
A AMD está testando uma versão do FSR 4 baseada no modelo de cálculos INT8 (Integer 8 bits), mais versátil que a atual, que utiliza o FP8 (Floating Point 8-bit). A mudança pode gerar melhores resultados visuais em GPUs menos robustas e em plataformas que suportam o formato.
O FSR (FidelityFX Super Resolution) é uma tecnologia de upscalling desenvolvida pela AMD e incluída em múltiplas plataformas, como o Xbox. Ela permite o jogo seja processado em uma qualidade menor e, por meio de algoritmos, renderiza a imagem para uma resolução superior, recuperando os detalhes perdidos no processo e aumentando o desempenho.
Segundo a Digital Foundry, que realizou simulações de desempenho com base no Xbox Series X, o FSR 4 INT 8 entrega imagens mais limpas e detalhadas que a versão mais recente do FSR 3, embora fique ligeiramente atrás em termos de performance. No modo Performance, o ganho de frames em 4K foi de 28%, contra 29% do FSR 3. A desvantagem também se mantém na comparação com tecnologias como o Intel XeSS.
Ainda assim, houve situações em que o FS4 INT8 se sobressaiu na simulação. Foram 4% de frames a mais em Allan Wake 2 a 1440p com FSR 2, por exemplo. Isso pode indicar uma vantagem na utilização da tecnologia no console.
Um ponto importante é que o FP8 tende a se sair melhor em placas de vídeo mais recentes, com arquitetura RDNA 4, mas é incompatível com RDNA 2 e 3, o que torna o INT8 uma opção adequada para essas gerações.
Os relatórios de desempenho ainda tendem a variar, visto que há espaço para mudanças e otimizações por parte da AMD e que a tecnologia não foi oficialmente publicada. Ainda assim, a empresa terá de lidar com o fato de que, embora haja uma versão do FSR 4 encomendada para o PS5, o console não suporta o modelo INT8.
Fonte: Eurogamer

