Shawn Layden, ex-presidente dos estúdios PlayStation, deu uma entrevista ao The Ringer, na qual comentou sobre o estado da indústria e a perseguição por "sacos de dinheiro infinitos" que são os jogos live service.
Layden, figura importante na história da PlayStation e um dos responsáveis pela realização de alguns dos jogos mais famosos da companhia, como Horizon Zero Dawn, Ghost of Tsushima e God of War (2018), vê a empresa que ajudou a elevar se perdendo ao ir atrás de jogos live service. Essa ação foi um dos motivos para ele deixar a empresa em 2019, pois buscar tal gênero "não é minha área de especialidade", se referindo a sua preferência em planejar jogos single-player.
Curiosamente, no seu último ano, em 2019, além de finalizar a compra da Insomniac Games, também deu sinal verde para a produção de Helldivers 2, que viria a se tornar a única empreitada de sucesso da Sony no mundo live service.
Durante a entrevista, ele explica que sua preferência por jogos single-player não foi fundamentalmente uma decisão econômica, e sim porque ele os considera a verdadeira experiência do que é, de fato, um videogame:
“Um jogo live-service, para mim, não é realmente um jogo. É um dispositivo de engajamento de ação repetitiva.
Para mim, um jogo — por causa de onde eu venho — significa que eu preciso de três coisas. Eu preciso de uma história, eu preciso de um personagem e eu preciso de um mundo. E Horizon, God of War e Uncharted têm todas essas três coisas. Se você está fazendo um jogo live-service, você só precisa de uma ação repetitiva que a maioria das pessoas consiga entender, uma capacidade de se comunicar naquele mundo com outras pessoas com a mesma mentalidade, e o desejo [do jogador] de fazer isso de novo e de novo e de novo."
“Se você está tentando entrar nesse espaço porque tem essa ilusão na sua mente de grandes sacos de dinheiro chegando todos os dias pelo resto da sua vida, para a maioria isso não acontece.”
Ele finaliza dizendo que o sucesso de Fortnite não é algo que pode ser calculado ou preparado: “Fortnite é o exemplo clássico de capturar um raio em uma garrafa. Você não pode planejar isso. Você não pode se preparar para isso. Você não pode prever isso.”
Depois do fiasco de Concord, a Sony está tomando as medidas necessárias para que sua empreitada no mundo live service não tenha mais uma mancha, cancelando jogos antes que fossem anunciados para o público, como o live service de God of War que estava em desenvolvimento.
A PlayStation também adiou Marathon para 2026 e está tomando uma medida cautelosa com Fairgames, sobre o qual muito se especula sobre seu destino.
Fonte: The Ringer




