Entre os dias 25 e 27 de julho aconteceu em São Paulo a Retrocon 2025, um evento especial para os entusiastas de jogos antigos, principalmente das décadas de 1970, 1980 e 1990. Além de peças para exposição e raridades à venda, também teve espaço para alguns desenvolvedores nacionais mostrarem seus projetos para o público.
A Sega aproveitou para marcar sua presença e trouxe para teste uma prévia de SHINOBI: Art of Vengeance, o próximo título protagonizado pelo lendário ninja Joe Musashi. Desenvolvido pela Lizardcube, responsável por Streets of Rage 4, a nova aventura de Shinobi é mais um retorno de umas célebres franquias da empresa japonesa após um hiato de quase uma década e meia.
A convite da assessoria da Sega, nossa equipe foi convidada para testar uma build diferente da que estava exposta, na qual pudemos conferir novas fases e um pouco mais do sistema de combate e habilidades de Joe Musashi.
Nota do redator: por motivos de confidencialidade, o conteúdo testado não pôde ser gravado ou fotografado. As imagens mostradas neste texto são as mesmas usadas para divulgação livre pela Sega e sua assessoria.
Fazendo da vingança uma arte
Controlar Musashi é uma tarefa simples, mas quem já jogou qualquer aventura protagonizada por ele irá se sentir em casa, identificando os movimentos básicos sem esforço. Ele dá saltos (simples e duplos), desfere golpes poderosos com a sua katana e atira shurikens, que possuem número limitado.
O primeiro estágio traz o vilarejo do clã Oboro sob ataque de uma organização maligna, que já mostra que os inimigos serão uma mistura de criaturas inspiradas pelo folclore japonês e soldados armados com maquinário de combate, como rifles, pistolas e até armaduras elétricas. Mas de início, enfrentamos alguns militares de baixa patente, ninjas de classe inferior e um ou outro oni.
Uma mecânica introduzida em Art of Vengeance é a de esquiva, que pode ser feita tanto no chão quanto no ar. Ela pode ser usada como recurso defensivo e para ajudar a transpor grandes espaços aéreos, como entre plataformas muito afastadas. Entretanto, ela também pode ser um poderoso extensor de combos, pois usar esse deslocamento durante uma sequência de ataques nos coloca na retaguarda do oponente sem interromper nossa investida e abrindo a chance para seguir golpeando quem mais estiver pelo caminho.
Não é difícil realizar longas sequências para liquidar três ou quatro inimigos rapidinho, mas também há outras maneiras mais estilosas de realizar execuções. joe Musashi pode assumir uma postura shinobi, que possibilita o uso de artes especiais, como sopro de fogo, investida relâmpago e uma shuriken gigante, ou fazer um corte preciso.
Esse golpe especial só pode ser acionado quando o símbolo de execução aparece sobre a cabeça dos oponentes e vidas tomadas dessa maneira resultam em mais moedas e pontos de energia adquiridos. Logo, por mais que utilizar habilidades consuma pontos da sua barra de especial, ela pode ser preenchida de novo rapidamente graças ao ritmo de jogo.
Quanto às moedas, elas podem ser utilizadas em momentos específicos das fases, ao encontrarmos a loja dos espíritos. É ali que podemos adquirir novos movimentos e habilidades importantes para progredir, como garras para escalar paredes sem escorregar, uma joelhada que é usada logo após uma esquiva no chão para surpreender os inimigos e um golpe concentrado para destruir barreiras especiais. Isso só para citar alguns.
Além do estágio inicial, tivemos a chance de testar cenários mais avançados, nas quais Joe Musashi já possuía mais habilidades desbloqueadas. Um deles era no mercado de peixes e serviu para mostrar todo o dinamismo e fluidez dos golpes do ninja com diversas levas de inimigos em espaços estreitos. Foi um ótimo exemplo de que não bastam apenas reflexos em dia, pois será extremamente necessário investir em novos movimentos o quanto antes para poder progredir.
Já a cidade neon focou na exploração não-linear. Em vez de sempre seguir sempre a manjada orientação da esquerda para direita, temos que salvar três crianças, cada uma em uma direção diferente. Aqui falou mais alto a jogabilidade plataforma, com uma menor quantidade de oponentes, em espaços estratégicos e com ataques à distância, sempre com o intuito de atrasar a vida do ninja.
Com essa sessão de teste, deu para perceber que o fator nostalgia não virou uma muleta para o retorno da franquia. Quem conheceu os jogos de Mega Drive/Sega Genesis irá reconhecer muitas referências e padrões clássicos de comportamento, mas se você quer só um bom jogo de ação, esse título tem tudo para suprir seu anseio.









