Jurassic World Evolution 3: dinossauro brasileiro Caiuajara é confirmado no elenco; confira

A Frontier Games revelou o pterossauro originalmente descoberto no Brasil.

em 13/10/2025

A Frontier Games revelou uma adição ao elenco de Jurassic World Evolution 3: o Caiuajara. Em um novo trailer de demonstração, o estúdio apresentou o dinossauro de origem brasileira, destacando suas características e seu papel nos aviários do parque.


O Caiuajara é descrito como um pterossauro piscívoro (comedor de peixes) oriundo dos penhascos desérticos do Brasil. Seu visual é marcado por uma crista proeminente e chamativa que o distingue.

Descrição oficial
Um réptil voador com uma grande barbatana óssea no focinho, o Caiuajara tinha um bico resistente e não possuía dentes. Ele podia ostentar uma envergadura de mais de 2 metros, e estes répteis voadores sociáveis viviam em colônias de adultos maduros. Eles provavelmente se desenvolviam em berçários de animais jovens e subadultos vivendo juntos.

Descoberta
O Caiuajara foi descoberto em um raro leito ósseo de pterossauros conhecido como o "Cemitério de Pterossauros" (Pterosaur Graveyard). Datando do Cretáceo Superior, este sítio incluía pelo menos 47 indivíduos diferentes. Encontrado no sul do Brasil, onde antes havia um deserto do Cretáceo, o novo pterossauro foi nomeado em homenagem à formação rochosa na qual foi encontrado.

Paleoecologia
O Caiuajara viveu durante o período Cretáceo nas dunas do deserto do que é hoje o sul do Brasil. Eles se reuniam perto de lagos de areia no interior e enfrentavam o risco de morte devido a tempestades do deserto.
Para conferir todos os dinossauros do jogo, clique aqui.

Jurassic World Evolution 3 chega em 21 de outubro para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC.

Siga o Blast nas Redes Sociais
Matheus Oliveira
Entusiasta de games e cinema, sempre explorando novos gêneros e estilos enquanto acumula um backlog infinito. X e Instagram