Após problemas enfrentados com o lançamento de Cyberpunk 2077, a CD Projekt RED está mudando sua estratégia de desenvolvimento para The Witcher 4. Segundo a empresa, o novo jogo está sendo produzido com foco inicial nos consoles, numa tentativa de evitar os erros do passado e garantir uma experiência mais estável já no lançamento.
A mudança de estratégia foi detalhada em entrevista ao Digital Foundry, após a exibição do vídeo de demonstração técnica de The Witcher 4 durante o evento State of Unreal, no início do mês. A demo rodava a 60 quadros por segundo com ray tracing em um PlayStation 5 padrão. O jogo também marca a primeira vez que a CD Projekt RED usa a Unreal Engine 5 como base de desenvolvimento, deixando de lado sua engine própria, a REDengine.
Charles Tremblay, vice-presidente de tecnologia da CDPR, explicou a mudança de estratégia:
Acho que, quando começamos a colaboração [com a Epic], tínhamos ambições muito altas para este projeto. Sempre fizemos o desenvolvimento com foco no PC primeiro, empurrando os limites e depois tentando adaptar para o console. Mas tivemos tantos problemas no passado que pensamos: Ok, desta vez queremos realmente adotar uma abordagem com foco inicial nos consoles.
Tremblay também fez questão de tranquilizar os jogadores de PC:
No passado, algo super importante para nós sempre foi que, se as pessoas pagam um bom dinheiro pelo seu hardware, queremos que elas tenham o [máximo] que o jogo pode oferecer, e não uma experiência simplificada. A empresa começou como uma desenvolvedora de jogos para PC, e queremos garantir a melhor experiência para os jogadores de PC. Mas ainda é cedo para dizer exatamente o que isso vai significar para The Witcher 4.
Ainda durante a entrevista, Jakub Knapik, vice-presidente e diretor global de arte da CDPR, destacou a lógica por trás dessa nova metodologia:
É bastante lógico quando você pensa sobre isso, porque é mais fácil escalar para cima do que para baixo. Sabíamos que, uma vez estabelecidos certos fundamentos — tanto visuais quanto técnicos — haveria espaço para escalar. Agora, o que isso vai significar é outra questão. Somos a CDPR: sempre gostamos de empurrar os PCs ao limite. É um processo criativo descobrir como fazer isso.
O histórico da CD Projekt RED justifica a decisão. Após o sucesso de The Witcher 3, o estúdio enfrentou uma crise com o lançamento problemático de Cyberpunk 2077 por conta de bugs e baixa performance nos consoles, principalmente nas versões de PS4 e Xbox One. Agora, mesmo com foco na nova geração, a equipe reconhece outros desafios técnicos, especialmente com o Xbox Series S, que Tremblay descreveu como "extremamente desafiador de superar" devido às suas limitações de hardware em relação ao Series X e ao PlayStation 5.
The Witcher IV está em fase de desenvolvimento e ainda não há previsão de lançamento.
Fonte: Polygon