PS5

PlayStation 6: Sony e AMD revelam três dos pilares tecnológicos da próxima geração de consoles

O futuro dos consoles será definido por grandes avanços em Machine Learning, ray tracing e compressão de dados.

em 09/10/2025

A Sony divulgou hoje (9) um vídeo com Mark Cerny, arquiteto-chefe do PlayStation, e Jack Huynh, vice-presidente sênior e gerente geral de computação e gráficos da AMD, discutindo Projecto Amethyst, a colaboração contínua entre as duas empresas que visa impulsionar a tecnologia de jogos baseada em Machine Learning para gráficos e jogabilidade.


Os dois compartilharam três avanços tecnológicos que serão fundamentais para a próxima geração de consoles e trarão benefícios para toda a indústria de jogos:
  • Neural Arrays (Matrizes Neurais): Esta tecnologia permite que um grupo de unidades de computação compartilhe e processe dados de forma mais eficiente. Funcionando de maneira semelhante a um motor de Inteligência Artificial (IA) único e focado, os Neural Arrays prometem desbloquear um novo nível de desempenho para as futuras tecnologias de upscaling (aumento de resolução) e denoising (remoção de ruído);
  • Radiance Cores (Núcleos de Radiância): Trata-se de um novo bloco de hardware dedicado projetado para transporte de luz unificado. Sua função é gerenciar ray tracing e path tracing em tempo real, liberando a CPU para focar em geometria e simulação, enquanto a GPU se concentra em sombreamento e iluminação;
  • Universal Compression (Compressão Universal): É um sistema que avalia e compacta cada pedaço de dado adicionado à memória, sempre que possível. Este processo visa reduzir drasticamente o uso da largura de banda da memória, permitindo que a GPU entregue mais detalhes e taxas de frames mais altas com maior eficiência.
Em julho deste ano, Mark Cerny revelou que o PlayStation 5 Pro iria receber uma grande atualização de desempenho em 2026, onde já citava o Projeto Amethyst como parte fundamental da evolução tecnológica que o ecossistema PlayStation deve receber no futuro. 

Embora não citado diretamente, o PlayStation 6 deve ser o grande beneficiado do teste desta tecnologia no PS5 Pro, ou seja, o futuro da próxima geração de consoles já começa a se moldar diante do público, com a Sony e AMD falando abertamente das tecnologias que definirão a próxima década dos vídeo games. 

Fonte: PlayStation (youtube / instagram)
Siga o Blast nas Redes Sociais
Matheus Oliveira
Entusiasta de games e cinema, sempre explorando novos gêneros e estilos enquanto acumula um backlog infinito. X e Instagram