X-Men: Destiny foi um RPG de ação desenvolvido pela Silicon Knights e publicado pela Activision. O jogo foi lançado em 27 de setembro de 2011 para PlayStation 3, Nintendo Wii, Nintendo DS e Xbox 360.
A desenvolvedora Silicon Knights teve alguns jogos de peso em seu currículo, como Blood Omen: Legacy of Kain, Eternal Darkness e até mesmo Metal Gear Solid: The Twin Snakes. No entanto, em 2009, o estúdio iniciou um processo contra a Epic Games, alegando que a empresa não teria fornecido o suporte adequado para a Unreal Engine 3, motor gráfico usado para desenvolver o exclusivo de Xbox 360, Too Human. Em resumo, o estúdio perdeu o processo e adquiriu uma dívida extremamente alta (no ano de seu fechamento, eles ainda deviam US$ 9,2 milhões), o que levou o estúdio a fechar as portas em 2014,fazendo o jogo ser retirado das lojas digitais e físicas.
“Se eu puder te dar um conselho, fique atento. Fique vigilante. A tragédia costuma seguir a boa-venturança.”
Em X-Men: Destiny, é narrado que Jean Grey e o Professor Xavier morreram. Ciclope e Emma Frost lideram a escola de mutantes e estão em um evento público em homenagem ao Professor, organizado por Luis Reyes, chefe da MDR (Divisão de Resposta Mutante). Em São Francisco, eles discursam para mais uma vez tentar melhorar a relação entre humanos e mutantes (mesmo após os personagens já terem salvado os humanos inúmeras vezes).
De repente, o chão treme, as coisas começam a explodir e um grupo criminoso anti mutante, chamados Purificadores, aproveita para iniciar um ataque, gerando caos. É no meio desse caos que o jogador pode escolher um dos três personagens originais do jogo.
Aimi Yoshida: nascida na Cidade de Fuji, no Japão, onde a revolta contra os mutantes se iguala à situação nos Estados Unidos, os pais de Aimi temiam que ela fosse presa por possuir poderes mutagênicos. Por isso, a contrabandearam para fora do país em um navio cargueiro com destino aos Estados Unidos;
Grant Alexander: nascido em Sandersville, Geórgia, é o clássico aluno de faculdade com uma bolsa esportiva. Ele é um personagem neutro no assunto mutante, servindo como uma boa escolha para quem não conhece esse universo;
Adrian Luca: filho de um extremista anti mutante que morreu em batalha e sem saber se seu pai foi morto por um membro dos X-Men ou da Irmandade. Tudo o que o jovem sabe é que um mutante fez o "trabalho sujo" e, como parte do grupo Purificador de seu pai, Adrian jura consertar as coisas e vingar sua morte;
Samuel Kamerhe (exclusivo da versão de Nintendo DS): o único personagem jogável na versão portátil, ele era assistente de Luis Reyes, chefe da MDR (Divisão de Resposta Mutante) que enxerga Samuel como um filho. Quando o incidente aconteceu, ele despertou seus poderes mutantes, que o permitem criar e manipular uma energia roxa.
Cada personagem tem seus traços de personalidade únicos e, durante a curta campanha, amadurecem ou finalizam suas jornadas pessoais.
Faça seu próprio destino?
O jogo tem elementos de RPG, dando a liberdade de escolher um poder e um personagem. Logo no início, encontramos o Homem de Gelo, e nesse momento o jogo demonstra que possui um sistema de escolhas. É possível fazer perguntas aos personagens, assim como aceitar ou não missões específicas dos X-Men, ou da Irmandade de Mutantes, e cada escolha aumenta nossa relação com um desses grupos.
O que influencia no final do jogo é a escolha do protagonista, já que cada um tem dois finais distintos, um para cada grupo. No entanto, esse sentimento de liberdade para moldar o destino dos personagens é bem precário, fazendo com que as escolhas tenham a sensação de serem falsas. Mas os encontros com personagens clássicos como Ciclope, Mercúrio e Noturno, entre muitos outros, ainda são muito divertidos.
Poderes criativos, mas mal aproveitados
Os poderes disponíveis para serem escolhidos são:
Matéria Sombria: uma habilidade semelhante a uma sombra que cria lâminas afiadas ou usa reflexos aprimorados para esquivar de golpes;
Controle de Densidade: molda a massa corporal do usuário para criar punhos de obsidiana ou uma armadura muito resistente;
Projeção de Energia: dispara esferas de energia amarela nos inimigos ou as concentra para soltar raios poderosos.
As habilidades são visualmente impressionantes, fazendo com que o jogador se sinta realmente poderoso, quase invencível. Vê-las em ação durante a gameplay e como evoluem ao longo das fases é um ponto forte, com cada uma tendo duas ramificações diferentes na árvore de habilidades. Além disso, há os genes-X de outros mutantes, que podem ser usados para modificar mecânicas como a esquiva ou conceder novas habilidades passivas, como a do Colossus, que cobre o corpo com uma proteção de ferro para reduzir danos.
Uma aventura com cara de Quadrinhos
X-Men: Destiny é um jogo curto e um pouco repetitivo, mas que lembra muito uma história em quadrinhos. Seja pela fidelidade nos uniformes, pela presença de personagens clássicos ou pelo ritmo da narrativa, tudo escala para algo cada vez maior, enquanto temas característicos dos mutantes, como aceitação e preconceito, são apresentados. No geral, vale a pena conhecer essa aventura ou relembrá-la dando uma nova chance ao jogo.
Revisão: Beatriz Castro






