A Remedy divulgou seu balanço financeiro do primeiro semestre de 2025 revelando que FBC: Firebreak, seu primeiro título autopublicado, não atingiu as expectativas de vendas, especialmente no PC. Apesar de um lançamento técnico estável e mais de 1 milhão de jogadores nos primeiros dez dias, o desempenho comercial foi sustentado principalmente por acordos de assinatura com Xbox e PlayStation.
No mesmo relatório, a empresa confirmou que Control 2 e os remakes de Max Payne 1 & 2 seguem conforme o planejado, com as equipes concentradas em avanços de gameplay, ambientes e missões. O documento também destacou resultados positivos de títulos anteriores, como Control e Alan Wake 2; confira:
Comentários do CEO Tero Virtala
No segundo trimestre de 2025, a receita da Remedy aumentou 63,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 16,9 milhões de euros (contra 10,3 milhões). As vendas de jogos e royalties aumentaram, enquanto as taxas de desenvolvimento diminuíram. O aumento nas vendas foi impulsionado por FBC: Firebreak, incluindo o reconhecimento inicial de receita de acordos de assinatura de serviços com Sony e Microsoft. Alan Wake 2 e Control continuaram vendendo de forma constante e gerando royalties. As taxas de desenvolvimento provenientes de Control 2 e do remake de Max Payne 1 & 2 diminuíram. O EBITDA foi de 4,2 milhões de euros, um aumento de 6,6 milhões em relação ao ano anterior. O resultado operacional foi de -0,5 milhão de euros, melhorando 2,7 milhões no comparativo anual.
Lançamento do primeiro jogo autopublicado da Remedy: FBC: Firebreak
O primeiro jogo multiplayer da Remedy, FBC: Firebreak, foi lançado em 17 de junho. O lançamento foi tecnicamente bem-sucedido, alcançando mais de 1 milhão de jogadores nos primeiros 10 dias. A maioria dos jogadores estava no Xbox Series X|S e PlayStation 5.
No Steam, que era planejado como o principal canal de vendas para PC, o lançamento teve desempenho abaixo do esperado. A experiência inicial de integração e a estrutura de missões resultaram em altas taxas de abandono precoce e um grande número de análises negativas. À medida que os jogadores passaram mais tempo no jogo e a empresa lançou atualizações para melhorar a experiência, o sentimento geral tornou-se mais positivo.
Comercialmente, a empresa ficou insatisfeita com o desempenho inicial de vendas ao consumidor de FBC: Firebreak. Até agora, o desempenho comercial foi impulsionado principalmente por acordos de assinatura no Xbox e PlayStation. Uma parte considerável das receitas desses acordos ainda será reconhecida ao longo do período do contrato.
FBC: Firebreak foi projetado como um jogo que evolui ao longo do tempo. Apesar do início conturbado, a Remedy acredita ter uma base sólida para trabalhar. Jogadores que passaram mais de uma hora no jogo avaliaram a experiência de forma majoritariamente positiva, mostrando que o núcleo da jogabilidade é divertido. Já foram lançados patches e comunicadas melhorias planejadas. Uma “grande atualização” prevista para o final de setembro será o próximo passo importante, acompanhada de campanhas de marketing direcionadas para impulsionar o interesse. A Remedy reafirma seu compromisso em continuar trabalhando no título, interagindo com a comunidade e expandindo o jogo.
Jogos em desenvolvimento
O desenvolvimento de Control 2 segue dentro do cronograma para atingir os próximos marcos. O foco está no gameplay, nos ambientes e nas missões, avançando o projeto para uma fase comercial sólida.
O projeto de remake Max Payne 1 & 2 continua avançando e segue em produção total. No segundo trimestre, a equipe aproveitou o impulso obtido no início do ano. A colaboração com a Rockstar Games segue próxima e produtiva, garantindo alinhamento à medida que o projeto avança para sua próxima fase importante.
Jogos no mercado
As vendas de Control ultrapassaram 5 milhões de cópias ao longo da vida do título. A publicação, distribuição e marketing de Control foram transferidos para a Remedy no primeiro trimestre de 2025. Embora a empresa ainda não tenha conseguido impulsionar as vendas de forma totalmente independente, o crescimento desde então tem sido positivo.
Alan Wake 2 continua vendendo de forma constante e gerando royalties. As vendas seguem alinhadas às expectativas, com desempenho estável nas receitas.
O relatório confirmou que Control superou a marca de 5 milhões de unidades vendidas desde seu lançamento, consolidando-se como um dos títulos mais bem-sucedidos da Remedy.
Já os remakes de Max Payne 1 & 2 continuam em pleno desenvolvimento em colaboração com a Rockstar Games, detentora atual dos direitos da franquia originalmente criada pela própria Remedy. Segundo a empresa, a parceria segue produtiva e alinhada, mantendo o projeto dentro do cronograma previsto.
Fonte: Remedy Entertainment




