Projected Dreams é um jogo de puzzle no qual projetamos sombras para criar imagens e reviver lembranças de uma família. Como primeiro trabalho da equipe suíça da Flawberry Studio, a obra foi concebida a partir de um protótipo para uma game jam em 2022 e busca apelar para a nostalgia dos álbuns de recordações.
Evocando memórias
Durante o gameplay, somos inseridos em um quarto cheio de objetos os quais devem ser usados para criar sombras. A ideia é rotacioná-los e combiná-los para obter formas que seriam impossíveis de conseguir separadamente. Cada silhueta dessas figuras compostas está associada a memórias de família, sendo parte de uma foto mais detalhada em um álbum.Avançamos de modo linear, resgatando um registro de cada vez, seguindo a ordem cronológica e vendo como a família (pai, mãe e duas filhas) evolui com o tempo. As imagens são acompanhadas de comentários geralmente curtos e desenhos que ajudam a entender o contexto em que aquele retrato foi obtido, além de dar um maior senso de personalidade ao álbum.
Porém, esse pano de fundo da família é colocado como algo secundário e pouco aprofundado . Na prática, parece que os desenvolvedores não consideram isso como tão relevante, já que, exceto por uma notícia de jornal mais longa, os textos do álbum permanecem em inglês independente da língua selecionada. A tradução para o português se restringe a uma questão de interface e tutoriais, indicando que a prioridade é a usabilidade do produto.
Avançando no tempo
O jogo está dividido em seis capítulos e, em cada um deles, os ambientes a que temos acesso mudam e as regras estabelecidas para resolver os desafios trazem algumas variações. Somos apresentados de maneira gradual a novas condições, que podem ser interpretadas como se fossem habilidades especiais.A primeira adição dessa natureza é o uso de duas fontes de luz simultâneas para criar imagens compostas em que a sombra de um objeto “perfura” a de outro. Depois, é possível eliminar a sombra de um objeto, grudá-los para anular os efeitos de física, mudar o tamanho e clonar. Em geral, o número de utilizações é limitado, mas não há restrições para aumentar e diminuir objetos.A variabilidade é interessante, mas boa parte dos desafios envolve soluções específicas e as formas de cada item são muitas vezes específicas demais. Isso também se reflete na obviedade de algumas sombras, o que, se por um lado torna o processo intuitivo, por outro, não estimula a criatividade na manipulação dos objetos.
A gravidade como inimiga
No aspecto visual , Projected Dreams é uma obra tridimensional, mas estamos limitados a um posicionamento bidimensional dos objetos na mesa de projeções e a uma luz em posição fixa. Os desenvolvedores optaram por essas restrições porque a dimensão da profundidade afeta significativamente o tamanho das sombras.Entretanto, a gravidade continua ativa e os objetos são tratados por uma física tridimensional, deixando o jogador com controles imprecisos sobre os objetos e uma tendência a eventos frustrantes por conta do modo como esses corpos sólidos colidem e a falta de firmeza nos suportes. Não à toa temos a habilidade de colagem como uma dinâmica temporária em certas fases, porém, ela também acaba dando visibilidade ao problema de outra forma: não controlamos com precisão o posicionamento de onde eles grudam e isso gera falhas significativas nas sombras.Felizmente, os produtores deixaram a avaliação de corretude maleável o suficiente para que haja uma margem de erro. Não é realmente necessário fazer com que as sombras sejam 100% corretas, mas a precisão necessária não é tão clara para o jogador, sendo possível que alguns pequenos ajustes já façam uma grande diferença.
Ambientes bagunçados
Além de tudo já mencionado, as áreas em que montamos nossas projeções são interessantes. Começamos com uma espécie de ambiente mais normal, como um quarto cheio de penduricalhos, e depois veremos lugares mais exóticos, como um depósito de um teatro, uma casa mal assombrada, um ambiente aquático e uma sala de ficção científica espacial.Em um primeiro momento, temos acesso apenas a objetos expostos, mas, com o tempo, mais opções aparecem e podemos encontrar alguns escondidos dentro de prateleiras, caixas, etc. A câmera limitada do jogador para explorar esses ambientes e o posicionamento ruim dos objetos podem gerar um pouco de desconforto em alguns desafios.
Da mesma forma, nem todos os objetos interativos dos cenários podem ser usados para as soluções e não há uma boa diferenciação entre eles. Em algumas fases específicas, encontramos fitas de música para usar, contudo, o jogo apenas toca essa trilha selecionada uma vez, ao invés de mantê-la em repetição, uma escolha que praticamente inutiliza esse colecionável, tendo em vista que a resolução dos desafios tende a ser demorada.
Brilho ofuscado
Projected Dreams é um puzzle curioso de luz e sombras e é possível notar que a equipe se dedicou a garantir que cada capítulo trouxesse uma nova gimmick para dar variedade aos desafios. Porém, a maneira como a obra lida com a física e limita o controle dos objetos é frustrante e há vários outros errinhos que fazem com que ele não se destaque dentro do gênero.Prós
- A adição de mecânicas com o passar do tempo ajudam a dar variedade para a busca de soluções;
- Interessantes variações de ambientes com as mudanças temáticas.
Contras
- Física desnecessariamente frustrante e limitação do jogador a um campo bidimensional de solução;
- Controle impreciso de posicionamento gera erros com muita facilidade na mecânica de colar;
- Não há uma boa distinção dos objetos interativos úteis e dos que são apenas decorações;
- A visibilidade do cenário pode atrapalhar encontrar alguns objetos para as soluções em determinadas fases;
- Trechos escritos no álbum não foram traduzidos para o português;
- O fato das fitas tocarem as músicas apenas uma vez faz com que elas sejam praticamente inúteis;
- A maleabilidade das avaliações poderia ser melhor explicada.
Projected Dreams — PC — Nota: 6.0
Revisão: Thomaz Farias
Análise produzida com cópia digital cedida pela Flawberry Studio
Análise produzida com cópia digital cedida pela Flawberry Studio