Octopath Traveler 0 é descrito como uma história de "vingança e reconstrução", baseado no spin-off mobile Champions of the Continent e ambientado em Orsterra, continente do primeiro jogo. Segundo o produtor Hirohito Suzuki, dependendo das escolhas do jogador, 0 pode ser lido como uma prequel ou um universo alternativo.
O antagonista principal da história é Pardis III, o "Senhor de Todos", um monarca absolutista que governa o Reino de Edoras com três sistemas de influência (Riqueza, Poder e Fama, mecânicas vistas no jogo mobile) e busca tomar controle total de Orsterra.
Na luta do protagonista contra Pardius III e os outros vilões já detalhados anteriormente, quatro outros aliados se juntam ao rol de mais de 30 personagens recrutáveis.O primeiro é o clérigo Pius (voz: Todd Haberkorn), um bispo da Ordem da Chama Sagrada (a mesma de Ophilia Clement, personagem do primeiro jogo que também voltará) e parente distante da mãe do protagonista, outrora ajudado por ela em sua infância. Sua habilidade própria é Scales of Justice, que reduz a defesa física/elemental dos inimigos e aumenta o ataque físico/elemental dos aliados por um certo número de turnos.
Em seguida vem a dançarina Saoirse (voz: Brianna Knickerbocker), uma jovem artista de gostos únicos que busca por um parceiro no palco que tenha as mesmas sensibilidades musicais. Sua habilidade própria é Ruinous Aria, que dá a um aliado a chance de explorar qualquer fraqueza, independentemente se o elemento em questão for um ponto fraco do inimigo ou não, por um certo número de turnos.Também temos a comerciante Carinda (voz: Erica Mendez), que vem de uma pequena vila nas Terras Fluviais (Riverlands, de onde o personagem Alfyn Greengrass, do primeiro jogo, também é) e tem grande carisma e senso de negócios. Sua habilidade própria é Trick of the Trade, que aumenta o ataque físico dos aliados por um certo número de turnos e os deixa esquivar de um único ataque físico por vez.Finalmente, junta-se ao jogador o estudioso Xerc (voz: Adam Korenman), que pesquisa as pedras da alma (Soulstones, itens mágicos que causam uma certa quantidade de dano fixo) e é visto como um excêntrico em círculos acadêmicos. Ele tem um assistente que procura arrecadar fundos para comprar uma pedra da alma gigante. Sua habilidade própria é Soulstone's Might, que causa dano de todos os elementos (Fogo/Gelo/Relâmpago/Vento/Luz/Escuridão) a todos os inimigos 1 vez cada.Os dois novos sistemas em destaque são a Arena de Monstros e o Museu, ambos estruturas que podem ser construídas em Wishvale, cidade natal do protagonista que foi destruída por certas figuras, agora em processo de revitalização. No primeiro, será possível lutar contra monstros capturados pelo jogador por certas recompensas; espera-se que a mecânica seja útil para quem quiser subir de nível mais rapidamente.
Já o Museu compilará músicas (partituras), histórias extras de outros aventureiros (diários) e tesouros lendários a serem coletados pelo mundo. A música de fundo de Wishvale será customizável, o que representa uma extensão da mecânica do gramofone de Octopath Traveler II, que permitia ao jogador desbloquear e ouvir qualquer música da trilha sonora do game.Além dos bônus de pré-venda e Digital Deluxe já anunciados pela Square Enix, quem tiver dados de jogo para Octopath Traveler ou Octopath Traveler II receberá estátuas dos mascotes Cait (aumenta EXP e Folhas obtidos em batalha) e Octopuff (aumenta JP obtidos em batalha), respectivamente.Três jogos do Team Asano também têm bônus associados: Bravely Default Flying Fairy HD Remaster (Fortifying Nut M), Dragon Quest III HD-2D Remake (Nourishing Nut M) e Dragon Quest I & II HD-2D Remake (Invigorating Nut M). Para os casos aplicáveis, dados de demos de jogo também contam para a aquisição dos bônus.
Fonte: Square Enix via press release









