Rayman comemora 30 anos mantendo suas raízes e reinventando a nostalgia

O herói que se tornou mascote da Ubisoft soube se reinventar a cada nova geração de consoles e segue sendo lembrado até hoje.

em 18/10/2025

Rayman celebra 3 décadas neste ano de 2025. Durante toda a sua trajetória, o personagem viveu entre altos e baixos, mas conseguiu conquistar muitos fãs ao redor do mundo. Não se sabe ao certo quando, porém, os primeiros esboços do personagem surgiram entre o fim dos anos 1980 para o começo dos anos 1990 pelas mãos de Michel Ancel, que desenvolveu ainda mais a história e o personagem quando entrou na Ubisoft.


O start da franquia

E a partir daí, Rayman se tornaria sinônimo de sucesso - principalmente para a desenvolvedora. Com o lançamento do primeiro jogo em 1995, o personagem já conseguiu conquistar o público e a crítica especializada, vendendo mais de 700 mil cópias até o fim de março de 2002. Com isso, o jogo se tornou o primeiro grande sucesso da Ubisoft.



Indo além do esperado

Após esse êxito, não demorou muito para que mais dois títulos fossem produzidos. O sequência nomeada Rayman 2: The Great Scape, foi lançada e também foi sucesso com os fãs e a crítica especializada, pois fez uma perfeita transição do 2D para o 3D. O jogo foi considerado um dos melhores exemplos de como se pode adaptar graficamente um formato para outro. 
 
O sucesso de Rayman era tanto que ele ganhou seu próprio desenho animado que se chamava Rayman: The Animated Serie, mas devido a problemas de produção e de orçamento, a série teve apenas quatro episódios produzidos e foi cancelada. A ideia inicial é que pelo menos a primeira temporada tivesse de treze a vinte e seis episódios. Os poucos episódios ainda foram exibidos em alguns países e podem ser achados facilmente no YouTube — no entanto, sem dublagem em português. 

O primeiro hiato e o rebaixamento na Ubisoft

Com a chegada do terceiro jogo, Rayman 3: Hoodlum Havoc e apesar das vendas terem muito boas (mais de um milhão de cópias apenas no primeiro trimestre de 2003), a Ubisoft não ficou satisfeita com as vendas e optou por colocar a linha principal em hiato pela primeira vez. Rayman voltou a aparecer em Rayman Raving Rabbis, lançado em 2006 — uma espécie de Mario Party que apresentou os Rabbids ao público. Eles se tornaram tão carismáticos que acabaram ofuscando Rayman e ganharam sua própria franquia, além de produtos como brinquedos, pelúcias e afins. Assim, a Ubisoft preferiu continuar investindo nos coelhos e manteve o personagem na geladeira por um bom tempo.


O retorno triunfal

Em 2010, durante a E3, finalmente a Ubisoft resolveu tirar o personagem do limbo e anunciou Rayman Origins, jogo que trazia o 2D de volta e um estilo de arte diferente de todos os outros, no qual os cenários foram todos desenhados à mão. Lançado em 2011, o título mais uma vez fez bonito e agradou os críticos e principalmente o público, já que foi considerado rentável pela Ubisoft e vendeu mais de 50 mil cópias apenas nos Estados Unidos no primeiro mês.

Aproveitando que o personagem estava em alta, a Ubisoft anunciou em 2012 o lançamento de Rayman Legends, que seria exclusivo para Wii U, mas acabou sendo adiado e logo depois anunciado como um jogo multiplataforma. Seu lançamento aconteceu em 2013 e mais uma vez agradou a todos, sendo até mesmo tido como um dos melhores jogos 2D daquela geração. O jogo vendeu mais de 4,48 milhões de cópias mas desagradou a Ubisoft, que optou por mais uma vez deixar Rayman em hiato.



O presente e o futuro de Rayman

Desde 2019, notícias sobre o personagem em outros tipos de mídia surgem, no entanto nada chega a se concretizar. Animações chegaram até a serem anunciadas, contudo não passaram da fase de produção, porém Rayman conseguiu um papel recorrente na série Capitão Laserhawc, Remix Blood Dragon, mas sem projetos solo nesse estilo para o herói por enquanto. Ele também fez uma participação no jogo Mario + Rabbis: Sparks of Hope em que uma ganha sua DLC dentro do game, chamada Rayman in the Phantom Show.

Porém, ao que tudo indica, os ventos estão mudando para Rayman em 2025. A Ubisoft vem dando dicas de que está trabalhando em um novo game do personagem, tendo divulgado ofertas de emprego em um escritório europeu para um projeto do herói. Segundo pessoas do ramo, a empresa está trabalhando em um remake de algum jogo e um novo game AAA para Rayman.



Rayman conquistou seu espaço no mundo dos games desde o seu lançamento, com títulos aclamados pela crítica e pelo público. Agora, cabe a Ubisoft finalmente dar o reconhecimento que o personagem merece e que a audiência já sabe há muito tempo.

Revisão: Thomaz Farias
Siga o Blast nas Redes Sociais
Felipe Vieira
Formado em publicidade, amante de cultura pop, amo o universo nerd e geek e fã de musica pop. Provavelmente eu vou te mostrar tudo isso junto e misturado. Pode procurar por @felipeabody nas redes sociais pra gente trocar uma ideia.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 4.0).