EA Sports Big: o auge e a queda dos jogos de esporte arcade nos anos 2000

Selo da Electronic Arts foi responsável por alguns jogos marcantes lançados ao longo dos anos 2000.

em 03/08/2025

Se você jogou videogames no início do século XXI, é bem provável que em algum momento tenha escutado um marcante “EA Sports… BIG!” logo na introdução do jogo. E o que veio depois disso possivelmente foi uma grande aventura, seja na neve, na terra ou nas ruas, proporcionada pelo selo EA Sports Big.

Criada em 2000 pela Electronic Arts, a EA Sports Big teve menos de uma década de existência, mas esteve ativa por tempo o suficiente para criar algumas das melhores experiências arcade de esporte da época, e que seguem divertidas até hoje. Os gráficos não eram os mais realistas, mas o foco estava muito mais direcionado para uma jogabilidade que fosse divertida e diferente do que se via na época.

A adrenalina se fazia presente através das manobras de snowboard em SSX e moto de neve em Sled Storm, da alta velocidade dos ralis em Shox ou do motocross em Freekstyle, das lutas de rua vistas em Def Jam Vendetta, e também dos jogos da série Street, que traziam o futebol, o basquete e o futebol americano dos estádios e ginásios para cenários de rua.

Descendo montanhas

O início da EA Sports Big está diretamente ligado a um nome: Steven Rechtschaffner, um ex-atleta e diretor da equipe de esqui estilo livre dos Estados Unidos. Após passar alguns anos produzindo programas para a TV e ter estado envolvido na campanha de marketing da SEGA para o console Genesis, Steven começou a trabalhar na Electronic Arts em 1991. Foi ele o responsável por idealizar, inspirado pelos arcades e pelo estilo de jogo da Nintendo, o motor de jogo que resultaria em SSX.


SSX surgiu como um jogo para Dreamcast, antes do PlayStation 2 ser de fato anunciado. Contudo, quando a EA encerrou seu relacionamento de longa data com a SEGA — por causa de decisões duvidosas de hardware e um novo acordo proposto que seria menos benéfico para a EA —  o desenvolvimento foi transferido para o novo console da Sony.

Essa decisão foi tida por Rechtschaffner como extremamente bem-sucedida, pois o console da SEGA não tinha a mesma capacidade de renderização do PlayStation 2. Além disso, o jogo se tornou tão promissor , que a Sony ofereceu ajuda e acesso a seus engenheiros, caso Rechtschaffner e sua equipe incluíssem SSX na lista de lançamento do PS2.

No entanto, nem todos na Electronic Arts compartilhavam do mesmo entusiasmo inicial da Sony pelo projeto. Rechtschaffner afirma que esse cenário mudou quando o jogo começou a tomar sua forma final, mostrando que SSX tinha tudo o que era necessário para se transformar em um sucesso absoluto, como ocorreu quando o jogo foi lançado, em 2000.
"Depois que as pessoas viram e jogaram SSX no estado quase final, perceberam que nunca houve um jogo como esse feito pela EA. Acho que as pessoas ficaram impressionadas com a qualidade da jogabilidade, o visual, o ritmo e o fator diversão."


Ao longo dos anos seguintes, a franquia ainda veria o lançamento de SSX Tricky (2001), SSX On Tour (2003), SSX Out of Bounds (lançado em 2005 para Nokia N-Gage), SSX Blur (lançado exclusivamente no Wii em 2007), e SSX (2012), uma espécie de reboot da franquia, que foi lançado após o fechamento da EA Sports Big.

Conquistando as ruas

O sucesso de SSX em 2000 gerou novas possibilidades para a EA Sports Big a partir de 2001, quando, além de SSX Tricky, foi lançado NBA Street, que, diferentemente do NBA Live, trazia as grandes estrelas das quadras da NBA para o basquete de rua, algo pouco explorado anteriormente pela empresa. Assim se estabeleceu outra franquia, que recebeu mais quatro jogos ao longo dos anos: NBA Street Vol. 2 (2003), NBA Street V3 (2005), NBA Street Showdown (lançado apenas para PSP em 2005) e NBA Homecourt (2007).


Em 2003, foi lançado Def Jam: Vendetta, que trouxe alguns dos principais nomes da gravadora, como DMX, Ludacris, Method Man, Ghostface Killah, entre outros, para lutas de rua. O jogo foi considerado um sucesso de público e crítica, e resultou em outras duas sequências, que não foram lançadas sob o selo EA Sports Big.

Já em 2004, foi a vez de NFL Street chegar ao mercado, com sua sequência sendo lançada no final do mesmo ano. O segundo jogo da série trouxe pequenas adições em relação ao primeiro, sendo os dribles/movimentos pela parede a principal delas. O último jogo da franquia foi lançado em 2006, e teve uma recepção mediana, tanto do público quanto da crítica.


Por fim, tivemos o lançamento de FIFA Street em 2005, trazendo para as ruas os grandes nomes do futebol mundial da época, como Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Adriano, Rooney, Cristiano Ronaldo, entre outros. Apesar de não agradar à crítica especializada, tanto o primeiro game quanto sua sequência, lançada em 2006, ocuparam um espaço especial na memória afetiva dos jogadores brasileiros. Não só por apresentar os grandes craques da época em um estilo de jogo mais freestyle do que o FIFA “tradicional”, mas por trazerem consigo a atmosfera do futebol de rua, das quadras ou dos campinhos de terra, algo muito visto aqui no nosso país naquele período.

Um fim melancólico

No ano de 2008, a EA Sports Big viu o lançamento de NFL Tour e FIFA Street 3, ambos amplamente criticados pelo público e pela crítica especializada. Mudanças na gameplay e os visuais abaixo do padrão para a época contribuíram para que os jogos não tivessem sucesso comercial.

Como se isso não bastasse, naquele mesmo ano, o mundo passava por uma grande crise econômica, que impactou diversas empresas, incluindo a Electronic Arts, que demitiu 11% de seus funcionários. Além disso, a empresa mudou seu foco para projetos mais rentáveis e seguros financeiramente, algo que a EA Sports Big já não vinha entregando na segunda metade do seu período em atividade. Assim, a EA tomou a decisão de encerrar o selo EA Sports Big após 8 anos de existência, com 23 jogos lançados e muitas experiências que marcaram a infância de muitas crianças e adolescentes que jogaram videogames nos anos 2000.


Em seguida, houve a tentativa de reformular a marca através da EA Sports Freestyle, pela qual foram lançados apenas 5 jogos antes do seu silencioso fechamento em 2009. Desde então, tivemos apenas lançamentos pontuais de jogos de esporte arcade pela EA, como os reboots de SSX e FIFA Street em 2012, ou a inserção de modos de jogo inspirados nesses jogos, como o Volta Football na franquia FIFA/EAFC e o The Yard no Madden NFL, mas nada comparado ao que foi feito pela EA Sports Big no início deste século.

Revisão: Johnnie Brian
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José Carlos Junior
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