Hell is Us: diretor diz que lançamento surpresa de Hollow Knight: Silksong foi “um pouco insensível”

O diretor criativo do jogo falou sobre o desafio de lançar um título no mesmo dia que um dos jogos indie mais aguardados da história.

em 17/09/2025

Jonathan Jacques-Belletête, diretor criativo de Hell is Us, comentou sobre a decisão da Team Cherry de anunciar o lançamento de Hollow Knight: Silksong com pouca antecedência, o que impactou o mercado e outros estúdios.


O diretor criativo da Rogue Factor, comentou sobre a experiência de lançar seu jogo de estreia, Hell is Us, no mesmo dia que Hollow Knight: Silksong. Em um episódio do podcast Friends Per Second, o desenvolvedor criticou a decisão da Team Cherry de anunciar a data de lançamento (4 de setembro) apenas duas semanas antes.

“Quando você sabe que é tão grande assim, eu acho que um lançamento surpresa é meio que – uau.”

Comparando o jogo com o aguardado titulo da Rockstar, “Como o ‘GTA 6 dos jogos indie’… fazer um lançamento surpresa de algo assim é um pouco insensível.”

Apesar da crítica, o diretor reconheceu que a Team Cherry tinha total direito de fazer o que fez, sem leis ou regras contra isso. No entanto, ele lamentou o impacto que a decisão teve sobre o mercado. Na época, vários desenvolvedores indie anunciaram adiamentos de última hora para evitar a concorrência direta com o gigante, incluindo títulos como Baby StepsDemonschool.
Jacques-Belletête relembrou o dia em que a data de lançamento de Silksong foi anunciada, "Todos nós pegamos nossos telefones muito rapidamente, com nosso publisher e tudo mais", ele disse, contando que o dia foi gasto em "muitos e-mails e mensagens de texto e de volta, entre muita gente, entre nós e nosso publisher. Foi algo que realmente aconteceu."

Ele explicou que adiar Hell is Us seria um "esforço enorme" e potencialmente mais prejudicial, já que teriam que reembolsar as pré-vendas e reconstruir a campanha de marketing.

Embora não tenha números específicos, o diretor acredita que Silksong definitivamente impactou o desempenho de Hell is Us. Ele concluiu que o problema real não é apenas um único jogo, mas sim o mercado saturado de hoje, onde conseguir uma janela de lançamento sem concorrência é "quase impossível". Ele descreveu a situação como uma "loucura constante".
“Honestamente, não é só o Silksong, teve o Cronos: The New Dawn, foi um período agitado. Essa é a questão hoje em dia, honestamente – conseguir uma janela [de lançamento] onde você esteja praticamente sozinho é quase impossível.

15 anos atrás, o meio para o fim do verão sempre era um período morto. Mas não existe mais nada assim. É apenas uma loucura constante.”
Tanto Hell is Us quanto Hollow Knight: Silksong foram lançados em 4 de setembro de 2025.

Siga o Blast nas Redes Sociais
Matheus Oliveira
Entusiasta de games e cinema, sempre explorando novos gêneros e estilos enquanto acumula um backlog infinito. X e Instagram