Raphaël Colantonio, fundador da Arkane Studios e diretor criativo de jogos como Dishonored e Prey(2017), reacendeu o debate sobre a sustentabilidade do modelo de assinaturas como o Game Pass. Atualmente à frente da WolfEye Studios (responsável por Weird West), Colantonio criticou publicamente o impacto do serviço da Microsoft na indústria de games, em meio a uma semana marcada por demissões em massa e cancelamentos de projetos importantes, como o reboot de Perfect Dark.
Na rede social X, o desenvolvedor publicou:
“Por que ninguém está falando sobre o elefante na sala? Cof cof (Game Pass).”
Why is no-one talking about the elephant in the room? Cough cough (Gamepass)
— Raphael Colantonio (@rafcolantonio) July 5, 2025
Questionado por outro usuário sobre sua opinião como desenvolvedor, Colantonio foi direto:
“Acho que o Game Pass é um modelo insustentável, que vem prejudicando cada vez mais a indústria há uma década, subsidiado pelo 'dinheiro infinito' da Microsoft. Mas em algum momento a realidade vai bater. Não acho que o Game Pass consiga coexistir com outros modelos, ou eles matam todo o resto, ou desistem.”
A discussão ganhou apoio de outros profissionais da indústria. Michael Douse, diretor de publicação de Baldur's Gate 3, compartilhou sua preocupação:
“‘O que acontece quando todo esse dinheiro acabar?’ é a maior preocupação que ouço entre meus contatos, e uma das razões econômicas principais pelas quais muitas pessoas que conheço não aderiram ao modelo. Essa coisa de dinheiro infinito nunca fez sentido.”
"what happens when all that money runs out?" is the most vocal concern in my network, and one of the main economic reasons people I know haven't shifted to its business model. The infinite money thing never made any sense.
— Very AFK (@Cromwelp) July 5, 2025
Colantonio concordou:
“Concordo. E estou de saco cheio das mentiras que venderam no começo, tipo: ‘Não se preocupe, isso não afeta as vendas.’ Só para admitir anos depois que, sim, afeta totalmente. ‘Sério? Jura mesmo?’”
I agree, and I’m fed up with all the bs they fed us at first like “don’t worry, it doesn’t impact the sales”, only to admit years later that it toally does. “No shit it does! Really?”
— Raphael Colantonio (@rafcolantonio) July 5, 2025
As declarações reacendem o debate sobre os efeitos colaterais dos serviços de assinatura em larga escala. Com cortes profundos acontecendo dentro da própria Xbox Game Studios e projetos cancelados mesmo após anos de investimento, a dúvida agora é se o modelo do Game Pass realmente pode sustentar a longo prazo os estúdios e os jogos que promete apoiar.
É uma tensão que já vinha se desenhando há algum tempo, o sucesso do serviço não tem sido suficiente para conter o desgaste interno do ecossistema Xbox, que agora parece estar pagando o preço por apostar tudo em uma única estratégia.
Fonte: Raphaël Colantonio (via X)