A Riot Games confirmou o fim da Liga das Américas (LTA) e o retorno do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) em seu formato independente, a partir de 2026. A LCS (liga norte-americana) também voltará a operar separadamente. Segundo a desenvolvedora, a mudança visa fortalecer a conexão com os torcedores e simplificar o caminho para os torneios globais.
No anúncio, a Riot Games anunciou detalhadamente os motivos por trás da tomada de decisão:
Por Que a Mudança?Em 2025, introduzimos a Liga das Américas (LTA) com o objetivo de elevar a competitividade em toda a região, criar mais confrontos de alto nível e buscar inovações que não eram possíveis na estrutura antiga. Essa iniciativa fazia parte de uma revisão mais ampla do modelo de negócios global de LoL Esports, incluindo o lançamento do Global Revenue Pool (GRP), projetado para dar ao ecossistema um caminho mais forte rumo à sustentabilidade de longo prazo.A LTA proporcionou aprendizados valiosos, mas também ficou claro que os fãs sentem o orgulho e a conexão mais profundos com suas ligas originais, e sentiram falta desse elemento na LTA. O orgulho e a história regionais são essenciais para a experiência de esports de League of Legends, e nossas comunidades nos disseram consistentemente que queriam suas ligas de volta. Não apenas a LTA usando as marcas antigas, mas sim uma verdadeira restauração das ligas.
O que se mantemO retorno da LCS e do CBLOL não significa uma reversão completa ao modelo de 2024. As equipes latino-americanas continuarão sendo uma parte importante do nosso ecossistema competitivo e disputarão dentro das estruturas da LCS e do CBLOL, com a LCS dando suporte a toda a América do Norte e Central, e o CBLOL reunindo a América do Sul (Brasil e LATAM Sul). A LYON permanecerá como uma Equipe Parceira na LCS, e a Leviatán permanecerá como uma Equipe Parceira no CBLOL. A LLA em si não retornará como uma liga autônoma, mas suas equipes e jogadores continuarão tendo um lar no mais alto nível de competição nas Américas.Ambas as ligas continuarão a apresentar uma vaga de "Time Convidado" (Guest Team) em 2026, com a LCS recebendo uma equipe do NACL ou LRN e o CBLOL recebendo uma equipe do CD (Circuito Desafiante) ou LRS (Liga Regional Sul). Vimos valor real em testar novos modelos de parceria e usar a Vaga de Convidado para conectar melhor o Tier-1 e o Tier-2, e continuaremos a fortalecer o Tier-2 para melhorar o caminho para o profissional para jogadores aspirantes.Embora os formatos de 2025 tenham parecido complexos, eles nos ajudaram a resolver problemas cruciais de 2024 relacionados ao agendamento do calendário, semanas de folga e manter a maioria dos dias de competição no sábado e domingo. Em 2026, manteremos essa consistência enquanto introduzimos formatos que são mais simples e fáceis de acompanhar. Por fim, a colaboração nos bastidores entre as equipes internas e os escritórios regionais gerou ideias criativas, como a experiência de Fantasy da LTA, nas quais continuaremos a trabalhar, mesmo com o retorno do LCS e do CBLOL para operar de forma independente.
Fonte: lolesports



