Análise: Speedway Legends: Overdrive Racing te coloca em uma disputa impossível de alcançar o pódio

Com execução focada apenas na jogabilidade e no visual das corridas, todo o resto do jogo sofre com problemas estruturais e sonoros.

em 18/07/2025
Jogos de corrida tendem a fazer o possível para agradar tanto os jogadores casuais quanto os que desejam o realismo das pistas. Logo, é normal ver uma batelada de títulos anuais, que vão de marcas grandes como Fórmula 1 e Forza, até indies, que fazem de tudo para suprir as vontades dos pilotos virtuais. 

Com isso, é normal que alguns estúdios menores acabem oferecendo experiências rasas e simples demais, como é o caso de Speedway Legends: Racing Overdrive, que já havia sido lançado para Switch e PS4, e agora chega ao PS5.

Dando voltas no mesmo lugar

Sem querer enfeitar com uma história ou equipes fictícias, Speedway Legends vai direto ao ponto: temos uma garagem com seis carros, sendo que apenas um está liberado de início, e podemos usá-los em um dos três modos de jogo, que são Race, Time Trial e Eliminator. A apresentação parece simples, mas com pelo menos o básico que um título do gênero deveria ter.

As coisas começam a degringolar logo de cara pelo fato de que todas as 15 fases de cada modo são jogadas na mesma pista curta, pois só há ela. Ou seja, são 45 etapas, com mais de 100 voltas, vendo sempre a mesma paisagem, sem tirar nem pôr. 

O Race é a corrida simples. Elas estão divididas entre fácil, médio e difícil, mas só na teoria. Na prática, as únicas coisas que mudam são o número de voltas e que as provas difíceis são disputadas de noite. Não há nenhum tipo de curva de dificuldade ou desafio mais agudo ao completarmos as etapas.

O mesmo vale para o Time Trial. A ideia de separar em dificuldades é mantida, mas a meta de tempo a ser batida é sempre a mesma a cada grupo de cinco corridas. E para completar o eco, o Eliminator desqualifica o último piloto do grid a cada volta, só que a eliminação nunca é feita assim que se inicia uma nova volta, tornando um caos saber quando que a composição de pilotos ficará menor.

Claro que isso jamais representará algum tipo de ameaça para o jogador, pois não é uma tarefa complexa ficar em primeiro e depois ir seguindo como se estivéssemos sozinhos. Essa falta de variedade é uma pena, pois a direção dos carros até que é decente, e com direito a quatro tipos de câmeras diferentes.

Desperdício de potencial 

Se há ilusão no sistema de progressão pelas etapas, que no fim são idênticas sempre, o mesmo vale para os carros. Como disse antes, temos seis opções na garagem, mas na real só contamos com três veículos diferentes, cada um com uma segunda versão teoricamente mais potente, mas que só tem uma pintura diferenciada.

Seria mais eficiente ter apenas o trio de bólidos como selecionáveis e deixar sua customização aberta, nem que fosse para mudar só a cor de maneira uniforme, para dar uma variada. Nesse aspecto, mais uma vez a simplicidade compromete o potencial do que Speedway Legends poderia oferecer, pois visualmente ele não faz feio, durante a corrida. Já os menus são genéricos, com diversas imagens duplicadas e que nem correspondem aos carros que estão no jogo.

A parte sonora peca pela falta de impacto. A mesma música toca repetidamente durante as corridas, e aquilo que era para ser apenas um pano de fundo acaba se tornando tão irritante quanto um ruído chato. O motor dos carros também falha em passar qualquer sensação de potência.

Por fim, a última falta de Speedway Legends afeta diretamente quem busca adicionar um troféu de platina na sua coleção. Há diversos objetivos que não são computados, mesmo quando cumpridos. Aliás, vale citar que mesmo que alguns troféus sejam conquistados, a lista não aparece no sistema do PS5. Para vocês terem ideia, eu só tive como me guiar para descobrir o que faltava ao olhar a lista do PS4. E não, este não é um caso de crossbuy.

De volta para os boxes

Speedway Legends: Racing Overdrive se esforçou apenas no básico, que era garantir uma pilotagem ok e visuais com algum polimento, mas falhou completamente em todo o restante possível, não levando em consideração que é importante também se empenhar nos menus, interface, música ambiental e variedade de objetivos. Este jogo é mais um que desperdiça algo que poderia ser ótimo de maneira vexatória.

Prós

  • Apesar de não inovar, a pilotagem dos carros cumpre o seu papel;
  • As corridas e os carros têm um visual decente.

Contras

  • Apenas uma pista para correr nas 45 fases do jogo;
  • A dificuldade é ilusória;  
  • A mesma música toca sem parar durante a corrida;
  • A variedade de carros é apenas cosmética;
  • Os menus são genéricos e com imagens que não correspondem ao jogo real;
  • Troféus que não desbloqueiam.
Speedway Legends: Racing Overdrive — PS4/PS5/Switch — Nota: 3.0
Versão utilizada para análise: PS5
Revisão: Beatriz Castro
Análise feita com cópia digital adquirida pelo redator
OpenCritic
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Carlos França Jr.
é amante de joguinhos de luta, corrida, plataforma e "navinha". Também não resiste se pintar um indie de gosto duvidoso ou proposta estranha. Pode ser encontrado falando groselhas no @carlos_duskman
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