Judas: Ken Levine revela como as ações do jogador determinam o vilão

Estúdio Ghost Story Games quebra o silêncio e compartilha detalhes de uma mecânica crucial da narrativa.

em 27/08/2025

Após um longo período de silêncio, o estúdio Ghost Story Games, liderado por Ken Levine (Bioshock), voltou a se comunicar com os fãs de Judas através de uma entrevista ao PlayStation Blog. O objetivo é estabelecer uma relação mais direta com a comunidade e fornecer atualizações sobre o progresso do jogo sem revelar grandes spoilers.


Levine revelou que a história se adapta diretamente às escolhas do jogador, que terão um papel fundamental para determinar quem se tornará o grande vilão do game. Essa mecânica de ação e consequência promete ser um dos pilares centrais da experiência.
Atualização de mecânica: Vilania 

"Acabamos de finalizar um grande marco: a Vilania. A Vilania é um recurso central de Judas. Quando você joga BioShock ou BioShock Infinite, o vilão sempre será o vilão. Fontaine e Comstock sempre serão os caras maus. Em Judas, suas ações vão atrair os membros do "Big 3" para você como amigos. Mas se você ignorar um deles o suficiente, ele se tornará o vilão. A partir daí, eles terão acesso a um novo conjunto de poderes para subverter suas ações e objetivos. Os vídeos abaixo demonstram apenas um pouco desse recurso.

Este é apenas um exemplo de como o "Big 3" pode retaliar. As coisas mais perigosas e específicas de cada personagem serão mantidas em segredo, por enquanto. Eventualmente, você terá que tomar decisões sobre em quem vai focar sua energia... e quem acabará afastando."
Ao falar do foco nos personagens, o diretor citou Middle-earth: Shadow of Mordor e seu sistema nêmesis: 
Foco em Personagem

"Um dos meus jogos favoritos de todos os tempos é Middle-earth: Shadow of Mordor por causa da jogabilidade emergente possibilitada pelo seu Sistema de Nemesis. O sistema permite que você desenvolva pequenas relações com múltiplos orcs. No entanto, os objetivos deles eram um pouco diferentes dos nossos, já que há tantos orcs que não há tempo para transformá-los em personagens.

Em Judas, você vai conhecer esses personagens intimamente. Queremos que perder um deles seja como perder um amigo. Queremos explorar essa dinâmica, e queremos que essa escolha seja super difícil. Os "Big 3" vão competir pelo seu favor e atenção. Eles podem te subornar, te salvar em combate, falar mal dos outros personagens e compartilhar seus segredos mais sombrios. Mas, eventualmente, você terá que decidir em quem confia e em quem não confia.

Em BioShock Infinite, muita energia foi investida para desenvolver seu relacionamento com a Elizabeth. No final do jogo, você sabia tudo sobre ela, suas habilidades, suas esperanças e seus sonhos.

Mas a verdade é que ela não sabia quase nada sobre você, o jogador que estava interpretando o Booker. Em Judas, os "Big 3" observam você enquanto joga, e eles têm sentimentos não apenas sobre como você se aproxima do combate, hacking e crafting, mas, mais importante, sobre suas interações com os outros dois personagens.

Como parte do marco de Vilania, também concluímos o maior teste de jogo de Judas até agora, onde novos jogadores experimentaram esse recurso em primeira mão. A cada teste, aprendemos muito, e adoramos ter esse nível de conhecimento ao trabalhar no jogo. Os testadores compartilharam um feedback valioso sobre o peso das decisões e como isso impactou os resultados, o interesse deles em aprender mais sobre as motivações dos personagens e como os momentos em que o "Big 3" os ajudou — ou os traiu — mudaram suas decisões futuras."
Quando questionado sobre a data de lançamento, Levine respondeu:
"Embora gostaríamos de dar uma data exata hoje, ainda não estamos prontos para finalizar isso. Como vocês sabem, datas de lançamento tendem a ser adiadas, e gostaríamos de evitar ter que mudar a data depois de anunciá-la. Mas sabemos que Judas não será um jogo de verdade até que os jogadores tenham a chance de colocarem as mãos nele, e esse é o dia pelo qual toda a equipe está trabalhando."
Anunciado em dezembro de 2022, Judas tem se mantido em grande parte envolto em mistério desde então. A expectativa para o novo projeto do criador de BioShock, Ken Levine, está alta na indústria, já que o game promete uma experiência de narrativa única, assim como seus títulos anteriores.

Siga o Blast nas Redes Sociais
Matheus Oliveira
Entusiasta de games e cinema, sempre explorando novos gêneros e estilos enquanto acumula um backlog infinito. X e Instagram