Análise: Overwatch 2 chega à Temporada 17 com energia total — novos cenários, inovações no Estádio e colaboração com a marca G.I. Joe

Melhorias consolidam o mais novo — e popular — modo de jogo, enquanto outras novidades chegam por várias partes do game.

em 10/07/2025
Depois de uma temporada que trouxe tudo e mais um pouco, Overwatch 2 recebeu a Temporada 17, que vai do dia 24 de junho até 26 de agosto, para ajustar as coisas e concretizar adições, mas sem abrir mão de novidades. Temos um novo passe de temporada — recheado com itens legais —, uma nova colaboração com uma marca famosa e adições para o modo Estádio, grande sucesso recente do game. Pronto para mais uma análise com energia total?

Voltando ao estádio

Começamos falando do modo Estádio, que coloca dois times de cinco jogadores para se enfrentarem em uma melhor de sete rodadas. Os objetivos de cada rodada são semelhantes aos disponíveis nas partidas convencionais, mas mais rápidos de concluir. Além disso, cada personagem conta com modificadores únicos, permitindo aos jogadores criarem diversas estratégias para cada turno.
 
Dado esse nível de customização, Overwatch 2 não disponibilizou todos os heróis para o modo Estádio desde a sua estreia. A ideia é que eles cheguem aos poucos, sendo que as “bolas da vez” são Zenyatta, Sigma e Junkrat. Eles aumentam o elenco e as possibilidades de combinações de habilidades, tornando as partidas ainda mais legais e imprevisíveis.
Criar suas combinações personalizadas facilita bastante as partidas
Ainda sobre elas, enquanto na Temporada 16 tínhamos algumas sugestões de combinações de habilidades, agora é possível criar, salvar e compartilhar combinações customizadas. Isso facilita muito o andamento das partidas, evitando aquela dúvida de última hora sobre qual opção escolher. Para finalizar sobre o modo Estádio, temos dois novos mapas: Esperança e Samoa, ambos devidamente adaptados para as partidas dinâmicas desse modo.
O novo cenário é muito bonito e tem potencial
Ainda sobre cenários, o jogo principal também recebeu um novo mapa chamado Aatlis. Ele é inspirado no Marrocos e, embora careça de alguns ajustes futuros para ser mais equilibrado, é muito bonito e tem potencial para grandes partidas. Outra novidade é que agora é possível votar qual mapa será jogado antes das partidas nos modos de Jogo Rápido e Competitivo. Esse é um pedido antigo dos fãs, que agora vão poder escolher entre três opções para suas competições.

Comandos em Ação

A cada nova temporada de Overwatch 2, temos colaborações inéditas com marcas famosas. Desta vez, temos G.I. Joe, que surgiu como uma linha de bonecos de ação e se espalhou por vários segmentos, como videogames, filmes, quadrinhos e desenhos animados. No Brasil, ela chegou com o nome “Falcon: Comandos em Ação”, mas, recentemente, o nome original ganhou mais força.
 
Para quem não sabe, G.I. Joe gira em torno de uma equipe de agentes especiais, com o propósito principal de defender a humanidade contra a Organização Cobra, um grupo terrorista que quer dominar o mundo. Portanto, este crossover confere novos visuais a personagens (bem como outros cosméticos variados) de Overwatch, todos baseados na marca de ação.
Snake Eyes em toda a sua glória ninja
São eles: Snake Eyes, o operador de elite de G.I. Joe, um espadachim silencioso e disciplinado, aqui encarnado pelo Genji; Scarlett, skin da Freja, é uma espiã extraordinária de G.I. Joe, com uma mente afiada, precisão e poder de fogo; e Baroness, uma agente fria e calculista, que faz uso do cérebro, das balas e das traições, combinando bem com a Widowmaker.
 
A Organização Cobra tem dois representantes: o Comandante Cobra, aqui uma skin do Reaper, é o chefe dos vilões, dono de uma ambição descontrolada e repleto de planos malignos; e Destro, que encaixou como uma luva (perdão pelo trocadilho) em Doomfist, um gênio de metal, movido por lucro, poder e força pura.
São várias opções para adquirir
Quem se interessar por obter os G.I. Joe pode comprar as roupas individualmente ou adquirir todas — com um desconto interessante — por meio do Pacotaço G.I. Joe. Além desses cosméticos, a colaboração também traz falas icônicas, sprays, pingentes de arma, títulos e pontos de experiência, todos obtidos ao cumprir objetivos interessantes. Só fique de olho: o crossover só dura até o dia 14 de julho!

