Na ChinaJoy 2025, o produtor de Nioh 3, Kohei Shibata, comentou à 4Gamer que os mais de 90% de avaliações positivas para a demo alpha lançada em junho deixaram a equipe “incrivelmente feliz” e com um caminho nítido até o lançamento. O teste apresentou elementos inéditos, como o estilo ninja e áreas de campo aberto, que geraram preocupação inicial dentro da Team NINJA.
"Estou incrivelmente feliz. Eu estava nervoso, achando que, se não fosse bem recebido, eu teria que forçar uma versão revisada imediatamente.
Estamos assumindo novos desafios, como adicionar o estilo ninja e campos abertos, então fiquei preocupado que pudesse haver uma reação negativa. Claro, há algumas áreas que precisam de melhorias ou correções, mas, no geral, o número de pessoas que receberam o jogo de forma muito positiva foi ótimo, o que me deixou muito feliz."
Segundo ele, a boa aceitação se deve ao equilíbrio entre inovação e tradição:
"O que valorizamos desta vez foi que, embora assumíssemos novos desafios, não podíamos de forma alguma destruir a diversão de Nioh, a sensação de que "isto é Nioh".Acho que foi bom termos assumido novos desafios mantendo isso firmemente, não de forma conservadora."
Para Shibata, essa “essência” é marcada pela densidade e pela sensação de realização que os jogos anteriores entregavam, mesmo agora com áreas abertas:
"É a densidade e a sensação de realização. Os jogos Nioh anteriores eram baseados em missões, o que eu acho que mantinha uma sensação de tensão, mas acho que conseguimos criar um jogo que mantém essa sensação de tensão mesmo em campo aberto. Acho que encontramos um bom equilíbrio entre a liberdade do campo aberto e a sensação de tensão."
A entrevista também abordou como a ambientação japonesa e a narrativa se comunicam com um público global. O produtor citou o enredo em que o protagonista aspira tornar-se xogum como um tema universal:
"Em termos do que podemos anunciar sobre Nioh 3, acho que o cenário onde o personagem principal aspira se tornar um xogum é um exemplo. O drama americano "Xógum" foi um sucesso, e a ideia de um jovem imaturo crescer para se tornar o chefe de um clã de samurais é como aspirar a se tornar rei em outros países, então acho que é um tema universal."Ao falar de mecânicas e dificuldade, Shibata reforçou a importância de criar desafios justos:
"Um exemplo é criar uma abertura. Se o jogador sabe que pode explorar essa abertura para derrotar o inimigo, atacar com muita força resultará em um contra-ataque.Trata-se de avaliar cuidadosamente a situação e criar deliberadamente um momento em que o inimigo possa ver de onde ele está vindo."
Mesmo com o alto índice de aprovação, há mudanças a caminho. Uma delas envolve o retorno de certas ações a comandos de botão, após parte da comunidade estranhar a mudança para o controle analógico. Outra é o ajuste na IA de inimigos aéreos, que se mostrou frustrante para alguns jogadores.
Com a boa recepção da demo, Kohei Shibata e sua equipe seguem trabalhando nos ajustes para o lançamento de Nioh 3. A entrevista completa, concedida ao portal 4Gamer durante a ChinaJoy 2025, pode ser conferida na íntegra aqui.
"Desta vez, como resultado da atribuição de um botão à função "Centralizar Giro", adicionamos controles analógicos a movimentos que antes eram realizados com combinações de botões. As ações realizadas com o controle analógico têm uma sensação diferente de antes, então estamos adicionando uma configuração que permite que sejam realizadas com comandos de botão.Além disso, como os inimigos também usam pulos, adicionamos um algoritmo ligeiramente diferente para inimigos no ar, mas recebemos feedback de que era difícil lutar, então também estamos fazendo alterações nessa área.É claro que a versão de teste é bem limitada em escopo, então vamos nos esforçar para criar um mundo que se expanda além disso. Gostaríamos de aprimorar as partes que as pessoas acharam interessantes e aumentar ainda mais o nível de satisfação."
O produtor admite que o sucesso inicial traz pressão, mas considera que o feedback positivo deu à equipe clareza sobre onde acertaram e onde precisam melhorar:
"Sim, é verdade, mas como eu disse antes, estou feliz com ela e gostaria de parabenizar a equipe. Além disso, acho que deixa claro para os desenvolvedores o que eles precisam fazer, como "isso foi um sucesso" e "isso precisa ser corrigido".
Nioh 3 ainda não tem data definida, mas será lançado simultaneamente para PlayStation 5 e PC em 2026.
Fonte: 4Gamer




