PS

Battle Arena Toshinden: série de luta 3D será portada para plataformas modernas pela Edia

Os três primeiros jogos numerados da saga serão relançados pela companhia entre o ano fiscal de 2026 e de 2027.

em 27/10/2025

A publicadora e desenvolvedora Edia (Valis: The Fantasm Soldier Collection) anunciou ports do jogo de luta 3D Battle Arena Toshinden e das sequências Battle Arena Toshinden 2 e Battle Arena Toshinden 3 para “plataformas modernas” em um acordo de licenciamento com a Takara Tomy, editora original dos títulos.

Desenvolvida pelo estúdio Tamsoft, criador de Senran Kagura, Battle Arena Toshinden foi uma das primeiras séries de fighting games a contar com a possibilidade de golpear o oponente por qualquer ângulo. 

Participantes de um misterioso torneio organizado por uma sociedade secreta, o espadachim Eiji, o ninja Mondo, o mago Fo Fei e a detetive particular Sofia foram alguns dos oito lutadores iniciais, fora os desbloqueáveis, disponíveis no lançamento do primeiro jogo para PlayStation em janeiro de 1995.

Em novembro do mesmo ano para arcades e, no mês seguinte, para PS1, Battle Arena Toshinden 2 foi disponibilizado com novos personagens, incluindo o insano Chaos e a policial Tracy; e melhorias de jogabilidade, facilitando, entre outros movimentos, a realização de combos.

Arenas fechadas e um Arcade Mode onde, caso o jogador selecionasse um dos personagens considerados “heróis”, lutaria contra um membro do grupo rival e vice-versa foram novidades de Battle Arena Toshinden 3 quando lançado para PlayStation em dezembro de 1996, sendo a gueixa Shijuku e o macaco Bayhou alguns dos lutadores adicionados.

Planejando relançá-los entre os anos fiscais de 2026 e 2027, a Edia não comentou se pretende disponibilizar os ports de Battle Arena Toshinden separados, em uma coletânea ou em ambos formatos.

Fonte: Gematsu
Siga o Blast nas Redes Sociais
Antonio Ribeiro
Apaixonado por games e tudo que envolva cultura pop.