pela AdHoc Studio











