Análise: Everybody's Golf Hot Shots é uma boa tacada, ainda que por vezes sinuosa, na diversão e no desafio

Jogo de golfe é uma experiência robusta e com boa dose de conteúdo, mas que exige alguma paciência para ser realmente aproveitada.

em 10/09/2025
Se um esporte tem um mínimo de popularidade, é quase certo que ele vai receber uma versão para os videogames. Do futebol ao ciclismo, os exemplos são inúmeros. O golfe não é exceção, tendo vários títulos lançados ao longo dos anos. A bola da vez é Everybody's Golf Hot Shots, que traz uma apresentação cartunesca e imersiva aos campos e tacadas. Pronto para conhecer mais sobre esse divertido esporte eletrônico?.

Entrando em campo

Com origem no saudoso PlayStation, a franquia Everybody’s Golf estreou em 1997 e recebeu várias sequências ao longo dos tempos. A última, entretanto, foi em 2017, e desde então não tivemos um novo título. Portanto, este lançamento do dia 4 de setembro é uma retomada de uma série que remonta aos primórdios do golfe em três dimensões nos consoles.
 
O game é ao mesmo tempo arcade e simulador, equilibrando mecânicas avançadas com elementos engraçados e algumas “trapaças”. Os visuais também têm sua dose de equilíbrio, pois enquanto os cenários são razoavelmente realistas, os personagens são cartunescos, pendendo para o anime. Mesmo com algumas ressalvas, as duas misturas funcionam muito bem durante as partidas.
Vale lembrar como o golfe funciona (de maneira simplificada): dois participantes devem acertar uma bolinha respectiva em um buraco, lançando-a ao longo de um campo (ou parte dele). Para isso, o jogador deve rebater a bolinha usando um taco, que por sua vez pode ser escolhido de um conjunto com várias opções. Vence a partida quem completar todos os buracos em menos tacadas.
Everybody's Golf Hot Shots usa um sistema de três apertos para o jogador bater nas bolinhas. Após escolher qual taco e qual efeito será aplicado à pequena pelota, é preciso acionar a barra de força da tacada, escolher o valor máximo (dado em termos de distância em jardas), e determinar a precisão do movimento. Essa última parte é a mais difícil, exigindo bons reflexos para apertar o botão no momento certo e garantir a precisão na tacada.

Aprendendo as regras do jogo

Não basta acionar a força e a precisão certa na tacada: é preciso considerar coisas como local de “aterrissagem” da bolinha, direção do vento, e obstáculos pelo caminho para planejar adequadamente a jogada. A distância entre o ponto inicial e o buraco varia bastante, exigindo planejamento de quantas tacadas serão necessárias – buscando o menor número possível – para chegar lá (e acertar, logicamente).
As primeiras partidas são um pouco difíceis, pois Everybody's Golf Hot Shots, apesar da aparência amigável, conta com mecânicas realistas. O negócio é aproveitar o modo de treinamento, que apresenta todos os recursos e desafios das partidas, e praticar bastante. Quando aprendemos minimamente como as coisas funcionam, as disputas se tornam divertidas e competitivas na medida certa (ainda que exigentes).
Ainda sobre a aparência do game, preciso fazer uma crítica: os visuais parecem, por vezes,  bem datados, sobretudo para um game de escopo relativamente pequeno. As árvores e suas folhas, a textura da grama e água (dentre outras coisas) não chegam a ser feias, mas deixaram a desejar. A comparação desses elementos, que buscam parecer realistas, com os personagens cartunescos, só ressalta os problemas.
E ainda que mais legais graças à pegada estilo anime, não é como se os golfistas (e demais humanos) fossem tão bem feitos assim. Faltou um pouco mais de qualidade geral na produção, que tem momentos em que parece ter saído da geração retrasada de videogames. As coisas não chegaram a ser desagradáveis, mas ficaram devendo.

