AMD testa nova versão de FSR 4 baseada no modelo INT8

Diferente do tradicional FP8, o formato pode sacrificar desempenho para favorecer qualidade de imagem e compatibilidade em hardwares mais antigos.

em 18/10/2025

















A AMD está testando uma versão do FSR 4 baseada no modelo de cálculos INT8 (Integer 8 bits), mais versátil que a atual, que utiliza o FP8 (Floating Point 8-bit). A mudança pode gerar melhores resultados visuais em GPUs menos robustas e em plataformas que suportam o formato.

O FSR (FidelityFX Super Resolution) é uma tecnologia de upscalling desenvolvida pela AMD e incluída em múltiplas plataformas, como o Xbox. Ela permite o jogo seja processado em uma qualidade menor e, por meio de algoritmos, renderiza a imagem para uma resolução superior, recuperando os detalhes perdidos no processo e aumentando o desempenho.

Segundo a Digital Foundry, que realizou simulações de desempenho com base no Xbox Series X, o FSR 4 INT 8 entrega imagens mais limpas e detalhadas que a versão mais recente do FSR 3, embora fique ligeiramente atrás em termos de performance. No modo Performance, o ganho de frames em 4K foi de 28%, contra 29% do FSR 3. A desvantagem também se mantém na comparação com tecnologias como o Intel XeSS.

Ainda assim, houve situações em que o FS4 INT8 se sobressaiu na simulação. Foram 4% de frames a mais em Allan Wake 2 a 1440p com FSR 2, por exemplo. Isso pode indicar uma vantagem na utilização da tecnologia no console. 

Um ponto importante é que o FP8 tende a se sair melhor em placas de vídeo mais recentes, com arquitetura RDNA 4, mas é incompatível com RDNA 2 e 3, o que torna o INT8 uma opção adequada para essas gerações.

Os relatórios de desempenho ainda tendem a variar, visto que há espaço para mudanças e otimizações por parte da AMD e que a tecnologia não foi oficialmente publicada. Ainda assim, a empresa terá de lidar com o fato de que, embora haja uma versão do FSR 4 encomendada para o PS5, o console não suporta o modelo INT8.

Fonte: Eurogamer
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Mateus Soares
Jornalista e pós-graduando em Produção Textual, com experiência em temas que vão de meio ambiente a tecnologia. Entusiasta do universo dos games. Por algum motivo, fã de Mass Effect: Andrômeda.