Anunciado durante o The Game Awards de 2024, Shadow Labyrinth apresenta uma aventura de ação em plataforma com uma premissa bastante curiosa. No papel de um herói que desperta em um mundo desconhecido, o jogador deve viajar ao lado de um personagem icônico dos games, agora com uma história bem diferente daquela associada à sua primeira aparição como PAC-MAN.
A convite da Bandai Namco, tivemos a oportunidade de experimentar uma versão da prévia de Shadow Labyrinth e compartilhamos aqui um pouco do que esperar dessa aventura, que consegue ser, no mínimo, intrigante e nos deixa com uma estranha vontade de descobrir mais sobre o que está por vir.
Em um labirinto, ao lado de um ser familiar
Shadow Labyrinth nos coloca no papel de um ser conhecido como Espadachim nº 8. Como o nome sugere, ele é o oitavo detentor de um título que nem ao menos compreende como obteve, tampouco os motivos ou circunstâncias que o levaram até esse lugar estranho. O Espadachim foi invocado por PUCK, uma entidade enigmática com uma forma bastante familiar: um orbe amarelo flutuante, agora utilizado como uma ferramenta para desvendar os mistérios desse mundo.
Com a ajuda de PUCK — uma referência ao nome original de PAC-MAN Japão — , o Espadachim começa a entender mais sobre o ambiente ao seu redor e tenta descobrir por que foi escolhido para embarcar em uma jornada repleta de segredos antigos e perigos imensos.
Ao longo dessa verdadeira travessia por um labirinto vivo, ele precisará dominar novas técnicas e enfrentar inimigos ferozes e implacáveis, que tentarão detê-lo, mas acabarão se tornando presas de um predador em ascensão.
Na versão disponibilizada para testes, tivemos acesso a trechos de Shadow Labyrinth em momentos distintos da campanha, com a oportunidade de experimentar o combate, a exploração e uma emocionante batalha contra um chefe.
Essencialmente, um metroidvania
A dinâmica principal de Shadow Labyrinth segue o estilo de um metroidvania tradicional. No controle de um personagem com habilidades bastante básicas, o jogador deve explorar um mundo exótico em busca de novas técnicas e poderes que ajudarão na exploração do mapa e nos combates contra inimigos e chefes.
O Espadachim dispõe de uma lâmina como arma principal e pode executar movimentos especiais, como ataques e esquivas, ao custo de ESP, um recurso que se recarrega com o tempo ou ao atingir inimigos. Além disso, o herói pode realizar dois tipos de ações defensivas: gerar um escudo de energia ou aparar ataques inimigos, deixando-os temporariamente vulneráveis a danos extras.
PUCK pode assumir uma forma especial para “devorar” inimigos derrotados, proporcionando a coleta de recursos adicionais para fabricar itens, além de permitir que o Espadachim assuma uma forma especial, como um mecha, durante um tempo limitado, tornando-o uma feroz máquina de combate.
No primeiro trecho desta versão de prévia, conhecemos uma área chamada Terra dos Fugitivos. O local abriga alguns dos personagens centrais da trama, incluindo aliados do Espadachim, que oferecem informações sobre missões, detalhes da história e a possibilidade de adquirir vantagens (perks) para o herói.
A partir dali, exploramos parte da região, enfrentando inimigos para obter Ora, o recurso usado para aprimorar a lâmina do Espadachim, além de outras melhorias. Entre as habilidades, o herói pode realizar rolamentos para se esquivar de perigos, como ataques e projéteis, além de utilizar PUCK em ataques especiais, transformando o aliado amarelo em uma poderosa arma.
No segundo trecho, jogamos um momento em que o Espadachim e PUCK precisam coletar peças de uma chave para acessar uma nova área do mapa. Para isso, foi necessário superar diversos desafios de plataforma e combate.
O destaque desse segmento ficou por conta de uma seção em que assumimos o controle de PUCK para atravessar parte do mapa. Nessa ocasião, a jogabilidade que remete ao clássico PAC-MAN ficou evidente. Foi preciso habilidade para seguir o percurso evitando armadilhas, desviar de disparos e até encontrar atalhos para completar a travessia.
No terceiro e último trecho, em um momento posterior da campanha, enfrentamos um dos chefes do jogo em uma batalha desafiadora. Apesar do tamanho da criatura, conseguimos derrotá-la com relativa facilidade graças a um ataque preciso de uma das habilidades já disponíveis para PUCK, que quebrou a defesa do monstro e o deixou vulnerável a danos adicionais. Essa situação evidenciou mais uma das estratégias possíveis durante o combate.
Muitas dúvidas, mas uma certeza
Após concluir os trechos disponibilizados pela Bandai Namco na versão da prévia de Shadow Labyrinth, o que podemos afirmar é que, por mais estranho que seja ver PAC-MAN — e até mesmo outras propriedades da empresa envolvidas de certa forma na lore do jogo — sob uma nova perspectiva, quando analisamos o jogo em si, temos um bom candidato a principal título do gênero em 2025.
Descrito pela própria Bandai Namco como um "jogo de plataforma de ação, exploração e combate 2D", todos esses elementos têm o devido destaque na experiência geral: ação estimulante, combates ágeis e com camadas estratégicas interessantes — especialmente nas batalhas contra chefes — e uma exploração recompensadora, sempre oferecendo ao jogador alguma novidade ou melhoria útil para a jornada.
O pouco que vimos já dá um vislumbre do imenso mundo criado pela Bandai Namco para oferecer uma nova interpretação de um de seus personagens mais icônicos e característicos da história dos videogames.
Shadow Labyrinth nos convida a entrar em um labirinto no qual realmente nos perdemos em todos os sentidos. Como é natural ao adentrar um ambiente que desperta desconforto e desconfiança, o que nos move a seguir por seus corredores é a curiosidade, o desafio e o desejo de descobrir o que nos espera ao final do percurso.
A Bandai Namco ousa ao criar uma experiência que traz PAC-MAN como protagonista de uma forma muito além do que foi apresentado no sexto episódio da antologia Secret Level, disponível no Prime Video. O que muitos acreditaram, à época, ser apenas um conceito — ou até um simples "trailer", como também pensamos — revela-se, na verdade, um prólogo para a história completa que será lançada em 18 de julho.
Um convite ao Labirinto
Shadow Labyrinth promete surpreender ao pegar um ícone clássico como PAC-MAN e colocá-lo em um contexto completamente novo, sombrio e repleto de camadas bem diferentes da que já vimos para o personagem. Com o que experimentamos nesta prévia, fica claro que a Bandai Namco não está apenas apostando na nostalgia, mas buscando oferecer uma experiência sólida dentro do gênero metroidvania para agradar ao máximo de jogadores.
O mix de ação, estratégia e narrativa cria uma expectativa genuína para o lançamento. O combate tem ritmo, a exploração recompensa a curiosidade pelo universo apresentado, que, por mais estranho que soe à primeira vista, consegue intrigar e conquistar pela originalidade.
Se o que vimos for uma amostra fiel da experiência completa, Shadow Labyrinth tem tudo para se tornar uma das grandes surpresas de 2025, não apenas pela ousadia de reinventar PAC-MAN, mas por apresentar um jogo que, por méritos próprios, parece pronto para deixar uma marca na história dos games.
Shadow Labyrinth será lançado em 18 de julho de 2025 para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.
Revisão: Alessandra Ribeiro
Texto de impressões produzido com cópia cedida pela Bandai Namco Entertainment