TMNT (2003): quando as Tartarugas Ninja saíram do esgoto de novo

Game marcou época por ser fiel ao desenho animado que fez as tartarugas ressurgirem na cultura pop.

em 23/08/2025

Em 2003, a Konami (que ainda produzia muitos jogos) resolveu reviver uma franquia que foi muito famosa no mundo dos games nas décadas de 1980 e 1990: As Tartarugas Ninja. Na verdade, o “revival” veio como um jogo para acompanhar a nova série de desenho animado, que ficou conhecido como TMNT (2003).

No início da década de 2000, um dos criadores da franquia, Peter Laird, decidiu que era hora de acabar com o descanso dos répteis da telinha. Após a extremamente bem-sucedida primeira aventura, que gerou um desenho animado de dez temporadas, três filmes, centenas de brinquedos e diversos jogos, era hora de o “Cowabunga!” retornar.


Em 2003, a 4kids Entertainment produziu a nova animação das tartarugas, que durou sete temporadas. Aproveitando o embalo, a Konami, que detinha os direitos de TMNT para os videogames, lançou um jogo que acompanhava toda a primeira temporada, sendo lançado no mesmo ano que o desenho.

Estilo velho, estilo novo

O jogo seguia a tendência dos antecessores (com quase dez anos de diferença) e apostava no famoso estilo beat ‘em up. Porém, aproveitava-se do que havia de melhor em hardware na época — no caso, PlayStation 2, GameCube, Xbox e PC — para evoluir o modo de jogo, permitindo fases em 3D de verdade, com bastante exploração e combate, além, claro, dos chefões.


TMNT abordava 13 episódios da primeira temporada, começando pelo capítulo inicial, passando por alguns aleatórios no meio do caminho e terminando com o season finale. O cel shading aplicado fez com que parecesse um episódio interativo — os gráficos foram um destaque do jogo. Cada um dos níveis era subdividido em cinco estágios, com exceção do último, que continha sete.

Conforme o personagem escolhido, havia um boss específico em uma das fases, como Casey Jones no caso do Raphael, por exemplo. A partir dessa ideia, era estimulado que o jogador finalizasse o game pelo menos quatro vezes para ver as diferenças entre todas as aventuras.


Ao fazer essa tarefa, que não era fácil, um novo chefão aparecia no estágio final: Oroku Saki, ou melhor, o Destruidor sem armadura. Essa provavelmente era a batalha mais difícil de todo o jogo, mas o jogador que conseguisse chegar nela já estava bem acostumado com as batalhas e não teria maiores dificuldades.


Início de uma nova era

O desenho não somente marcou uma nova geração de amantes das tartarugas, como deu o pontapé para uma nova franquia de jogos dos amantes de pizza. Ao longo das diversas temporadas, foram três jogos principais, um de luta 3D e vários para portáteis.


Embora o game apresentasse suas falhas (era repetitivo, por exemplo), ainda era divertido e desafiador. A dificuldade foi consideravelmente diminuída nos jogos seguintes. Mesmo assim, TMNT apresentou uma fundação sólida para a franquia nos consoles, na qual os demais jogos se basearam e se adaptaram para melhorar a experiência para os jogadores.

Atualmente, o jogo não tem uma forma oficial para ser jogado, ficando restrito a cópias físicas já existentes — ou meios digitais como emulação. Mas para os fãs de Leonardo, Michelangelo, Donatello e Raphael, TMNT é um dos games que não se pode deixar passar e que é preciso experienciar em todo seu esplendor.

Revisão: Ives Boitano

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Moreno Valerio
Jornalista, Técnico no papel, engenheiro não praticante e mestre Pokémon nas horas vagas. Passa 80% do tempo falando de games. Nos outros 20% torce para alguém falar sobre games, só para poder falar mais um pouco.
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