Paciência e treinamento

Em termos de jogabilidade, Everybody's Golf Hot Shots tem comandos acessíveis na tela e no controle. As dificuldades residem em buracos com muito vento, bancos de areia e árvores, bem como acertar o timing do acionamento da tacada. Nesse sentido, talvez tenha faltado algum tipo de configuração para novatos ou quem não quer sofrer muito.
Não que essas tarefas sejam tão difíceis, mas elas levam tempo para aprender e dominar. Além disso, basta um errinho na escolha do ângulo ou no aperto do botão da força para desperdiçar uma tacada, algo que pode comprometer uma partida acirrada. Poder retroceder uma jogada ou usar itens de suporte durante as partidas seriam opções valiosas.
Na verdade, Everybody's Golf Hot Shots até tem itens especiais para usar durante as partidas. Tacos, bolinhas, lanchinhos e outros elementos podem ser escolhidos antes da partida e adquiridos ao final de campeonatos ou na loja, mas eles são de uso único e também não são abundantes. Se o dinheiro das premiações fosse maior, por exemplo, isso facilitaria as coisas.
O título tem uma boa variedade de modos, como o Challenge Mode (com copas e torneios que têm prêmios em dinheiro), o World Tour (com pequenas histórias estrelando cada personagem), e o Wacky Golf (com regras malucas que incluem explosões e “roubo” de tacos). Também temos partidas online e locais para até quatro jogadores.

Escondendo o jogo

Considerando o número de opções para criar as suas partidas, a quantidade de conteúdos no game também merece elogios. Os personagens, tanto golfistas quanto caddies (que carregam os tacos e ajudam o esportista de forma geral), também vêm em grande quantidade, mas com uma ressalva: somente três nomes estão disponíveis ao começar o jogo.
Na minha opinião, essa escassez inicial de opções é muito ruim, se estendendo também ao número reduzido de buracos disponíveis para as partidas customizadas. Se eu resolver jogar com os amigos, é inevitável que tenhamos várias repetições. Aproveitando o contexto, isso escancara um número limitado de frases e animações para cada personagem, tornando as partidas um tanto quanto repetitivas.
Liberar personagens é algo relativamente simples, pois basta jogar bastante para obter caddies ou desbloquear partidas 1x1 que recompensam com um novo tenista. A questão é que isso demora e não temos uma ordem clara de como fazer. Considerando que é preciso completar o Challenge Mode desses personagens para liberá-los em todos os modos, as coisas ficam ainda mais lentas.

Para um público mais seleto

Embora não aborde um esporte tradicional, Everybody's Golf Hot Shots consegue entregar uma experiência divertida e até certo ponto viciante. Mesmo com visuais quase datados a apresentação é agradável, com músicas legais que caem bem com a proposta equilibrada no nível de realismo. Se por um lado o game poderia dar mais suporte aos novatos e menos versados, por outro temos um bom tutorial e mecânicas bem implementadas.
É uma pena que a positiva grande quantidade de conteúdo exige muita paciência para ser acessada. A longo prazo, entretanto, quem curtir as partidas vai acabar aproveitando tudo que o game tem à disposição, como um sistema de nível  liberando novos golfistas, buracos, tacos, entre outros. Fica a dica para amantes de jogos mais técnicos ou que estejam dispostos a se dedicar ao título.

Prós

  • Jogo de golfe eletrônico oferece uma experiência divertida e desafiadora na medida certa;
  • Temática no estilo cartunesco/anime é agradável e combina bem com a proposta do game;
  • Jogabilidade simples e funcional, proporcionando comandos intuitivos para jogar;
  • Boa quantidade de conteúdo para liberar, incluindo golfistas, campos e itens;
  • Vários modos de jogo disponíveis, incluindo copas, desafios malucos e multijogador local e online (mas sem crossplay).

Contras

  • Visuais estão num nível técnico de geração retrasada, como em texturas e iluminação;
  • Faltaram mecânicas para aliviar o nível de dificuldade, sobretudo para jogadores mais casuais;
  • A maior parte dos desbloqueáveis exige muito tempo e esforço para serem liberados, além de não terem claros os critérios de obtenção.
Everybody's Golf Hot Shots — PC/PS5/PS4/XBO/XSX — Nota: 7.5
Versão utilizada para análise: PS5
Revisão: Juliana Piombo dos Santos
Análise redigida com cópia digital cedida pela Bandai Namco
OpenCritic
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Matheus Senna de Oliveira
é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
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