Impressões: Last Flag quer transformar o jogo de rouba bandeira em coisa séria… ou quase

Em desenvolvimento por novo estúdio fundado por membros do Imagine Dragons, conceitos simples são executados de forma dinâmica e divertida.

em 06/06/2025
Comentários
A convite da Night Street Games, estúdio co-fundado por Mac e Dan Reynolds, da banda Imagine Dragons, tivemos a oportunidade de experimentar Last Flag durante algumas semanas antes da revelação oficial, realizada nesta sexta-feira (6) durante o Summer Game Fest. Se você ficou curioso com o que foi apresentado na transmissão, está mais do que convidado a conhecer melhor este inusitado jogo de captura de bandeira com proporções um tanto exageradas.

Cace a bandeira inimiga

Last Flag é um jogo multiplayer online no estilo hero shooter, com um elenco formado por personagens bem peculiares. A dinâmica principal é inspirada na clássica brincadeira de captura de bandeira, mas com elementos extras que tornam a experiência mais estratégica e intensa.

Como é comum no gênero, cada personagem possui habilidades únicas e exerce funções específicas em combate. Entre elas estão os atacantes, especializados em causar dano; os tanques, que suportam mais ataques; e os suportes, que oferecem auxílio técnico e tático durante as partidas.

No entanto, o foco do jogo não está em eliminar os oponentes, mas sim em localizar a bandeira da equipe adversária e levá-la de volta à base para vencer a rodada. As partidas ocorrem em mapas nos quais equipes com cinco jogadores exploram a área em busca da bandeira inimiga.

No centro do mapa, há três torres estratégicas que, quando conquistadas, oferecem vantagens importantes: permitem viagens rápidas a partir da base, fornecem cura e, principalmente, ativam varreduras automáticas em busca da bandeira adversária. Quanto mais torres uma equipe controlar, mais rápidas e eficazes serão essas buscas.

É justamente na disputa por essas torres que ocorrem os principais confrontos. A equipe que domina esses pontos ganha vantagem tática significativa, facilitando a localização da bandeira inimiga.

Quando a bandeira é encontrada, ela precisa ser levada até a base aliada. Ao chegar, inicia-se uma contagem regressiva de 60 segundos. Se a equipe defensora conseguir proteger a bandeira até o fim desse tempo, vence a partida. Caso contrário, a equipe adversária pode retomá-la e continuar a disputa.

Cada personagem conta com duas habilidades principais e uma habilidade suprema, que podem ser aprimoradas ao longo da partida com o uso de dinheiro adquirido ao derrotar NPCs ou eliminar inimigos. A cada melhoria, as habilidades ganham atributos extras, como mais dano, redução do tempo de recarga ou aumento da área de efeito.

Durante a busca pela bandeira, é essencial fortalecer suas habilidades antes de um possível confronto. Isso pode ser decisivo para evitar a derrota e o tempo de espera para retornar à partida, o que colocaria sua equipe em desvantagem numérica.

Uma dinâmica divertida, mas que ainda merece ajustes

Last Flag oferece uma nova abordagem a um modo de jogo que, em outros títulos, costuma aparecer apenas como uma opção secundária. No entanto, por ser o núcleo da jogabilidade aqui, leva um tempo para se acostumar com o fato de que o combate é apenas uma parte ocasional da experiência.

Ainda assim, quando um confronto ocorre, o tipo de personagem que você controla pode fazer toda a diferença — seja para avançar com agressividade, seja para recuar estrategicamente e evitar ser eliminado rapidamente.

O jogo permite que personagens repetidos sejam escolhidos dentro da mesma equipe. Essa decisão, no entanto, pode prejudicar a dinâmica do time, já que ter todos os jogadores com a mesma função compromete a diversidade de estratégias. Restringir ou limitar a escolha de personagens duplicados poderia adicionar uma camada tática interessante, incentivando a cooperação e a composição equilibrada do grupo — especialmente em disputas pelas torres.

Alguns aspectos ainda precisam ser ajustados, como o balanceamento dos personagens, a interface dos menus e o suporte ao uso de controles. Porém, como Last Flag ainda está em fase inicial, e foi recentemente revelado ao público, é provável que muitas dessas melhorias sejam implementadas até o lançamento oficial, principalmente com o apoio da comunidade que vai começar a acessar o jogo.


Mesmo assim, Last Flag já apresenta uma proposta original e promissora em meio à grande variedade de títulos multiplayer online disponíveis em diferentes plataformas — seja no mobile, PC ou consoles. Com sua recente revelação, a expectativa é que mais jogadores se interessem pelo projeto e contribuam para o seu aperfeiçoamento, ajudando a transformar Last Flag em uma experiência ainda mais refinada e, quem sabe, em um destaque no cobiçado cenário competitivo nos games.

Com boas expectativas

Mesmo em estágio inicial, Last Flag já demonstra potencial ao apostar em uma proposta diferenciada dentro do gênero hero shooter. Ao priorizar objetivos estratégicos em vez do combate constante, o jogo oferece uma experiência que exige cooperação, leitura de mapa e tomada de decisões — elementos que podem ser cativantes tanto para jogadores casuais quanto competitivos.

Há arestas a serem aparadas, como o equilíbrio entre os personagens e algumas decisões de design, mas o conceito sólido e as ideias bem aplicadas deixam claro que há espaço para crescimento. Se a equipe da Night Street Games permitir que a comunidade colabore para refinar a experiência, Last Flag pode, sim, conquistar seu lugar em meio ao acirrado mercado de jogos multiplayer em equipe disponíveis atualmente.

Last Flag está em desenvolvimento e será lançado em 2026. Inscreva-se hoje no site oficial para ter a chance de participar do teste alfa em breve.

Revisão: Heloísa D’Assumpção Ballaminut
Texto de impressões produzido com chave de acesso concedida pela Night Street Games
Siga o Blast nas Redes Sociais
Alexandre Galvão
Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).