Media Molecule: cofundador David Smith deixa o estúdio após quase duas décadas

Smith, um dos principais responsáveis por LittleBigPlanet e Dreams, era o último fundador original ainda na empresa e agora segue para novos projeto.

em 07/08/2025

David Smith, cofundador de um dos estúdios mais criativos do ecossistema PlayStation, a britânica Media Molecule, anunciou sua saída da empresa após quase duas décadas. Smith foi o último dos quatro fundadores originais a deixar o estúdio, que ajudou a fundar em janeiro de 2006 ao lado de Mark Healey, Kareem Ettouney e Alex Evans, todos já fora da empresa desde o lançamento de Dreams.


Em uma publicação nas redes sociais, a Media Molecule agradeceu a contribuição de Smith e desejou sorte em sua nova jornada: "Uma despedida sincera, mas longe de um adeus! Enviamos ao David nossos melhores votos enquanto ele embarca em sua próxima aventura. Aqui está uma mensagem dele para a comunidade:"
"Há 20 anos, fundei a Mm com pessoas maravilhosas. Parece que foi ontem que eu rabiscava o protótipo que cresceu e virou LittleBigPlanet. Hoje, estou anunciando minha saída da Mm para focar em projetos criativos pessoais.

A maioria dos fundadores da Mm veio da Lionhead, uma verdadeira colmeia criativa caótica, e não poderia ter desejado um campo de treinamento melhor. Fortemente influenciada por essa criatividade pouco convencional, a Mm nasceu de um desejo inquieto de criar experiências novas e empolgantes nas quais realmente acreditávamos. Amamos fazer jogos e, naturalmente, queríamos compartilhar essa alegria com os jogadores. Tenho orgulho de dizer que, entre todos os jogos que fizemos e estamos fazendo, o espírito de criatividade e alegria está presente em todos eles. Não me arrependo de nenhum desses anos.

Mais recentemente, tenho sentido uma vontade crescente de explorar ideias verdadeiramente malucas e criar coisas baseadas nas minhas próprias vontades. Embora eu ainda aprecie muito a dinâmica criativa da Mm, simplesmente não há horas suficientes no dia para trabalhar na Mm e também nos meus projetos pessoais sem abrir mão completamente daquele mito chamado "equilíbrio entre vida e trabalho". Por isso, tomei a difícil decisão de me afastar.

Espero continuar envolvido com a Mm no futuro e aparecer de vez em quando. Gosto muito de trabalhar com a equipe. É um grupo bem diferente daquele de 20 anos atrás, mas a positividade e a troca livre de ideias continuam fiéis ao espírito com o qual a empresa foi criada. Estou deixando a companhia em ótimas mãos."
Agora, a funcionária mais antiga da Media Molecule é Siobhan Reddy, considerada uma das principais visionárias do estúdio e reconhecida em 2021 com o prêmio Fellowship do BAFTA, academia britânica de artes.

O último jogo lançado pelo estúdio foi Dreams, em 2020, para PlayStation 4. Apesar da recepção positiva da crítica, o título não alcançou o sucesso comercial esperado, e o estúdio passou por diversas saídas desde então. Ainda assim, a Sony afirma que a Media Molecule segue como parte essencial de seu portfólio de estúdios e está financiando o desenvolvimento de um novo projeto, ainda não anunciado.

Siga o Blast nas Redes Sociais
Matheus Oliveira
Entusiasta de games e cinema, sempre explorando novos gêneros e estilos enquanto acumula um backlog infinito. X e Instagram