Impressões: EA Sports FC 26 tem potencial para um futebol mais aprimorado e, sobretudo, mais divertido e sólido

Embora pareça não inovar visualmente, a jogabilidade aponta para um futuro mais equilibrado e funcional.

em 01/08/2025
Assim como o futebol no geral, cujas competições e equipes se renovam anualmente, o mundo dos videogames também: EA Sports FC 26 está previsto para chegar em setembro de 2025. Para quem quer saber um pouco do que está vindo por aí, está matéria trará informações valiosas obtidas pelo GameBlast, que recebeu um acesso a uma versão de teste fechada do game. Pronto para conferir as novidades?

Começa a pré-temporada 

Antes de começar a descrever as minhas primeiras impressões sobre o game, preciso explicar qual acesso efetivo que eu recebi. A versão pré-beta do game recebida ficou disponível do dia 23 até 28 de julho (com o devido aviso de que os conteúdos vistos podem ser alterados na versão final) e contou com apenas um modo de jogo: o Kick Off, no qual é possível disputar partidas contra o computador ou amigos de forma local.
Uma amostra do que está por vir
Foi possível disputar partidas convencionais ou do tipo Rush. A primeira opção contava com ambientação (obrigatória) da Champions League, trazendo toda a mística do evento, com direito a pré-jogo e música clássica. Foram quatro os times disponíveis: Bayer de Munique, Liverpool, PSG e Real Madrid. Em suma, uma boa seleção de clubes para testar o novo EA Sports FC.
 
Já o modo Rush podia ser disputado em partidas 5v5, sendo que essas partidas ocorrem em um campo reduzido e com regras adaptadas. O futebol feminino também estava representado, com direito aos mesmos modos de jogo do masculino. Os clubes femininos disponíveis foram Chelsea, Bayer de Munique, Real Madrid e OL Lyonnes (divisão feminina do Olympique de Lyon).

Escolha seu estilo de jogo

Feitas as explicações iniciais, vamos ao que interessa: EA Sports FC 26 é melhor do que as versões anteriores? Afinal, uma reclamação constante dos jogadores é a falta de novidades significativas ano após ano. Ainda é cedo para conclusões mais definitivas, mas acredito que o game esteja caminhando na direção certa, sobretudo em termos de feedback da comunidade.
Mudando sem mudar?
Conforme já divulgado pela EA sobre o gameplay para a nova versão, agora teremos duas opções de jogabilidade: Autêntica e Competitiva. A primeira, voltada para os modos off-line, procura ser mais realista, cadenciada e com disputas físicas mais firmes. A segunda é voltada para os modos online, mas também pode ser escolhida localmente, contando com mais velocidade e habilidades mais plásticas.
 
A versão pré-beta contava com essas opções e posso confirmar que elas têm diferenças significativas. Realmente é mais difícil arrancar e deixar adversários para trás na velocidade no modo Autêntico; por outro lado, as disputas são mais “radicais” no Competitivo. Obviamente, essas novidades consideram o contraste entre offline e online, então somente quando a segunda estiver disponível será possível cravar o resultado.
 
Os modos Competitivo e Autêntico também afetam fatores como disputas corpo-a-corpo e posicionamento dos jogadores em campo. Essas coisas são mais difíceis de avaliar, pois dependem das características dos atletas envolvidos, das condições da partida, do modo de jogo, etc. Dentro do possível, percebi melhorias: menos trombadas desajeitadas, mais jogos de corpo e proteções de bola justas, com intensidades de acordo com a escolha do foco da mecânica de jogo.
Na expectativa pelo resultado final
Inclusive, preciso informar o leitor que essa escolha entre “Competitivo” e “Autêntico” já existia no EA Sports FC 25. Chamadas de “Clássico” e “Simulação”, respectivamente, elas ofereciam a mesma ideia de dualidade na jogabilidade. Além dos novos nomes serem mais intuitivos, penso que a ideia do novo game, mais do que renomear configurações para deixar seus efeitos claros, é consolidar cada opção no que ela pode oferecer.

Aprimorando o futebol

O leitor pode estar se perguntando sobre a produção técnica do jogo, sobretudo dos gráficos. Tal como os últimos lançamentos, esta versão de EA Sports FC 26 basicamente mantém o mesmo nível visual. Ou seja, coisas como texturas e modelos continuam iguais. Também não consegui identificar animações novas, que foram as principais novidades gráficas dos últimos lançamentos.
Os visuais são basicamente os mesmos
A versão pré-beta, na realidade, acaba focando sobretudo na jogabilidade. Nesse sentido, acredito que as coisas estejam bem encaminhadas, sobretudo pelo foco em atender os anseios da comunidade. Por exemplo, a agilidade dos atletas foi um dos pontos criticados recentemente, já que foi considerada reduzida no geral.
 
Agora os jogadores conseguem driblar mais facilmente, bem como mudar de direção durante corridas e os demais movimentos. Isso é particularmente mais forte no modo Competitivo, que tem a velocidade como objetivo. Para compensar – e não gerar situações nas quais um jogador consegue driblar um time inteiro –, as interceptações serão mais firmes e assertivas.
 
Fiquei com uma sensação de equilíbrio razoável nessa balança, mas esperemos pela versão final. Outras reclamações também foram consideradas, como o fôlego, que em geral caia bastante rapidamente. Agora, sempre quando um atleta for selecionado no Competitivo, ele estará com condições plenas. Os passes também estão mais rápidos, evitando jogadas perdidas devido à falta de agilidade do atleta.;
Os arqueiros parecem prontos para se redimir
Por fim, uma mudança anunciada nas novidades do gameplay: o desempenho dos goleiros. Realmente me pareceu que eles estão mais confiáveis, sem rebater bolas de forma lotérica; mais uma vez fica uma ressalva, pois é nas partidas online que as coisas se tornam mais emocionantes. Ao menos temos um bom indicativo de que os arqueiros serão mais competentes.

Na espera pela estreia

Embora limitada, a versão pré-beta de EA Sports FC 26 permitiu a análise de alguns pontos importantes do seu lançamento. Visualmente semelhante aos anteriores, o foco aqui foi em atualizar a jogabilidade, corrigindo e aprimorando os elementos necessários, tais como fôlego, passes, dribles e goleiros. A dualidade de modo de jogo competitivo e autêntico também é válida, ainda que não completamente inédita.
Pronto para entrar em campo?
Essa pegada de inovar pouco e aprimorar muito, pode ser exemplificada por outra novidade: o chute preciso, acionado ao temporizar adequadamente dois apertos no botão foi, de certa forma, substituído. Agora, esse comando dispara um chute rasteiro veloz, algo difícil de executar atualmente. Isso não é algo que vá revolucionar o game, mas poderá deixá-lo mais sólido e divertido de jogar. Afinal, não é isso um dos pontos mais importantes em um título de futebol eletrônico?

Revisão: Juliana Piombo dos Santos
Matéria produzida com cópia digital cedida pela EA
Siga o Blast nas Redes Sociais
Matheus Senna de Oliveira
é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 4.0).