Cosméticos para que te quero

A Temporada 17 chegou com dois novos itens cosméticos inéditos. O primeiro é o Visual Mítico da D.Va, chamado Horang. Ele tem quatro níveis de evolução, com efeitos visuais, falas temáticas e opções de personalização que remetem ao Sol e à Lua. Essa skin, inspirada em um tigre siberiano, ficou muito bonita e encaixou bem com as características da personagem e seu mecha.
D.Va recebe um dos visuais míticos mais caprichados
O segundo item cosmético é o Visual de Arma Mítico para o Reaper, chamado Aço Letal. São duas espingardas com gumes afiados, com aparência tipo foice assustadora e cruel — mais uma vez combinando com o estilo do herói em questão. As duas novidades são boas opções para gastar seus Prismas Míticos, obtidos por meio do Passe de Batalha. Falando nele, temos uma nova leva de itens cosméticos para liberar conforme obtemos pontos de experiência e subimos de escalão. 
Muitas opções para receber ao longo do passe de batalha
Alguns escalões do Passe de Batalha podem ser conquistados gratuitamente, incluindo uma caixa de itens lendária, 600 moedas, 1.500 créditos e visuais épicos no estilo 8-bit para Orisa e Zenyatta. Quem optar pela versão paga vai garantir mais recompensas à sua disposição. Por exemplo: temos mais visuais no estilo 8-bit — agora para Reinhardt, Genji e Sombra —, além de Cassary Delinquente e Junkrat Professor Fawkes, ambos da Academia Overwatch. 
Os novos visuais incrementam ainda mais a lista de cosméticos
O Passe de Temporada Premium também traz duas caixas de itens lendárias, 500 créditos, pingentes, suvenires, falas, entre outros cosméticos. Finalmente, até 80 Prismas Míticos podem ser coletados, habilitando o jogador a adquirir itens místicos — como o já citado Horang, para D.Va. Entusiastas ainda têm à disposição o Passe de Batalha Premium, com 20 saltos de escalão, 2.000 moedas e dois visuais lendários extras da Academia Overwatch: Widowmaker Diretora Lacroix e Sigma Professor de Kuiper.

Pronto para jogar com energia total?

Embora as adições da Temporada 17 não sejam tão chamativas quanto as da anterior, elas não são menos interessantes e divertidas. As novidades que chegam a Overwatch 2 são muito positivas, melhorando o já ótimo modo Estádio e agregando cenários novos às partidas. A colaboração com o G.I. Joe e o novo Passe de Temporada trazem cosméticos muito bonitos, bem como Visuais Míticos inéditos.
Fique atento aos prazos e aproveite com energia total!
A nova temporada também deve receber outras novidades até a sua conclusão, como o evento Invasões e Pegadinhas. Esse modo 6v6 temporário (de 15 a 28 de julho) trará modificadores malucos para as partidas, tais como baixa gravidade e kits médicos que carregam a habilidade suprema. O negócio é aproveitar tudo o que a nova temporada tem a oferecer e torcer para que a próxima seja ainda melhor!

Prós

  • Hero shooter se beneficia positivamente dos novos conteúdos, que incrementam o jogo de várias formas diferentes;
  • O modo Stadium continua como a melhor forma de jogar Overwatch 2, agora com mais opções, elementos mais otimizados e melhorias pontuais na jogabilidade;
  • O novo Passe de Temporada traz boas recompensas, incluindo opções gratuitas interessantes;
  • Cosméticos inéditos, como os Visuais Míticos e a colaboração com G.I. Joe, trazem visuais bonitos e que combinam bem com os personagens.

Contras

  • Algumas das recompensas mais legais estão limitadas por compras relativamente caras;
  • As novidades, de maneira geral, são modestas perto da temporada anterior.
Overwatch 2 - Temporada 17 — PC/PS5/PS4/XBO/XSX — Nota: 8.0
Versão utilizada para análise: PS5
Revisão: Mariana Marçal
Análise redigida com cópias digitais cedidas pela Activision Blizzard
OpenCritic
Siga o Blast nas Redes Sociais
Matheus Senna de Oliveira
é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 4.0).