"Game Pass é insustentável" afirma fundador da Arkane Studios

Diretor de Dishonored critica modelo da Microsoft e diz que o serviço prejudica a indústria há anos.

em 05/07/2025
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Raphaël Colantonio, fundador da Arkane Studios e diretor criativo de jogos como Dishonored e Prey(2017), reacendeu o debate sobre a sustentabilidade do modelo de assinaturas como o Game Pass. Atualmente à frente da WolfEye Studios (responsável por Weird West), Colantonio criticou publicamente o impacto do serviço da Microsoft na indústria de games, em meio a uma semana marcada por demissões em massa e cancelamentos de projetos importantes, como o reboot de Perfect Dark.


Na rede social X, o desenvolvedor publicou:

“Por que ninguém está falando sobre o elefante na sala? Cof cof (Game Pass).”

Questionado por outro usuário sobre sua opinião como desenvolvedor, Colantonio foi direto:

“Acho que o Game Pass é um modelo insustentável, que vem prejudicando cada vez mais a indústria há uma década, subsidiado pelo 'dinheiro infinito' da Microsoft. Mas em algum momento a realidade vai bater. Não acho que o Game Pass consiga coexistir com outros modelos, ou eles matam todo o resto, ou desistem.” 

A discussão ganhou apoio de outros profissionais da indústria. Michael Douse, diretor de publicação de Baldur's Gate 3, compartilhou sua preocupação:

“‘O que acontece quando todo esse dinheiro acabar?’ é a maior preocupação que ouço entre meus contatos, e uma das razões econômicas principais pelas quais muitas pessoas que conheço não aderiram ao modelo. Essa coisa de dinheiro infinito nunca fez sentido.” 

Colantonio concordou:

“Concordo. E estou de saco cheio das mentiras que venderam no começo, tipo: ‘Não se preocupe, isso não afeta as vendas.’ Só para admitir anos depois que, sim, afeta totalmente. ‘Sério? Jura mesmo?’” 

As declarações reacendem o debate sobre os efeitos colaterais dos serviços de assinatura em larga escala. Com cortes profundos acontecendo dentro da própria Xbox Game Studios e projetos cancelados mesmo após anos de investimento, a dúvida agora é se o modelo do Game Pass realmente pode sustentar a longo prazo os estúdios e os jogos que promete apoiar.

É uma tensão que já vinha se desenhando há algum tempo, o sucesso do serviço não tem sido suficiente para conter o desgaste interno do ecossistema Xbox, que agora parece estar pagando o preço por apostar tudo em uma única estratégia.

Fonte: Raphaël Colantonio (via X)

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Matheus Oliveira
Entusiasta de games e cinema, sempre explorando novos gêneros e estilos enquanto acumula um backlog infinito. X e Instagram