Um novo relatório financeiro da Sony indica que a empresa está pronta para uma nova fase no ecossistema PlayStation. Enquanto as vendas do PlayStation 5 se aproximam de seu pico, a base de usuários ativos da plataforma segue em expansão e bateu um novo recorde. De acordo com o documento, o número de usuários mensais ativos (MAU - Monthly Active Users) atingiu a marca de 124 milhões em 2024.
"Usuários Ativos Mensais é uma estimativa do número total de contas únicas que jogaram ou utilizaram serviços no PlayStation® durante o último mês do ano fiscal. Essa estimativa é baseada em pesquisas internas da empresa e pode ser atualizada futuramente."
O relatório afirma de forma clara que o PS5 está agora na "segunda metade do ciclo do console", com as vendas de hardware começando a se estabilizar e com uma projeção de eventual declínio. No entanto, a Sony se mostra preparada para a transição, com uma estratégia focada no engajamento contínuo dos jogadores e na criação de valor através de seu ecossistema.
A empresa também aponta que a receita está cada vez mais diversificada, com um crescimento notável na venda de software digital e add-ons, porém, o modelo de negócio ainda é dependente da venda de hardware.
Divisão das Vendas (FY2024 - Percentual):
- Conteúdo adicional (DLC's; V-bucks, etc.): 29%
- Software digital (somente jogos PlayStation Studios): 20%
- Software físico: 3%
- Serviços de rede (PlayStation Plus): 14%
- Outros: 10%
- Hardware: 24%
Fontes de Receita:
- O crescimento da receita é impulsionado por ganhos recorrentes e consistentes provenientes de títulos de software, conteúdo adicional e serviços de rede, juntamente com o aumento do engajamento dos usuários;
- Na segunda metade do ciclo do console, espera-se uma queda no volume de vendas do PS5™.
Áreas de Investimento:
- A maior parte dos investimentos está voltada para o fortalecimento do portfólio de propriedades intelectuais (IP) e evolução das franquias;
- Manutenção da produção de hardware eficaz e viável, além do desenvolvimento de software, com investimentos de capital bem planejados.
O nível de envolvimento do público é um dos grandes destaques do relatório. O documento revela que os jogadores passaram um total de 51 bilhões de horas jogando no ecossistema PlayStation em 2024. Isso representa um aumento de 14% em comparação com 2022.
Em relação ao gasto por console no ciclo de vida, a média gasta por usuário na plataforma também subiu. O gasto cumulativo por dispositivo ativo nos primeiros cinco anos do ciclo de vida de cada console mostra que o valor médio aumentou de $669 no PS4 para $846 no PS5.
Ao citar a investida em live-service, a Sony menciona sucessos de MLB The Show, HELLDIVERS 2, Gran Turismo, Destiny 2, e se prepara para Marathon. Não fazendo menção à Fairgames, que está fora dos holofotes desde seu anuncio e vem sofrendo mexidas consideráveis nos bastidores.
O relatório também confirma que os próximos jogos de peso da marca, Intergalactic: The Heretic Prophet e Wolverine, chegarão a partir do próximo ano fiscal, que se inicia em 1º de abril de 2026.
A Sony se prepara para o fim do ciclo do PlayStation 5 batendo recordes de engajamento, números que devem aumentar ainda mais no próximo ano fiscal, com o lançamento de jogos sociais como Marathon e Grand Theft Auto 6. Você pode ler o relatório por completo aqui.
Fonte: Sony.com







