Faça as quests assim que elas aparecerem
Um ponto importante da experiência de Digimon Story Time Stranger é a necessidade de ter pontos para avançar a sua patente de agente. Sem alocá-los, o jogador não terá acesso a criaturas mais poderosas, nem a habilidades que podem fazer a diferença na evolução da equipe.
Como os pontos são conseguidos por meio de quests, e elas aparecem de forma bem esparsa, o ideal é fazer todas as missões secundárias assim que possível. Avançar na trama pode deixá-las temporariamente indisponíveis e, embora seja possível concluí-las posteriormente, trata-se de uma desvantagem que pode ser evitada.
Avalie habilidades de agente mais amplas
Existem cinco categorias de habilidades de agente. Embora a maior parte delas esteja associada a personalidades específicas, o que pode ser desbloqueado em “Elo da Lealdade” são Artes Cruzadas, além de reforços de experiência e estatísticas gerais para categorias evolutivas (Em Treinamento, Criança, Campeão).No início do jogo, com a patente ainda baixa, não é possível atingir os níveis evolutivos mais altos; portanto, as vantagens para Em Treinamento e Criança são mais úteis. Da mesma forma, é possível aproveitar a informação sobre quantos aliados possuem personalidades alinhadas aos quatro eixos, a fim de escolher qual priorizar. Esse detalhe é indicado no próprio menu de habilidades de agente.
Explore as ramificações evolutivas
Um dos pontos que mais chamam a atenção na linha Digimon Story é o fato de que cada aliado pode evoluir de várias formas. Mais interessante ainda é poder retornar a um estágio anterior e acabar indo parar em uma linha totalmente diferente de criaturas.Caso o jogador queira explorar as possibilidades em busca de algum aliado específico, é interessante abusar do sistema de digievolução. Quanto mais aliados o jogador já tiver obtido ou visto, mais fácil será usar essa mecânica, já que basta tê-los no seu Guia de Campo ou possuir a personalidade certa para poder recriá-los.
Graças a isso, o jogador também pode aproveitar a conversão de vários bichos iguais (preferencialmente com 200% de dados obtidos). Afinal, mesmo criaturas que começam iguais podem se transformar de formas muito diferentes e levar a linhas alternativas, caso o jogador explore o Guia de Campo.
Não esqueça de aproveitar a Digifazenda
Uma mecânica tradicional da franquia, desde o primeiro Digimon Story (lançado no Ocidente como Digimon World DS), é a fazenda, que permite colocar os bichos para treinar enquanto não estão na equipe principal. No novo jogo, a mecânica está associada ao Teatro Limiar, e recebemos um aviso de quando os treinamentos estão encerrados pela DigiLinha.Embora seja possível colocar vários aliados nessa reserva especial, é necessário ter itens de treinamento, sendo cada um deles adequado para ganhar atributos específicos e/ou alterar a personalidade dos aliados. Também dá para aproveitar o local para aumentar o DigiElo — mecânica útil para fortalecê-los — ao alimentá-los.
Cuidado com o que fala
Em alguns momentos, é possível receber mensagens perguntando coisas variadas. Além de ser uma forma de interação com conversas divertidas, a escolha do jogador também afeta a personalidade do nosso aliado.Por isso, é importante não responder de qualquer jeito a essas conversas, para não atrapalhar o treinamento. É necessário ter em mente qual personalidade é ideal para cada aliado e avaliar se a mudança de tendência será uma boa oportunidade ou algo negativo.
Dê nome aos bois
Em alguns momentos do jogo, é possível ter vários digimon do mesmo tipo que o jogador gostaria de evoluir de formas diferentes. Para melhor diferenciá-los, é possível dar nomes diferentes a cada aliado, facilitando, assim, o controle.
Lembre-se do triângulo de forças e da diversificação elemental
Tanto aliados quanto inimigos podem ser classificados como Vacina, Vírus, Dados ou outras categorias (Livre, Variável, Desconhecido). Embora as tipologias diferentes não estejam inclusas, é importante ter em mente que golpes de digimon Vacina são fortes contra Vírus; os Vírus são melhores contra Dados; e os digimon Dados são mais úteis no enfrentamento dos Vacina.Esse pilar é importante de se ter em mente quando enfrentamos as batalhas, embora também haja outros fatores, como os elementos dos golpes. De qualquer forma, é bom ter em mãos aliados diversificados para poder encarar todas as possibilidades de desafio e cobrir as fraquezas.
No quesito da cobertura de elementos, o jogo conta com um sistema de habilidades equipáveis. Usar esse sistema permite que a equipe tenha acesso a golpes físicos, mágicos e de suporte mais diversificados, sendo fundamental ter isso em mente também ao planejar a equipe para lidar com os desafios.
Isto é tudo, mas é apenas o início
Todos os detalhes que mencionei aqui como dicas são apenas alguns pontos relativamente básicos da experiência, que é bom se ter em mente para melhor aproveitar o jogo. Há muito mais além da superfície para conhecer — e vale a pena mergulhar para aprender mais.Revisão: Mariana Marçal










